Home / Natureza / Benefícios da Maçã Para o Cabelo, Pele, Saúde e Emagrecimento

Benefícios da Maçã Para o Cabelo, Pele, Saúde e Emagrecimento

Certos alimentos são mais do que gostosos. Podem proporcionar um belo ganho para a nossa saúde em diversos níveis. A famosa maçã, por exemplo, é um desses casos. Trata-se de uma fruta que pode ser útil para emagrecer, e até mesmo para o cabelo e a pele.

Quer saber mais a respeito? Então, acompanhe a leitura a seguir.

Quais os Benefícios da Maçã Para a Saúde em Geral?

Uma das principais propriedades da maçã é que se trata de uma fruta bastante rica em substâncias, como fibras, vitaminas, cálcio, potássio, ferro e muitos outros nutrientes. É através dessas substâncias que temos alguns ganhos práticos em nossa saúde, como, por exemplo, melhorar o funcionamento gastrointestinal. As fibras da maçã (especialmente, as que estão presentes em sua casca) são ótimas para fazer o intestino funcionar de forma mais adequada.

Outro benefício é que essa fruta ajuda a fortalecer dentes e ossos, sabia? Isso se deve ao cálcio e ao magnésio, que são bastante presentes na maçã. Por isso, é importante que pessoas de qualquer idade se alimentem dessa fruta, particularmente, as crianças, já que elas estão com a sua estrutura óssea ainda em formação, e também para os idosos, já que eles apresentam uma substancial perda da massa óssea.

Quer saber mais? A maçã ainda ajuda na desintoxicação e na antioxidação do organismo. O motivo pra isso é que a maçã possui uma quantidade considerável de vitaminas, que, ao entrarem em nosso corpo, transformam-se em antioxidantes. Ou seja, essa fruta ajuda bastante as células do nosso corpo a se restaurarem, promovendo, com isso, a limpeza dos principais agentes tóxicos que nos prejudicam. Isso sem contar que esse alimento pode prevenir o câncer e o envelhecimento precoce.

E, falando em prevenir doenças, a maçã também ajuda com relação a outras enfermidades. Por exemplo: como ela é rica em vitamina C, ela auxilia no combate a doenças causadas por vírus ou bactérias, o que acaba fortalecendo o sistema imunológico. Nesse aspecto, doenças pulmonares também podem ser prevenidas com o consumo diário de uma maçã, devido aos seus antioxidantes. Doenças oculares, especialmente, em idosos, também podem ser combatidas com uma alimentação saudável em que a maçã esteja incluída.

Ainda podemos citar o fato de que essa fruta tem o poder de limpar veias e artérias, isso porque substâncias presente em sua casca proporcionam uma autêntica “varredura” na corrente sanguínea. Não é à toa, portanto, que a maçã seja aliada, por exemplo, contra o colesterol alto, da hipertensão, e por aí vai. Até porque essas enfermidades são causadas justamente pela má circulação sanguínea, além das inúmeras impurezas que podem causar essas e outras doenças.

Por fim, podemos citar que essa fruta também é uma poderosa aliada na prevenção de graves doenças, como Parkinson e Alzheimer. Já que ambas as enfermidades se dão devido à degeneração das células nervosas, ter uma alimentação que seja “protetora” das células do nosso organismo, como um todo, ajuda bastante. E, a maçã está inclusa nisso.

Mas, Quais os Benefícios da Maçã Para o Emagrecimento?

Algumas das principais substâncias que são encontradas na maçã são as fibras. E, uma de suas características principais é aumentar a sensação de saciedade. Ou seja, estando mais satisfeito, você, inevitavelmente, não sentirá compulsão de comer indiscriminadamente, correndo o risco de aumentar de peso.

Além disso, a fruta possui outra substância, chamada de pectina, que, entre outras propriedades, contribui para uma digestão mais lenta. Em suma, a fome fica longe por, pelo menos, umas 4 horas. Isso sem contar que a pectina também reduz a absorção de açúcar, diminuindo, assim, a quantidade de gordura estocada em nosso corpo. Resultado? Um corpo mais magro. Unindo a ação das fibras com a pectina, então, o que temos é uma fome reduzida, um consumo de menos calorias, e uma perda substancial de gordura.

E, No Que a Maçã Ajuda no Cabelo e na Pele?

Essa fruta, entre várias propriedades que possui, tem um efeito protetor muito forte, além de ser um ótimo limpador de nosso organismo. São propriedades que, inevitavelmente, atingem partes do nosso corpo, como cabelo e pele.

Óleo de Maçã Para os Cabelos e a Pele

Entre os vários benefícios nesse sentido, essa fruta promove um crescimento saudável do cabelo, isso graças a cianidina-B-2 e a biotina, compostos que trabalham a ligação das proteínas justamente no que se refere ao crescimento capilar. Ainda tem o fato das suas vitaminas e minerais fortalecerem os fios, fazendo com que fiquem mais firmes, macios e brilhosos.

No tocante à pele, as vitaminas presentes na maçã chegam ao nosso organismo na forma de antioxidantes, trabalhando na renovação das células, e ajudando a eliminar aquelas que estão mortas e que ficam impregnadas na pele. Isso significa que a fruta tanto pode ser consumida normalmente, como também ser usada como máscara facial para que ajude a promover esse resultado. Inclusive, ao invés da fruta in natura, você pode colocar o vinagre da maçã,m que funciona de todo jeito.

A Maçã faz Algum Mal à Nossa Saúde?

Elencamos aqui vários benefícios dessa fruta, como perder peso, e ter cabelos e uma pele mais saudável. Mas, será que a maçã possui algum malefício que precise ser conhecido? Na verdade, ela, como qualquer outro alimento, precisa ser consumida com muita moderação. Isso porque a fruta possui altos teores de açúcar, o que pode ser ruim em excesso, especialmente, para quem tem diabetes.

Mas, não se preocupe. O açúcar da maçã, em doses equilibradas, é essencial para dar energia ao nosso corpo. O problema está em comê-la demais, e encher o sangue de açúcar, o que, inclusive, pode prejudicar quem tenha problemas cardíacos.

A recomendação? Uma maçã, apenas, por dia é mais do que suficiente para obter os benefícios citados aqui neste texto. Também é importante consultar um nutricionista para saber qual a quantidade de açúcares naturais que o seu organismo permite, até porque cada pessoa reage de uma maneira distinta a determinados tipos de alimento.

Mas, com os cuidados necessários, uma boa maçã sempre terá lugar garantido em seu cardápio, proporcionando uma grande quantidade de benefícios que serão úteis pra você, independente da sua idade, ou de quaisquer outros fatores.

Veja também

Quanto Tempo Demora para Sair o Vírus da Cinomose?

Ter um cachorro em casa com certeza é algo que faz parte da rotina da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *