Home / Natureza / Flores Para Solo Argiloso

Flores Para Solo Argiloso

A prática de paisagismo vem crescendo muito no Brasil e no mundo. Cada vez mais as pessoas querem ter seu quintal bem bonito e agora mais que nunca, querem fazer com suas próprias mãos. Para alguns, serve como uma terapia, para outros já é para evitar gastos desnecessários pedindo para outra pessoa fazer o trabalho.

De qualquer forma, para que você tenha um jardim bonito, é necessário saber de detalhes básicos para ter os cuidados necessários. Cada planta reage de uma forma com determinada temperatura, ambiente e solo.

Escolher corretamente o solo é um dos passos mais importantes na hora de plantar novas flores e outros tipos de plantas. São vários os tipos, e talvez o que mais as pessoas tenham um ressentimento seja o argiloso.

Se sua casa já tiver esse tipo de solo, não vai ter muito como fugir. Entretanto, não ache que ele não permite que você escolha flores  maravilhosas para enfeitar seu jardim. São muitas as opções diferentes para você deixar tudo do jeitinho que você quer.

O Que é um Solo Argiloso e Quais suas Principais Características?

Antes de tudo é importante que você saiba reconhecer se seu solo é argiloso, ou em outros casos, como realmente é esse tipo de solo e se ele é ideal para você.

Como todos os solos, o argiloso é composto por diversos minerais. Em seu caso, os mais abundantes são alumínio e ferro, além de ser composto por mais de 30% de argila. Sendo assim, ele possui o aspecto de uma terra bem úmida e macia.

Ele possui dois extremos, um bem úmido, especialmente após fortes chuvas, já que eles absorvem bastante a água. E um outro em que é formado um tipo de camada bem dura, durante o período de forte seca. Em ambos, a vegetação acaba sofrendo um pouco.

Para reconhecer qual é o tipo de solo que você está lidando, e se realmente é um solo argiloso, existe algumas características gerais que vão te ajudar. Ele é bem úmido, logo possui uma alta taxa de impermeabilidade na maioria das vezes, também é bem compacto o que diminui a quantidade de poros. Um fato importante sobre esse solo é que ele é mais difícil de ocorrer erosão, o que pode fazer uma grande diferença nos jardins de algumas pessoas.

Você pode encontrar alguns tipos de solo argiloso, que também é chamado de “solo pesado”, devido suas características. Um desses tipos é a conhecida Terra Roxa, que é aquele solo bem avermelhado conhecido mais no sul e sudeste do Brasil.

Flor de Helen

Essas flores são bem resistentes. Também conhecidas por Helenium, elas são plantas perenes, ou seja, não perdem suas folhas e flores durante o ano, e que na maioria das vezes se encontram em solos argilosos.

É muito bonita, podendo ter flores vermelhas, laranjas ou amarelas. Outro ponto interessante é em relação a sua raiz. Ela possui um sabor meio amargo, e tem um cheiro bem forte e agradável, sendo muito utilizada para bebidas e afins da medicina mais tradicional.

Hortênsias

Toda avó já teve uma hortênsia no quintal. Por muito tempo elas eram as flores preferidas para todo mundo. Apesar de hoje não estarem tanto em seu auge, continuam fazendo parte de vários paisagismos belíssimos por aí.

Elas possuem duas colorações, azuis ou rosas. Essa cor muda de acordo com o pH do solo em que ela está sendo cultivada. Como o pH dos solos argilosos tende a ser mais ácido, as flores são mais propensas a serem azuis. Entretanto, é bastante possível conseguir a cor rosa também com os devidos cuidados.

Essas flores são nativas japonesas, e diferente das Helenium, se consumida em excesso, é extremamente venenosa para nós seres humanos. Podendo causar vômitos, cianose, convulsões e até o coma. Então, cuidado ao escolher essa flor.

Peônias

As peônias são mais complicadas de achar no Brasil, mas ainda assim com pesquisas por floriculturas é possível de acha-las. Isso se deve ao clima em que elas se adaptam melhor, que no caso é um clima mais temperado, típico de países do hemisfério norte como a Eurásia.

A primeira coisa que chama a atenção é seu aroma. Possui um cheiro extremamente agradável e bem doce, sem ser enjoativo. Depois você se atenta em sua beleza. São mais de 80 espécies de peônias, que possuem algumas diferenças entre sim.

Porém, o seu período de flor é bem curto. O que tem seu lado ruim, mas também tem seu lado bom, trazendo uma beleza ainda maior quando ela floresce. Alguns comparam os cubos mágicos com as peônias, pelo seu formato das pétalas.

Liatris

Não muito conhecidas, as Liatris são muito belas e podem trabalhar muito bem com seu jardim. A Liatris possui várias espécies, cerca de 250 por todo o mundo, mas a mais conhecida é a Estrela-Ardente, de uma coloração lilás muito bonita.

Suas folhas são de um verde bem vibrante, e elas são acostumadas com solo bem úmidos, por isso, são ideais para esse tilo de solo argiloso. Também é possível comercializa-las, já que seu valor ornamental é bem alto.

Seu tamanho pode chegar em até 1,5 metros, por ter um formato longo. Por isso acaba sendo uma boa para canteiros, utilizado de uma forma como paisagem de plano de fundo.

Esperamos que o post tenha te ajudado a decidir uma boa flor para o seu jardim e que ela deixe tudo mais bonito. E que também tenha tirado esse preconceito com o solo argiloso. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *