Home / Natureza / Camarão Pistola: Características, Aquário, Pesca e Fotos

Camarão Pistola: Características, Aquário, Pesca e Fotos

O camarão pistola ou Camarão-de-estalo é, na verdade, uma denominação comum aos camarões da família dos alfeídeos (Alpheoidea).

Os camarões da família Alpheidae são caracterizados por possuírem garras assimétricas, e essa família é enorme e diversa, contendo cerca de 620 espécies subdividas em 45 gêneros. onde os dois gêneros mais destacados são o gênero Alpheus, contendo 250 espécies, e Synalpheus, com suas 100 espécies.

A maioria dos camarões pistola costuma viver em buracos submersos, em recifes de corais, em algas marinhas que estão achatadas no fundo do mar por volta de 100 metros de profundidade e no meio de densos conjuntos de ostras (recife de ostras).

A maioria dos camarões pistola preferem mares quentes e temperados, porém, há algumas poucas exceções que habitam mares gelados ou cavernas submersas.

É observado relações cooperativas (simbiose) entre camarões pistola e algumas espécies de peixes médios e pequenos, onde o camarão cria e compartilha sua toca com um peixe.

Enquanto o camarão cuida e mantem a toca, o peixe fornece proteção observando os arredores e alertando sobre qualquer perigo, e quando ambos estão fora da toca, o camarão mantem contato com peixe através de suas antenas.

Por outro lado, o peixe, que tem melhor visão, alerta o camarão sobre qualquer perigo com um movimento característico de sua cauda, assim ambos se retiram para a segurança de sua toca.

Esse tipo de relacionamento foi observado somente nas espécies que vivem em recifes de corais.

Características e Habilidades do Camarão Pistola

Os camarões pistola medem em média de 3 a 5 cm, possuindo exoesqueleto de queratina, e seu corpo é dividido em duas partes, que é o cefalotórax e o abdome, onde seus órgãos se encontram no cefalotórax;

Os órgãos internos, como o coração, e externos, como as antenas e olhos, possuem 5 pares de membros inferiores e sob o abdome eles possuem diversas “perninhas” que auxiliam no nado e durante a incubação da prole.

Camarão Pistola no Isopor
Camarão Pistola no Isopor

Os camarões pistola possuem duas pinças em suas patas posteriores e mais desenvolvidas, e a desproporção da pata maior comparada ao corpo é algo chamativo na maioria das espécies, já que sua pinça costuma ser maior que 50% do corpo do camarão, e diferente dos outros camarões, os quelópodes (pinças) de um camarão pistola possuem características únicas desse grupo.

A garra do camarão pistola é dividido em duas partes, sendo uma delas o “martelo”.

Conheça Mais Sobre O Poderoso Ataque do Camarão Pistola

Esse martelo acerta uma cavidade que existe na outra garra, e o fechamento da garra cria uma bolha de cavitação* que gera pressão sonora de mais de 80 kPa (pascal), numa distância de 4 cm da pinça, e essa bolha pode chegar a velocidade de 100km/h e libera uma estalo de 218 decibéis (mais alto que um tiro de revólver calibre 38).

Essa bolha implode gerando uma onda de choque que paralisa ou mata o alvo, e tem poder de matar peixes pequenos.

  • cavitação é a formação de bolhas de vapor ou gás em um líquido, causada por uma redução da pressão.

O estalo supersônico da garra desse camarão também pode criar um fenômeno chamado de sonoluminescência (emissão de picos de luz por bolhas que implodem por estimulação sonora).

Calcula-se que no momento que bolha implode ela chegue à temperatura de 4,700° C , podendo ser comparada com a temperatura da superfície do sol que é de 5,500 °C.

O camarão também possui a habilidade de inverter suas pinças quando necessário, isto é, se sua grande pinça for arrancada ele pode desenvolver a pinça menor para que se torne a principal e regenerar a antiga pinça agora como sua pinça menor, assim invertendo suas pinças.

Camarão Pistola na Mão
Camarão Pistola na Mão

O estalo da pinça é usado para caça e comunicação. Durante a caça o camarão se esconde em algum lugar escuro, normalmente uma toca, então ele estende suas antenas para fora de sua toca e espera até sentir movimento perto delas, assim que percebe movimento de uma presa em potencial, o camarão avança para fora de sua toca com sua garra em posição e logo ele “dispara”, paralisando sua presa e assim a arrasta para sua toca onde se alimenta dela.

O som do estalo coloca esses camarões de poucos centímetros para competir contra a baleia cachalote e a baleia beluga pelo título de animal mais barulhento do mar.

Há espécies de camarão pistolas do gênero Synalpheus que apresentaram padrões de eussocialidade, o mais alto nível de organização animal, similar aos das abelhas.

O Synalpheus regalis vivem em colônias dentro de esponjas marinhas, e essas colônias podem ter mais de 300 membros, sendo todos filhos de uma fêmea rainha gigante, e provavelmente um único macho, e a prole é dividida em operários e soldados machos; os operários cuidam dos camarões mais novos e os soldados defendem a colônia com suas pinças mais desenvolvidas.

Synalpheus Regalis
Synalpheus Regalis

O barulho dessas colônias interfere em sonares e qualquer tipo de comunicação submarina. Os camarões são as maiores fontes de barulho do oceano, podendo interferir em instrumentos como sonar e até mesmo em aparelhamento antissubmarino.

Aprenda Mais Sobre Camarão Pistola Criado No Aquário

Ambiente

Para criar alguma espécie de camarão pistola, é interessante provi-los com tocas, pequenas cavernas, matérias com cálcio e iodo também irão ajudar e estimular a muda de queratina do camarão, por isso é muito interessante cria-los em aquários de corais.

Não esqueça que eles são predadores, carniceiros e gostam de carne e de outros pequenos animais, até mesmo de outros tipos de camarões.

Portanto, é importante tentar evitar colocá-los juntos com as presas potenciais ou predadores naturais, desde que isso não seja a intenção inicial do criadouro.

Camarão Pistola Criado No Aquário
Camarão Pistola Criado No Aquário

É possível ouvir os estalos do camarão pistola vindo de dentro do aquário, mas isso normalmente é apenas uma maneira de comunicação.

Em geral, eles podem ser bem amistosos, não atacando os demais peixes se não se sentirem ameaçados e podem até cooperar com algumas espécies de peixes, corais, anêmonas e outro organismos.

Porém, não é qualquer camarão pistola que é amistoso, e recomenda-se que saiba qual espécie se tem o desejo de criar e os comportamentos sociais da espécie.

Alguns camarões pistolas se dão especialmente bem com peixes categorizados como “Goby”, que são peixes da ordem gobiiformes.

Em relação à água dos aquários, recomenda-se que seja água salgada em temperatura de 23 a 27 °C

Deve sempre ser analisado o Ph de 8.0 a 8.4 e a salinidade da água, quando medido com o densímetro, a densidade deve estar entre 1.020 a 1.030, sendo necessário prestar atenção no cálcio da água e demais parâmetros.

Em relação à alimentação do camarão pistola, eles comem apenas pequenos animais, ou matéria orgânica em decomposição.

Pesca

Camarão Pistola Pescado
Camarão Pistola Pescado

A pesca do camarão pistola, normalmente é feita com grandes redes, e embarcações equipadas com guindastes.

A pesca de arrasto vem se tornando uma problema ambiental, pois nessa prática é usada uma grande e pesada rede para capturar tudo que esta no fundo do mar, e essa rede é arrastada fazendo um “pente fino” no fundo do mar.

Estudos mostram que essa prática danifica o leito do mar, matando diretamente vários peixes e move sedimentos que destroem habitats de espécies que existem ali, espalhando os sedimentos do fundo do mar pela água tornando-a imprópria para as várias espécies que vivem em tais locais.

Os pescadores estão buscando águas cada vez mais profundas onde os danos podem ser ainda piores, e as redes acabam com habitats frágeis e valiosos para a vida marinha.

O efeito dessa pesca é similar ao da desertificação, e essa prática está sendo combatida no mundo todo, onde vários Países estabelecerem restrições e proibições aos pescadores.

Camarão Pistola Indicados Para Aquários (Com Fotos)

  1. Camarão Tigre (Alpheusbellulus)
    Camarão Tigre
    Camarão Tigre
  2. Alpheusrandalli
    Alpheusrandalli
    Alpheusrandalli
  3. Red Caribbean Pistol Shrimp (Alpheus sp.) – Camarão-pistola-vermelho-do-Caribe
    Red Caribbean Pistol Shrimp
    Red Caribbean Pistol Shrimp
  4. Green Pistol Shrimp (Alpheus euphrosyne) – Camarão-pistola-verde
  5. Pocillopora Pistol Shrimp (Alpheus lottini)
    Pocillopora Pistol Shrimp
    Pocillopora Pistol Shrimp
  6. Bullseye Pistol Shrimp (Alpheus soror)
    Bullseye Pistol Shrimp
    Bullseye Pistol Shrimp

Essas são algumas das espécies mais comuns para se ter em aquários.

Veja também

Lista de Tipos de Felinos Selvagens (Com Fotos)

O número exato de espécie de felinos selvagens é variável, porém, o valor mais aceito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *