Home / Natureza / Como a Argila é Formada? Onde Pode ser Encontrada?

Como a Argila é Formada? Onde Pode ser Encontrada?

A pele, é considerada o maior órgão do corpo humano. Em virtude disso, exerce funções de extrema importância, como nossa sustentação, impermeabilização do corpo e é claro, nossa proteção interna. Sua estrutura foi construída para que a aborção do que esteja no lado externo, seja feita com extrema rapidez.

Por isso, é desejável termos o máximo de cuidado com o que passamos sobre ela. Uma opção saudável, são os cosméticos naturais, como alguns recursos minerais, como a Argila. Mas como este mineral é formado e onde pode ser encontrado na natureza?

Formação da Argila

A argila, é um conhecido mineral constituído, em sua maioria, por rochas de característica sedimentar na forma de pequenos grãos de silicatos de alumínio. Podem se apresentar em diversas cores, com diversas propriedades. Devido à suas várias propriedades, existem diferentes tipos de argila: eles são formados por uma série de processos químicos e físicos, que alteram sua composição e aparência.

Sua formação ocorre por duas fases (normalmente em conjunto), quando a rocha é desintegrada e quando ela é decomposta. Ao se desintegrar, ela de divide em pequenas partículas, porém sem mudanças na sua constituição química. Isso ocorre devido à fatores naturais externos como o vento, a água (de rios e da chuva), a pressão ou temperatura do ambiente em que está inserida. Quando ocorre a decomposição da rocha, sua composição química sofre mudanças, devido à decomposição de material orgânico e vegetal no solo; e pelo efeito de oxidação, carbonatação e hidratação causado pela água.

Formação da Argila
Formação da Argila

Ao fim desses processos, são formadas dois gêneros de argila: primárias e secundárias. As argilas primárias, são materiais que permanecem no mesmo local da rocha de origem, porém, foram feitas a partir de sua decomposição. Já as de gênero secundário, são argilas que tiveram suas partículas realocadas pela correnteza de rios ou vento; por isso, foram depositadas na margem destes. Estes locais recebem o nome de Depósito Argílico.

Componentes Minerais

A argila, por ser produto da decomposição e desintegração de uma rocha sedimentar, é muito rica em uma vasta diversidade de compostos minerais.

Dentre eles, podemos citar:

  • Sódio;
  • Potássio;
  • Manganês;
  • Ferro;
  • Silício;
  • Magnésio e;
  • Alumínio

Estes minerais ajudam a classificar a qualidade e os tipos de argila encontrada no solo. Muitas delas, também variam de acordo com a região onde são encontradas.

Propriedades Físicas da Argila

São materiais com alto teor de granulometria (como a areia e o silte), devido a isso, são bastante maleáveis e resistentes. Têm grande superfície específica, fator que facilita a interação da argila com outras substâncias (neste caso, ao misturarmos a argila com água, ela modifica sua textura). Além disso, tem um alto poder de absorção, hidratação e inchamento (por isso, pode dobrar seu volume).

Propriedades da Argila
Propriedades da Argila

Porém, dentre todas suas características, a plasticidade e viscosidade são as mais fundamentais: são constituídas quando há mistura de água e o exercício de uma força externa, o solo fica bastante liso e escorregadio.

Tipos de Argila

São vários os tipos de argila, sendo que cada uma é propícia para um objetivo em específico. Por serem distintas entre si (pela formação de origem, por suas propriedades físicas e pela quantidade de minerais), essas argilas possuem um variado leque de cores. 

Argila Rosa

Argila Rosa
Argila Rosa

É a mistura da argila vermelha com a branca. Tem uma vasta quantidade de óxido de ferro, substância importante para a respiração da célula. Voltada para o uso de tratamentos estéticos e medicinais.

Argila Vermelha

Conhecida como Terra Roxa, essa argila é formada pela degradação da rocha sedimentar. Contém além de ferro, óxido de alumínio, quartzo e sílica.

Argila Vermelha
Argila Vermelha

Por ter uma alta quantidade de ferro, sua coloração é vermelha. É utilizada como tinta, item cosmético e material para artesanato.

Argila Verde

Argila Verde
Argila Verde

É o tipo de argila mais conhecido. Sua coloração esverdeada porque apresenta uma extensa quantidade de elementos ligados ao óxido de ferro, dentre eles o magnésio, o manganês e o selênio. Pode ser usada como hidratante, cicatrizante e analgésico.

Argila Bege

Argila Bege
Argila Bege

Essa argila é a mistura da branca com a marrom. Por isso, tem em quantidades mais suaves, elementos das suas argilas, como o titânio, silício e alumínio. É indicada para o tratamento de espinhas e pele oleosa.

Argila Branca

Argila Branca
Argila Branca

Dentre as argilas, é a que apresenta a maior quantidade de silício e alumínio. É indicada para o clareamento da pele, tratamento da oleosidade e hidratação.

Argila Amarela

Argila Amarela
Argila Amarela

Ela tem como componente principal o silício. Por isso, é usada como um potente rejuvenescedor para a pele, pois aumenta a sua elasticidade e colágeno.

Argila Preta

Argila Preta
Argila Preta

Conhecida como Lama Vulcânica, é rica em óxido de manganês e de magnetita. Considerada dentre todas, a argila do tipo mais nobre. Pode ser utilizada como um antiestresse e anti-inflamatório para a pele.

Argila Marrom

Argila Marrom
Argila Marrom

Argila considerada rara, é bastante rica em titânio, silício e alumínio. É boa para ajudar na circulação sanguínea; também tem efeito desintoxicante e rejuvenescedor.

Usos e Benefícios da Argila

Por ser um mineral, a argila necessita que seja limpa ao retirá-la do solo: assim serão eliminados pedaços de rocha do solo, entre outras partes desnecessárias.

É considerado um dos minerais com mais viabilidade econômica, devido às suas possibilidades de uso tanto no meio da construção civil, no artesanato e no meio medicinal/cosmético.

Material de Construção

O uso da argila para a construção civil é utilizada por seu custo baixo e de fácil manejo: como mencionado anteriormente, misturando-a com água, pode ser moldada.

Argila para Construção
Argila para Construção

É possível também realizar o cozimento do material, o transformando em cerâmica. A partir da argila, podem ser confeccionados: blocos de concreto (com excelente isolamento acústico), tubulações, tijolo, telhas, pavimentos, vasos, e demais objetos de cerâmica.

Artesanato

A argila do tipo caulim é a mais utilizada na confecção de cerâmicas e porcelana. Sua cor varia, de acordo ao tempo em que se coloca a argila no fogo.

Argila para Artesanato
Argila para Artesanato

No artesanato, os profissionais utilizam a ferramenta chamada Roda de Oleiro, uma espécie de disco giratório, que ajuda na modelagem de futuras peças com jarras, vasos, potes, etc.

Medicinal/Cosmético

Este mineral é uma ótima opção para tratamentos estéticos. Dentre os benefícios ao utilizar deste mineral, estão: a reconstituição, hidratação e desintoxicação do tecido epitelial; esfoliação e clareamento da pele; efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes; e a melhora da circulação sanguínea.

Veja também

Dolomita em Pedra

Qual a Composição Química da Dolomita? Que Tipo de Rocha?

O que é Dolomita? Ao lado da calcita e da aragonite, a dolomita constitui cerca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *