Home / Natureza / Fundamentos da Ecologia Resumo com sua Evolução Histórica

Fundamentos da Ecologia Resumo com sua Evolução Histórica

A etimologia da palavra ecologia é dizer que é a ciência da casa, vem da palavra grega oikos que significa casa, moradia e logos, que significa fala. Como ciência, usa biologia, física, geologia, química, economia, etc. Aqui estão algumas noções sobre os princípios fundamentais da ecologia, incluindo a biosfera e a biodiversidade, o bioma e a crise ecológica.

Biosfera e Biodiversidade

Os sistemas terrestres são compostos de população, biocenoses, ecótonos, ecossistemas marinhos aquáticos terrestres e a biosfera. Este último, que é a parte viva do planeta, entra nesses sistemas. Em relação à própria terra e do ponto de vista ecológico tem vários sistemas como a hidrosfera, a litosfera e a atmosfera.

Pode-se dizer então que a biosfera e a biodiversidade são inseparáveis, a biosfera é o globo vivo enquanto a biodiversidade é a diversidade. O globo é o recipiente e a diversidade é o seu conteúdo.

Biomas

Os biomas são definidos por assembleias biogeográficas de ecossistemas por região climática. Consiste em uma formação biogeográfica compacta localizada em uma superfície muito grande. A biosfera é chamada de conjunto de biomas. O conceito de bioma foi proposto após estudos sobre as relações entre os ecossistemas marinhos e os ecossistemas de água doce.

Os biomas são representados em subdivisões distribuídas do equador para os pólos levando em consideração seus conteúdos. Exemplo concreto: plantas aquáticas são encontradas em outros lugares ou em nenhum lugar do que nos mares e coníferas nas montanhas.

Crises Ecológicas ou Biológicas

Falamos de uma crise ecológica quando percebemos que o ambiente biofísico de um ser humano, uma espécie ou uma população de espécies está se deteriorando. Essas degradações podem ser devidas a fatores ecológicos abióticos ou devido às conseqüências do lixo industrial. Essa crise também pode ocorrer durante a superpopulação de terras e a pesca industrial intensiva.

Um ataque biológico ou extinção de massa significa um período de extinção rápida e maciça de espécies . Assim, deve cumprir três critérios:

– uma duração relativamente curta na escala do tempo geológico (alguns milhões de anos no máximo);

– uma distribuição geográfica global;

– uma queda significativa na biodiversidade.

A crise biológica do Cretáceo-Terciário assistiu ao desaparecimento dos dinossauros.

Fundamentos da Ecologia Resumo

https://www.youtube.com/watch?v=w8zHbA3CSBo

A ecologia é uma ciência que estuda os ecossistemas em vários níveis: a população (indivíduos da mesma espécie), a biocenose (ou comunidade de espécies), ecótonos e ecossistemas de diferentes habitats (marinhos, aquáticos, terrestres, etc) e a biosfera . A Terra, do ponto de vista ecológico, compreende vários sistemas: a hidrosfera (ou esfera de água), a litosfera (ou esfera do solo) e a atmosfera (ou esfera do ar).

A biosfera faz parte desses sistemas terrestres, é a parte viva do planeta, a parte biológica que sustenta a vida que se desenvolve. É uma dimensão superficial localizada, a uma profundidade de 11 000 metros e até 15 000 metros acima do nível do mar, sendo que a maioria das espécies área de -100 metros a +100 metros acima do nível do mar.

A vida desenvolveu-se primeiro na hidrosfera, a pouca profundidade, na zona fótica. Seres multicelulares então apareceram e foram capazes de colonizar também as zonas bentônicas . A vida terrestre se desenvolveu mais tarde, após a formação da camada de protegendo os seres vivos dos raios ultravioletas . Espécies terrestres são mais diversificadas à medida que os continentes se fragmentam ou, pelo contrário, se juntam.

A biosfera e a biodiversidade são indissociáveis, características do planeta Terra. A biosfera é definida como a esfera da vida, enquanto a biodiversidade é sua diversidade. A esfera é o recipiente, enquanto a diversidade é o seu conteúdo. Essa diversidade é expressa no nível ecológico (ecossistema), população (diversidade intraespecífica) e espécie (diversidade de espécies).

A biosfera contém grandes quantidades de elementos como carbono , nitrogênio e oxigênio. Outros elementos, como fósforo, cálcio, potássio também são essenciais para a vida. No nível dos ecossistemas e da biosfera, há uma reciclagem permanente de todos esses elementos, que alternam o estado mineral e o estado orgânico (ciclos biogeoquímicos ).

https://www.youtube.com/watch?v=uNnCIdpuAaY

De fato, o funcionamento dos ecossistemas baseia-se essencialmente na conversão da energia solar em energia química por organismos autotróficos, graças à fotossíntese sem uso de energia solar. Este último resulta na produção de açúcares e na liberação de oxigênio.

Este último é usado por um grande número de organismos, autotróficos como heterotróficos, para degradar os açúcares pela respiração celular, liberando água, dióxido de carbono e a energia necessária para seu funcionamento. Assim, a atividade dos seres vivos está na origem da composição específica da atmosfera terrestre, sendo a circulação de gases assegurada por grandes correntes de ar.

Os oceanos são grandes reservatórios, que armazenam trocas de água, fornecem estabilidade térmica e climática e o transporte de elementos químicos através de grandes correntes oceânicas. Da mesma forma, a composição do solo é o resultado da composição da rocha geradora, da ação geológica e dos efeitos cumulativos dos seres vivos.

A Evolução Histórica da Ecologia

História da Ecologia
História da Ecologia

Historicamente, a ecologia (Ökologie) é uma ciência pertencente à biologia, nascida na pesquisa do século XIX do biólogo alemão Ernst Haeckel. Em 1866, este cientista apresenta-a como “a ciência das relações dos organismos com o mundo circundante, isto é, em um sentido amplo, a ciência das condições de existência”. É neste sentido que o ecologista Dajos especificou as aplicações em 1983: a ecologia permite assim estudar em ambiente natural, as condições de existência e coabitação de todos os seres vivos e suas interações com seu meio ambiente ou mais geralmente com a natureza.

Através de sua aplicação científica, a ecologia é, portanto, focada no estudo das relações entre plantas, animais, seres humanos e seu ambiente físico e biológico.

No entanto, à luz das preocupações ambientais atuais, surgiu um novo tipo de ecologia mais moderno para responder à conscientização dos efeitos da atividade humana sobre o meio ambiente. Este último está, portanto, diretamente relacionado às preocupações do futuro e das condições de vida no planeta. Geralmente está associada ao conceito de proteção da natureza e seus ecossistemas, que é gerenciado por ambientalistas.

Na política, a ecologia é um movimento que apareceu pela primeira vez na década de 1970 e visa integrar questões ecológicas na ação política e social.

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *