Home / Natureza / Como É Que Se Forma o Magma? Onde Ele Forma?

Como É Que Se Forma o Magma? Onde Ele Forma?

O planeta Terra é um ambiente bastante interessante em sua superfície, como se pode ver todos os dias. Cheio de vida e com muitas cores, o planeta é realmente fascinante, sendo capaz de abrigar infinitos seres vivos em cada uma das suas partes. Em todo caso, além da visão mais superficial, já ainda uma outra parte da Terra.

Esse outro lado, o interior da Terra, apresenta um modo de ser completamente distinto e, assim, também chama muito a atenção. Contudo, a parte interna do mundo, a subterrânea, atrai a atenção de muitos pela maneira como consegue ser misteriosa e ainda pouco explorada em sua plenitude. Isso porque as pessoas ainda não são capazes de chegar a grandes profundidades abaixo do solo, seja pelo calor extremo ou pela pressão absurda que aumentam conforme se aproxima no núcleo do planeta.

De qualquer maneira, é nesse ambiente todo que se forma o magma, uma espécie de gosma que possui diversos sais minerais e, com o tempo, pode dar origem às rochas que se vê na superfície. Essas rochas, quando formadas a partir do magma resfriado, recebem o nome de magmáticas. Se você deseja conhecer mais a respeito do magma, entendendo a sua formação, veja tudo sobre isso logo abaixo.

Como Se Forma o Magma

O magma é formado no interior do planeta Terra, onde as temperaturas são extremamente elevadas. Na realidade, o magma se forma quando rochas entram em zonas muito quentes no centro da Terra, áreas tão quentes que conseguem derreter essas rochas, ainda que enormes e com milhares de quilômetros de extensão, em apenas alguns segundos.

Assim, uma vez em contato com o calor extremo no centro da Terra, na astenosfera, as rochas se derretem e mantém os seus minerais. Ou, em outros casos, as rochas podem ser derretidas e acabar por ganhar mais tipos de minerais ou até mesmo perder grande parte deles.

A verdade é que esse tipo de ação é bastante imprevisível, dependendo sempre do momento e de cada caso. De qualquer modo, uma vez que volta à superfície por algum motivo, o magma derretido se resfria e, assim, dá origem a um novo tipo de rocha.

Portanto, para formar o magma, uma rocha é derretida, dando origem a ele. Contudo, para formar uma rocha novamente, o magma se resfria, ganhando consistência e solidez para gerar uma rocha dura. O movimento, como quase tudo o que acontece no planeta Terra sem a intervenção das pessoas, é cíclico e renovável.

Onde Se Forma o Magma

O magma se forma no interior da Terra, onde a pressão é muito alta e, ainda mais importante, onde as temperaturas são altíssimas. Porém, como a definição de interior do planeta pode ser vaga, é interessante realizar uma análise um pouco mais aprofundada a respeito do local em que o magma se forma.

Em geral, esse magma se forma na chamada astenosfera, uma camada da Terra que fica logo abaixo da litosfera. Essa camada de rocha é muito sólida, tendo uma pressão e uma temperatura tão altas que um pedaço de outra rocha pode se comportar facilmente como líquido, independente do tipo de rocha em questão. Assim, nessa parte do planeta as placas tectônicas se movem com mais facilidade, sendo esse o movimento que gera o deslocamento de continentes inteiros, como afirma a antiga e conhecida teoria da deriva continental.

Assim, é nesse ambiente que o magma surge, se mantendo ali presente até o momento que virará rocha novamente. Para tal, como já explicado, o magma retorna à superfície e resfria, se transformando novamente em pedra sólida.

Mais Informações Sobre o Magma

O magma é conhecido por grande parte das pessoas, já que o assunto referente a ele é muito estudado em escolas de todo o Brasil. Assim, o magma é, em afirmação mais clara, uma rocha em fase de fusão total ou parcial que se mantém logo abaixo da litosfera. Logo, nas camadas mais inferiores e profundas do planeta Terra. O magma costuma não estar muito distante das pessoas, estando entre os 15 e os 150 quilômetros logo abaixo da superfície.

Porém, o que acontece é que as pessoas ainda não são capazes de chegar tão longe no interior do planeta, o que faz com que a sociedade imagine o magma muito distante. Já em relação ao tipo de temperatura que existe nos locais em que o magma é mantido armazenado, em geral a variação se dá entre os 600 e os 1500 graus Celsius.

É por esse motivo que a erupção de um vulcão provoca danos tão graves às regiões mais próximas, gerando problemas enormes para quem vive ali. Ao longo da história, há inúmeros casos de vulcões que se tornaram ativos e passam a expelir magma para todos os lados, matando, por vezes, até mesmo civilizações inteiras.

Tipos de Magma

O magma é uma rocha derretida pelo poder do planeta Terra, muito potente e forte em seu interior. Assim, é possível dizer que o magma é também um enorme líquido, muito quente, que possui minerais em seu interior. Por esse motivo, conforme esses minerais são alterados, é possível dizer que o tipo de magma em questão também sofreu alteração.

É nesse ponto que aparece o tipo de magma, podendo existir muitos. Há, por exemplo, o magma basáltico, que é rico em sílica e aparece com muita frequência em regiões marinhas ou de costa. Esse é o tipo mais comum de magma, sendo também rico em potássio.

Ademais, o magma granítico, que possui um ponto de fusão muito mais baixo do que os outros, embora a temperatura ainda seja elevada demais para as pessoas. Esse tipo de magma costuma ser muito comum em zonas de montanha, sendo bastante rotineiro abaixo da superfície da Europa, por exemplo.

Há, também, o chamado magma andesítico. O magma andesítico possui grande oferta de minerais hidratados, além da sílica, formando-se também em áreas marinhas ou perto do mar. Assim, como se pode ver, o magma apresenta tipos diferentes e variações, a depender de onde é formado e quais minerais estão presentes na sua composição.

Veja também

O Que São Horizontes Transicionais? Como Eles Acontecem?

O solo é importante para a realização de todo o ciclo da vida no planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *