Home / Natureza / Bananeira Características

Bananeira Características

Você já deve conhecer a bananeira, a árvore que dá uma das frutas mais consumidas no Brasil. Porém, o que mais você sabe dela, além disso? Pode ser que, por mais que o nome soe familiar, muitas informações sobre ela são desconhecidas por você.

Com nome científico simples e fácil de identificar, independente do lugar em que esteja. A bananeira — sim, a árvore que produz bananas — é o pé de uma das frutas mais saborosas. Nutrida de vários tipos diferentes, é quase impossível conhecer alguém que tenha saboreado e não gostado.

Entretanto, o que a bananeira tem de especial? Será que ela é uma árvore com propriedades que não sabemos? Só para adiantar, você irá se surpreender com a quantidade de dados que podem ser encontrados nela. Descubra agora!

Um Breve Resumo Sobre a Banana

Quando citamos que ela é uma das frutas mais consumidas no Brasil, foi apenas um resultado tímido. Ela vai muito mais além: A banana é um dos frutos mais consumidos no mundo! É bem difícil encontrar algum país que não a use em sua culinária.

Os dados aqui do país mostram que, por vários anos consecutivos, ela vem sendo a fruta mais querida. E não é a toa que somos o segundo que mais produz.

Sua variedade é imensa. Podemos calcular inúmeros tipos diferentes, sendo: prata, maçã, prata-anã, pacovan, terra, mysore, nanica, d’angola, ouro, grande-naine, nanicão e algumas outras. Há quem diga que suas espécies estão perto de 1.000!

Sua diversidade é bem interessante, não é?

Agora vamos descobrir mais sobre o assunto principal deste artigo, que é a árvore que produz essa fruta.

Características da Bananeira

Características da Bananeira
Características da Bananeira

A bananeira é uma árvore que não produz sementes. Portanto, caso queira ter uma em casa, terá que arrumar uma muda. Porém, não é muito difícil encontrar.

Comparando com algumas outras árvores, o crescimento dela não demora tanto: o primeiro cacho já surge com menos de um ano de plantio, podendo se estender até aos 18 meses.

Se estiver cultivando uma — ou uma plantação delas — terá que tomar alguns cuidados. O primeiro, e um dos mais importantes, é que esse tipo de planta não tolera a geada. Sabe aquele frio que se propaga intensamente? Então, isso pode danificar e fazer com que ela nunca mais dê frutos!

Pelo motivo que foi citado acima, é recomendado que você escolhesse outra muda para cultivar, caso more em uma região muito fria. É claro que dá para você plantar morando no Sul, por exemplo, mas, as dificuldades com o crescimento é muito maior. Sem contar os gastos adicionais também.

Dependendo do tamanho que ela ficar, seus primeiros frutos já pode fornecer algo muito bom. Na época da colheita, a bananeira pode ter até 40 quilos em seus cachos!

Seu caule é bastante suculento, a mãe natureza foi bem generosa nesse aspecto. Nos seus cachos podem se formar flores, isso é bastante comum.

Como uma Banana é Formada?

Bananas Amadurecendo
Bananas Amadurecendo

Muita gente acredita que aqueles pontinhos pretos na banana são sementes. Essa crença popular está muito enganada! Isso são os óvulos da bananeira que foram fecundados na fruta.

Não podemos generalizar: Existem alguns tipos de bananas que possuem semente sim. A banana selvagem se encaixa neste caso. Porém, ela é muito diferente das frutas que encontramos no mercado ou em qualquer outro lugar.

Na natureza, o processo para ela crescer é surpreendente. Na realidade, elas praticamente nascem sozinhas. Ficou confuso com essa informação? Não se assuste, é isso mesmo.

O que acontece é que sua reprodução acontece de forma assexuada. Um caule que está debaixo da terra faz todo esse mecanismo.

Muda de Uma Bananeira
Muda de Uma Bananeira

Isso é uma vantagem e tanto no meio ambiente, pois, as plantas que conseguem fazer isso crescem mais rápido. Geralmente, as árvores que dependem de sementes são geradas com um tempo maior. É necessário que a semente brote, e aí sim, o processo comece.

Só que nem tudo é um mar de rosa: Se a árvore mãe tiver alguma anomalia, todas as que forem geradas a partir dela também terão.

De onde a Bananeira Surgiu?

Essa é uma ótima questão! Porém, nenhuma informação precisa sobre isso existe. A única pista que temos são os relatos gregos e indianos que existem. Aliás, a Índia é a maior produtora desse fruto. Coincidência?

Quais são os Benefícios que a Banana Oferece?

Além de ser uma ótima fonte de vitaminas e sais minerais — como potássio, fósforo, vitamina A, cálcio, zinco, iodo, cobalto e mais alguns outros — ela também é rica em açúcares bons para o corpo.

Com ela, até sua casca pode ser aproveitada: Ela é usada na produção de hambúrgueres, macarrão, salsicha, pão e biscoitos.

E por último, mas não menos importante, temos que relembrar que ela é um dos frutos — não só bem consumidos pelos humanos — mas também pelos animais.

Se pensarmos rapidamente, não é preciso muito esforço para imaginar algum animal comendo esse fruto. Pois é, os macacos adoram esse tipo de alimentação! Além dele, é bem comum encontrar várias espécies de animais que possuem a banana como um alimento de seu cardápio.

E, falando em cardápio, não podemos esquecer a infinita quantidade de pratos que dá para se fazer com a banana. Podemos citar tortas e doces, porém, tenho certeza que a sua imaginação já pensou em muito outros exemplos.

Que tal começar a cozinhar aquilo que veio em sua cabeça? Seria muito bom, não é? A banana é um alimento bem simples, de fácil acesso e não possui nenhuma dificuldade ao trabalhar com ela dentro da cozinha.

Quando estiver com o seu pé de bananeira bem carregado, não deixe que os frutos caiam dele! Uma simples queda é forte o suficiente para danificar a fruta.

Conheceu mais sobre essa árvore! Agora, não fique apenas guardando conhecimentos. Cultive-os através de uma horta em seu lar!

Veja também

O Que Quer Dizer IVAS? Como Ela Acontece?

Elas estão presentes na vida de todas as pessoas, entretanto, poucos sabem o que significa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *