Home / Natureza / As Variedades de Bananas Brasileiras

As Variedades de Bananas Brasileiras

Como bem sabemos, a banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo, isso pelo fato dela ser rica em diversos minerais, ferro e principalmente, potássio. Mas você sabe ao certo, quais os tipos de banana mais consumidos no Brasil? Não? Pois bem, neste artigo eu pretendo lhe mostrar as variedades de bananas brasileiras e quais as populares que podem ser encontradas.

Bananas Brasileiras

Devido a grande variedade de bananas dispostas pelo mundo, o que hoje pode chegar a aproximadamente 130 cultivares, isso sem contar com as hibridas, sendo estas resultado do cruzamento das espécies. Temos no Brasil que, a colheita das bananas garante uma renda satisfatória não apenas para grandes produtores, mas também para os pequenos e médios produtores desta fruta. Em todo caso, a plantação de bananas, precisa ser feita criteriosamente, atentando-se as condições de plantio, pois se esta for realizada incorretamente, não gerará vantagens aos produtores, mas sim, perdas inestimáveis tanto financeiras quanto de alimentício.

Mesmo que o produto seja o mesmo, bananas, existem diferenças entre as espécies, o que muitas vezes pode ser grande, isso sendo apresentado de acordo com aspectos, sendo estes o tamanho do cacho, a coloração da casca, a aparência, produtividade da fruta, adaptação a condições climáticas e a tipos de solos e com certeza o sabor que a fruta nos proporciona, estes são apenas alguns dos pontos que precisam ser observados para que se tenha uma fruta de qualidade na nossa mesa. Mais a frente falarei um pouco sobre as bananas produzidas no Brasil tanto para o consumo interno quanto para exportação.

Quando chegamos no supermercado e vemos a área na qual estão dispostas as frutas, percebemos a grande variedade de bananas e de certa forma, dificulta na escolha de qual levamos para casa, não é verdade? As vezes nos baseamos em tempo de amadurecimento, ou na maioria das vezes, no preço ou nas que tem uma aparência mais agradável. Realmente, torna-se uma decisão difícil a se tomar, principalmente se temos em mente a criação de receitas extraordinárias para um lanche ou um prato exótico.

As Variedades de Bananas Brasileiras

No mundo temos hoje quase mil tipos de bananas, as quais são apresentadas pelos mais diversos tamanhos, o que segue da banana ouro com tamanho que não passa dos 10 centímetros e o peso de 50 gramas aproximadamente, até a banana encontrada nas florestas de Nova Guiné, chamadas de Musa Ingens e que podem chegar ao peso de  um quilo e um tamanho de 50 centímetros.

Esquecendo um pouco a respeito da banana ao redor do mundo e focando aqui no Brasil, temos que o consumo da fruta por brasileiros pode chegar a 28 quilos anualmente, porém, devido ao fato do valor nutricional variar entre as espécies, torna-se difícil dizer qual o tipo mais saudável, até porque elas possuem características muito similares.

Tipos de banana e as Mais Nutritivas

Como já sabemos, as bananas são frutas com baixo teor de gordura, ricas em carboidratos, vitaminas do tipo A, B1, B6, C e vários minerais, o que torna ela uma fruta bem energética. Com o amido oferecido pela banana, temos energia prolongada ainda mais se formos fãs de atletismo.

Além disso, ela possui uma alta concentração de potássio, o que evita câimbras, isso ainda mais sem se falar nas fibras solúveis, as quais são importantes pela diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Claro que com todas essas características, a banana é a fruta mais popular encontrada no mundo. Com relação a produção de bananas em todo o mundo, o Brasil perde apenas para a Índia e para o Equador, com uma produção anual de 70 milhões de toneladas presentes em regiões tropicais.

Ok, após tudo o que foi dito aqui sobre as bananas, vamos ver quais as que são produzidas no Brasil. Com relação aos variados tipos de banana cultivadas no Brasil, temos as que são para o consumo interno, as quais são a banana prata, banana prata anã, banana maçã, a banana da terram a banana Mysore, banana d’angola e a banana Pacovan. Além delas, temos as que são bananas para exportação, dentre elas são as bananas nanica, nanicão e grande naine.

Principais Bananas Consumidas no Brasil

Dentre toda a variedade de bananas produzidas no Brasil, temos as “queridinhas”, as que são mais populares. Sendo assim, vou apresenta-las abaixo com algumas de suas características.

Banana nanica – conhecida também como banana d’água, é o tipo mais popular com cerca de 87 calorias apresentadas a cada 100 gramas. Ela tem esse nome por se apresentar em bananeiras pequenas, as quais são mais estáveis contra ventos muito fortes. Acredita-se que ela possua propriedades que atuem como laxante no organismo.

Banana Nanica
Banana Nanica

Banana da terra – também conhecida como banana comprida, até pelo fato de poder chegar ao tamanho de 26 centímetros e um peso próximo de meio quilo. 100 gramas dessa banana apresentam em torno de 122 calorias, e além disso, é a que apresenta maior concentração de vitaminas A e C, sendo ela um ótimo prato para se comer frito ou mesmo cozida (e com queijo coalho) ?

Banana Terra
Banana Terra

Banana prata – esta é a banana que apresenta maior tempo de amadurecimento, sendo ela a que demora mais a amadurecer. Para cada 100 gramas da banana prata, temos em torno de 89 calorias, mas sendo ela a banana que apresenta uma polpa mais consistente e não muito doce.

Banana Prata
Banana Prata

Banana maçã – A cada 100 gramas desta banana, temos 100 calorias aproximadamente e o seu aroma assemelha-se ao de uma maçã. Ela apresenta uma poupa mais branca e também macia, a qual é bastante recomendada para idosos e para bebês, pois ela é a que apresenta um processo de digestão mais simples, porém, ela também é característica por prender o intestino.

Banana Maça
Banana Maça

Banana ouro – ela é a menor banana apresentada dentre as nacionais, porém, a que apresenta mais calorias, chegando a 158 calorias a cada 100 gramas. Assim como a banana maçã, ela apresenta uma poupa doce e também perfumada.

Banana Ouro
Banana Ouro

Muitas delicias podem ser preparadas com as bananas, seja ela o tipo que for. São gostosas e podem saciar a fome em qualquer momento, basta que tenhamos controle sobre a quantidade ingerida. Com isso finalizamos o artigo e espero que tenha gostado! Até a próxima!

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *