Home / Natureza / Como se Forma a Rocha Gnaisse? Como é Sua Composição?

Como se Forma a Rocha Gnaisse? Como é Sua Composição?

O planeta Terra possui uma grande variedade de itens especiais que chamam muito a atenção das pessoas, já que descobrir mais sobre o mundo em que se vive é um desejo frequente de muitos.

Dessa forma, há inúmeros detalhes que compõem o planeta, o que faz com que haja sempre mais coisas a pesquisas para que as dúvidas sejam respondidas de forma adequada.

Portanto, é muito comum ver pesquisas profissionais em universidades de todo o mundo que visam descobrir um pouco além sobre o funcionamento da Terra, ainda que esse assunto não seja exatamente simples e tenha algumas controvérsias, já que tudo o que envolve o planeta, não sendo algo facilmente visível, gera dúvidas nas pessoas e faz com que haja um certo tempo até que a informação possa ser assimilada. Dessa maneira, as rochas estão exatamente na posição de um dos itens mais pesquisados de todo o mundo.

As Rochas no Mundo

Isso porque as rochas formam o solo, com põem cadeias de montanhas e podem ser vistas por qualquer pessoa que tenha algum interesse em estudar essa parte da geografia física. Portanto, ao contrário de outras partes do planeta Terra que não podem ser vistas tão facilmente, as rochas estão sempre à disposição do olhar das pessoas, estando próximas o suficiente para serem contempladas por quem quiser.

Assim, é muito natural que esse assunto seja bastante estudado em diversos centros de pesquisa de todo o mundo, além de gerar muito interesse nos cidadãos mais curiosos e que tentam entender um pouco mais sobre a forma como a Terra funciona. Dessa maneira, há três tipos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra.

Rocha Gnaisse

Logo, essa divisão ajuda a entender um pouco melhor sobre todo o processo de produção dessas rochas, sendo que dessa forma fica mais fácil dividir cada tipo de rocha. Logo, há as rochas magmáticas, as metamórficas e as sedimentares, sendo que cada uma delas se forma de maneira diferente.

Conheça a Rocha Gnaisse

De qualquer maneira, dentro de cada segmento há muitos tipos de rochas, como é o caso da rocha gnaisse. A gnaisse, que compõem o segmento das rochas metamórficas, é um tipo de rocha bastante famoso em todo o mundo, que se forma a partir da junção de muitos minerais, sendo que essa rocha possui diversos integrantes de muitas famílias de minerais.

Dessa forma, a rocha gnaisse guarda grande singularidade entre cada amostra, já que não há uma porcentagem específica de cada mineral para que se forme esse tipo de rocha, embora seja bastante comum que o feldspato potássico e o plagiocásio sejam alguns dos minerais muito presentes na composição de uma pedra de gnaisse.

A granulação dessa rocha, assim, acaba por ser defendia entre algo que varia entre a média e a grossa, o que faz com que a rocha gnaisse seja dura, não sendo possível ver esse tipo de rocha esfarelar com muita frequência.

De toda maneira, é possível comprovar essa rigidez da rocha gnaisse ao citar que várias das rochas mais antigas do mundo são gnaisse, o que mostra bem como esse tipo de rocha consegue sobreviver ao efeito do tempo sem apresentar grandes problemas em relação à sua formação.

Texturas e Microestruturas da Rocha Gnaisse

As rochas são muito especiais, sendo que cada tipo de rocha possui um certo tipo de textura e detalhes mais ou menos padronizados. Assim, embora nem tudo seja exatamente igual, é possível visualizar algumas coisas em comum entre as rochas que compõem a família da gnaisse. Assim, a rocha gnaisse costuma ter uma textura linear, plano e orientada.

Dessa forma, a rocha gnaisse costuma ser lisa, sem grandes ondulações ao longo da sua superfície rochosa. Ademais, a rocha gnaisse costuma ser também homogênea quanto a essa textura, tendo o mesmo desenho de texturas e mais ou menos as mesmas microestruturas em todos os exemplares disponíveis. Além disso, esse tipo de rocha ainda apresenta uma grande variação entre minerais do tipo máfico e minerais félsicos.

Dessa maneira, em geral uma amostra da rocha gnaisse apresenta ambos os tipos de minerais em larga escala, havendo sempre uma disputa entre esses dois tipos de minerais para saber quem predomina em cada amostra.

Os Tipos de Rochas

Há três tipos de rochas em todo o mundo, já que as rochas podem ser magmáticas, metamórficas ou, então, sedimentares. A grande diferença em relação a esses tipos de rochas, portanto, se deve à forma como a rocha em questão foi formada.

Assim, a rocha magmática, por exemplo, possui esse nome por ser composta a partir da solidificação do magma ou da lava do vulcão. Logo, esse tipo de rocha costuma ter bastante resistência ao choque mecânico, sendo muito comum que tal tipo de rocha dure por muito tempo na natureza. Ademais, em uma subdivisão, a rocha magmática ainda pode ser intrusiva ou extrusiva, a depender de onde se forma esse tipo de rocha.

Ademais, há também as rochas metamórficas, que possuem uma origem já bastante diferente. Esse tipo de rocha, portanto, surge a partir de outros tipos de rochas, sem que essas possam se decompor ao longo do processo. Assim, uma rocha do tipo metamórfica se forma quando uma outra rocha é transportada para algum local diferente do planeta, onde há uma variação de temperatura ou pressão considerável.

Os Tipos de Rochas

Dessa maneira, a rocha principal não consegue se adequar a esse novo ambiente e acaba por ter suas características alteradas, gerando uma rocha metamórfica.

Por fim, há também as rochas sedimentares, essas já mais famosas que as outras em razão das populares bacias sedimentares. Assim, esse tipo de rocha se forma a partir do acúmulo de sedimentos de outras rochas, que se juntam e passam a compor uma rocha inteiramente nova.

Esse efeito pode acontecer em locais de forte vento, de forte intensidade de correnteza ou a partir de alguns outros fenômenos da natureza. Esse tipo de construção rochosa costuma ser bastante positiva para a preservação de fósseis, o que, no longo prazo, pode indicar também que o local em questão possui reservas de petróleo subterrâneas.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *