Home / Natureza / Curiosidades Sobre a Águia e Seus Filhotes

Curiosidades Sobre a Águia e Seus Filhotes

A águia é um símbolo que representa força e bravura, e não é à toa, pois a águia é um animal fascinante, que caça apenas durante o dia devido a sua visão inigualável dentro do reino animal. Suas garras são tão fortes que desmembram parte de outros animais com um simples aperto. Não obstante essa fúria indomável, a águia possui uma beleza exuberante, de dar inveja. Quando perguntados na escola ou por amigos, as crianças tendem a dizer que adorariam ser uma águia, e não apenas por ser um pássaro e poder voar livremente pelo mundo, pois diferentemente dos demais pássaros, a águia não é um alvo fácil de predadores, e a mesma possui um porte magnânimo, sendo símbolo do País mais poderoso do mundo, os Estados Unidos da América.

As águias – que é o nome dado às aves de rapina- possuem, na maioria das espécies, a cabeça branca, representando que estas já atingiram maturidade e são adultas. As águias que possuem a cabeça ainda escura, são águias novas que acabaram de sair do ninho de seus pais.

No Brasil existe uma variedade de águias que variarão em tamanho e coloração. Algumas delas são conhecidas como: Águia Cinzenta, Águia Serrana, Águia Pescadora e Gavião Real.

No artigo a seguir, será possível conferir inúmeras curiosidades sobre as águias e a forma com qual essas criam seus filhotes.

Fatos Interessantes sobre as Águias

As águias são conhecidas, especialmente, pelo alcance de sua visão, que pode detectar presas até a três quilômetros de distância. Elas também estão no topo da cadeia alimentar, variando seu cardápio entre ratos, até macacos, cobras, lebres, preguiças, peixes e outras pequenas aves, como os pombos, por exemplo.

Águia Atacando Um Macaco
Águia Atacando Um Macaco

De todos os seus sentidos, a visão é o mais aguçado, sendo que os olhos da águia enxergam cinco padrões básicos de cores, enquanto os nossos enxergam apenas três, e a visão delas também consegue detectar raios ultravioletas. Isso se dá pelo fato de que as águias possuem mais “cones” nos olhos do que os humanos. Esses cones são formados por células sensitivas a cores, que ficam na retina e que envolvem o globo ocular. Os humanos possuem cerca de duzentos mil cones, enquanto uma águia possui um número que passa dos milhões.

As águias possuem uma variedade decimal de espécies, chegando perto de 60-70 tipos, espalhadas pela América do Sul, América do Norte, Ásia e Austrália.

As águias começam o seu ciclo de reprodução na faixa de quatro a cinco anos de idade, quando estas adquirem sua pelagem completamente branca no pescoço.

Entenda o Processo das Águias para Criarem seus Filhotes

O Casal

As águias possuem a fama de serem imponentes e muito fieis também, pois estas quando procriam, tendem a estabelecer uma relação estritamente monogâmica, tendo um parceiro único durante toda a vida. Esses parceiros monogâmicos trabalharão juntos na criação de seus filhotes, alimentando-os através da caça. Enquanto um vai buscar comida, o outro fica para cuidar do ninho, e o interessante é que esse processo é feito por ambos, isto é, a caça não está relativizada apenas ao pai e a proteção do ninho apenas sob cuidados da mãe, tais tarefas são intercambiáveis entre o casal.

Casal de Águia
Casal de Águia

O Ninho

Para que o casal de águias venha a criar seus filhotes, eles começam a trabalhar na criação de um ninho que seja do porte da ave antes do ato de procriação, na maioria dos casos. Os ninhos tendem a aparecer em maiores quantidades nas temporadas de procriação das águias, e quanto maior o tipo de águia, maior o seu ninho. Algumas águias criarão ninhos grandes o suficiente para chocar os ovos, enquanto outras águias criarão enormes ninhos, que é o caso de muitos machos, que na intenção de atrair uma fêmea, criarão ninhos portentosos. Esse ninho será composto, especialmente, por gravetos, sendo acompanhados por folhas e até mesmo pelas penas caídas dos mesmos. Vale lembrar que muitas fêmeas também criam ninhos, assim como os casais também criam ninhos, caso esses tenham se tornado um casal sem um ninho ainda.

Ninho de Uma Águia
Ninho de Uma Águia

Os Ovos

As águias não tendem a possuir muitos filhotes, pois o número mais comum de ovos chocados por gestação é de um a três ovos, e qualquer número maior que este torna-se uma exceção. Quando os ovos chocam, os pais trazem comida de lugares próximos, por isso o local dos ninhos das águias geralmente é perto do mar ou de lugares onde roedores e outros animais de pequeno porte transitam.

Ovos No Ninho de Uma Águia
Ovos No Ninho de Uma Águia

Como os Filhotes Aprendem a Voar?

Uma das maiores curiosidades sobre as águias é a maneira com que estas incentivam seus filhotes a saírem do ninho e adquirir independência. Muitas pessoas tomam esse exemplo da natureza para criarem seus filhos e ensiná-los um senso de responsabilidade precoce, para que estes consigam lidar com o mundo afora.

É muito difundido a ideia de que as águias empurram seus filhotes do ninho para que esses aprendam a voar, mas isso, na verdade, ocorre raramente.

Águia Voando Próximo a Seus Filhotes
Águia Voando Próximo a Seus Filhotes

O maior incentivo que os pais das águias faz é de voarem logo acima do ninho do filhote para que estes o sigam, e quando isso não ocorre, os pais deixam os filhotes com bastante fome e voam com comida preto dos ninhos. Naturalmente, os filhotes de águias tentaram segui-lo e muitos falharão, caindo do ninho, se machucando e até mesmo morrendo, em certos casos. Os pais resgatam os filhotes e repetem o processo. Depois da primeira vez os filhotes adquirem uma melhor noção das consequências e se esforçam mais na tentativa de voar, obtendo êxito, caso contrário, como última instância, os pais passam a dar um “empurrãozinho”.

Quando os Filhotes Deixam os Pais?

Filhotes de Águia
Filhotes de Águia

No mundo animal, os filhotes são eternamente ligados aos pais, convivendo com esses até o dia em que um desses falece. A águia é uma exceção a essa regra, pois os filhotes, ao atingirem plenitude e aprenderem a voar, começarão a alçar voo para lugares cada vez mais distantes, até o dia em que estes não mais voltarão para o lar. Isso acontece, principalmente, quando as águias, após aprenderem a caçar por conta própria, entram na época reprodutiva, indo a lugares diferentes no intuito de procriar, e assim estabelecem residência em algum ninho abandonado ou começam a criar seus próprios ninhos, nunca mais retornando à casa dos pais.

Veja também

Camarão Pistola: Características, Aquário, Pesca e Fotos

O camarão pistola ou Camarão-de-estalo é, na verdade, uma denominação comum aos camarões da família …

Um comentário

  1. É verdade q a águia leva sua presa p o ar, por exemplo, a cobra. E é verdade q a cobra fica vulnerável no ar?

    Desde já, muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *