Home / Natureza / Características das Zebras

Características das Zebras

As zebras são bem conhecidas devido a suas características que revolucionaram o mundo fashion, e por serem animais muito legais que foram imortalizados em desenhos e filmes como Madagascar e vários outros.

Elas possuem diversos fatos interessantes que é legal saber sobre, por nível de curiosidade. Suas características físicas e psicológicas, fazem com que esse animal selvagem seja bem sociável e inteligente, conseguindo sobreviver nas grandes savanas da África.

Características Físicas das Zebras

A maioria das zebras possuem características físicas bem parecidas, sendo algumas espécies e subespécies com diferenças mínimas em suas listras ou formatos de corpo e cabeças.

Elas são da família equídeos, junto com cavalos e burros, por isso se assemelham todos esses animais em algumas características físicas, principalmente na questão do casco composto de dedos no número ímpar.

Localizadas na África Central e África do Sul, as zebras de forma geral possuem um padrão de listras em todo seu corpo. Branco e preto em todo o corpo ficam em vertical, entretanto nas patas as listras costumam ser horizontais. Apesar de para nós todas parecerem iguais, cada zebra possui um padrão único que as identifica, ou seja, é impossível encontrar duas zebras com o mesmo padrão de listras. Elas possuem muitos motivos para existirem, mas o principal que os cientistas e biólogos entraram em consenso é que elas são ótimas para despistar inimigos. Estas, tendem a clarear com o tempo, podendo ficar até quase apagadas em zebras bem mais velhas.

Características Físicas das Zebras
Características Físicas das Zebras

 

Podendo passar de 300 kg e ter mais de 1,20 metros de altura, e tem corpos grandes e fortes.

Tipos de Zebras e suas Diferentes Características

Hoje, no mundo são reconhecidas apenas três espécies de zebras: Zebra-das-Montanhas; Zebra-das-Planícies e a Zebra-de-Grevy. Cada uma possui algumas subespécies. Todas as espécies de Zebras se encontram somente na África, ao redor do mundo só é possível vê-las em zoológicos.

A Zebra-da-Montanha possui uma aparência puxada mais para o lado dos cavalos. Apesar de não ser considerada em risco de extinção, o estatuto de conservação das zebras alerta que elas estão classificadas como vulneráveis. Isso se dá pela caça e cruzamento entre subespécies.

As Zebras-das-Planícies são as únicas que não preocupam os biólogos, e estão como não preocupantes de acordo com o estatuto. Sua aparência é puxada para os cavalos, assim como as das Montanhas.

Filhote de Zebra da Planície
Filhote de Zebra da Planície

Já a Zebra-de-Grevy está em uma situação diferente. Ela se parece mais com os burros e está classificada como ameaçada. Uma diferença é que os machos dessa espécie costumam ser 10% maiores que as fêmeas, uma diferença bem grande. É a única que está nesse nível de perigo, e os motivos são os mais diversos, desde a perda do habitat quanto a caças.

Características dos comportamentos das Zebras

As nativas africanas já estão no planeta há muito tempo. Muito foi passado de geração em geração, outras coisas deixadas de lado para se adaptar ao meio ambiente. De qualquer forma, o comportamento das zebras foi algo que sempre chamou muita atenção, principalmente de cientistas.

As zebras são animais bem sociáveis, logo elas costumam viver em pequenos grupos familiares que ficam juntos de um grupo bem maior de grupos familiares. Isso é uma forma de elas conseguirem se proteger e espantar possíveis predadores. Apesar de serem tranquilas, continuam sendo animais selvagens e não podem ser domesticadas. Houveram algumas tentativas que falharam miseravelmente.

Quando se sentem ameaçadas, elas se tornam bem agressivas. Dependendo do inimigo que as persegue, elas começam a correr e podem chegar até 60km/h. Além disso, seu chute é muito forte, podendo quebrar a mandíbula em único coice de um leão ou crocodilo, seus dois maiores predadores.

São herbívoras e costumam se alimentar de ervas, galhos, casca e folhas. Também podem comer frutas e raízes, por isso, seus dentes são feitos para isso.

A reprodução e gestação das zebras também é bem interessante. Elas só podem se reproduzir em um período do ano, que é quando estão migrando, e a gestação dura mais de um ano. O acasalamento reprodutivo é em torno de uma semana antes dos filhotes nascerem, por isso é fato considerar que a maioria das zebras fêmeas passam a maior parte de suas vidas grávidas. Muitas vezes há poucos machos para muitas fêmeas, o que gera uma competição gigante para ver qual deles vai se tornar o macho dominante, também conhecido como garanhão.

Para comunicação é usado muito o som. Elas se comunicam através de relinchos e movimentos de orelha, boca e cauda. Além de sua urina e fezes, que trazem importantes condições que está a zebra. O macho dominante é aquele que consegue produzir o som mais alto e grosso, logo não pode ser subordinado.

Algumas Curiosidades de Suas Características

Os equídeos, família das zebras, foram com o tempo evolucionando. Eles passaram de ter cinco dedos, para somente um funcional, tal alteração tem um motivo: sobrevivência. Essa mudança permitiu que eles se tornassem mais velozes, como também o fato de terem ficado com as pernas mais altas e fortes. Essas pernas também tem um fato incrível, que é que quando em pé paradas, o gasto de energia quase nulo, pois não há contração muscular.

Outros motivos para as zebras possuírem listras, além de despistar os predadores através da ilusão ótica, é que elas espantam insetos. Apesar de essas diversas teorias, até hoje a comunidade cientifica não conseguiu chegar em um consenso do motivo de elas existirem.

Listas da Zebra
Listas da Zebra

As zebras conseguem sorrir! Seus dentes são bem engraçados e os usam não somente para comer. Quando querem evitar hostilidade com outros animais, seja da mesma espécie ou não, elas sorriem, como um ato de simpatia.

Animais como as zebras merecem ser protegidos por nós. Para que elas consigam fazer seu papel na natureza sem ser prejudicadas.

Leia um pouco mais sobre as zebras em: Curiosidades sobre zebrasComo as Zebras se reproduzem e Conheça as Zebras de Grant.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *