Home / Animais / Utilidade do Leão Na Natureza

Utilidade do Leão Na Natureza

Uma coisa que poucos pensam a respeito é que todos os seres vivos da natureza são, de alguma forma, importantes. De uma pequena formiga a um enorme elefante, todos têm um papel fundamental a cumprir no ciclo natural das coisas. E, esse é o caso do “rei da floresta”, o senhor leão.

Mas, você sabe, exatamente, qual a função desse felino para a vida selvagem? Se não, Acompanhe a leitura.

Utilidade Prática Do Leão Na Natureza: A Importância Dos Predadores

Como é de se supor, o leão é um grande predador (assim como crocodilos, tubarões e outros felinos de grande porte, como o tigre). E, somente por essa característica primordial ele já tem uma enorme importância para o equilíbrio do ecossistema de onde vivem.

Praticamente todas as pesquisas que tinham como foco os grandes predadores da natureza, acabaram concluindo que eles são os seres vivos mais importantes a habitarem o nosso planeta. E, o motivo é bem simples: são eles que impedem a proliferação de muitas outras espécies, o que acarretaria um desequilíbrio em massa em todo o meio ambiente.

Olhar Ameaçador de Um Leão
Olhar Ameaçador de Um Leão

Porém, ainda existe uma explicação mais detalhada e científica para a importância de grandes predadores como os leões. A questão é que todo e qualquer ecossistema possui um limite de energia, e que é determinado com base na quantidade de “produtores” primários. Estes são basicamente as plantas na terra e os micróbios fotossintéticos dos mares.

Imagine agora que a cadeia alimentar seja uma escada, e que, conforme vamos subindo os degraus, a quantidade de energia vai diminuindo. Ou seja, uma planta tem mais biomassa do que os carnívoros (que se alimentam dos herbívoros, que se alimentam das plantas. Entendeu?).

Essa é a razão, por exemplo, porque dizemos que os predadores estão no topo da cadeia alimentar, e são mais raros que os demais seres. E, nesse topo já não existe tanta energia disponível, ao mesmo tempo em que os predadores como o leão são grandes acumuladores de energia, e é por isso que eles precisam de grandes quantidades de carne em cada um de suas caçadas.

Leão: Uma Das “Peças-Chaves” Que Evitam a Cascata Trófica

Não é à toa que, pelo fato dos predadores serem poucos (em termos numéricos), que boa parte corre risco de extinção, muitas vezes, pela mão dos homens. E, é aí que está o problema: se um ecossistema perder uma “peça-chave” em termos de predadores, como os leões, ocorre o que chamamos de cascata trófica.

Esse “efeito cascata” é bastante prejudicial para a natureza, pois, a partir do momento em que predadores são extintos, a população de herbívoros e de outros animais menores cresce indiscriminadamente, o que faz com que, por exemplo, plantações inteiras diminuam em determinada região. E, isso sem falar de pragas, como alguns insetos, que podem se multiplicar caso os seus predadores sejam extintos.

Ou seja, a importância do leão para a natureza é a mesma de todo grande predador, que é manter o ecossistema de onde vive equilibrado entre as espécies, para que nenhuma população se sobreponha à outra.

Leões e Outros Predadores: Interações Amplas

Mesmo parecendo óbvio, as relações entre as muitas espécies de seres vivos (os leões inclusos) vai bem além de uma disputa por predação. As interações entre os mais diversos organismos compreendem uma teia bem mais complexa do que imaginamos. E, um pouco menos complexa do que a teia alimentar é a chamada cadeia alimentar.

Essa cadeia se inicia com os produtores (a base energética desse sistema), os consumidores (e, dentre eles, estão os leões) e, por fim, os decompositores. Como a energia é passada sempre com menos força para os próximos degraus dessa cadeia, grandes predadores, como o “rei da selva”, recebem a menor quantidade de energia possível.

No caso dos leões, é muito comum pensar que, se eles fossem completamente extintos, as suas presas (geralmente herbívoros) iriam se multiplicar indiscriminadamente, mas, em se tratando de uma cascata trófica, a coisa é mais complexa. Por exemplo: competidores de predação dos leões podem aumentar de número, e acabar com as presas em comum dos dois em pouco tempo. Isso também acarretaria uma série de problemas.

Portanto, como se vê, a importância de grandes predadores como os leões vai bem além do que se possa supor.

Ameaça de Extinção Dos Leões

Na verdade, o processo de extinção dos leões é bem antigo. Começou, mais precisamente, na era glacial, quando esses animais começaram a desaparecer aos poucos. No entanto, esse era um processo natural, que vinha se desenrolando sem quedas bruscas da população desses animais. O problema é que o homem vem acelerando (e muito) esse processo.

Pra se ter uma ideia, de acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a população de leões na natureza caiu pela metade nos últimos 39 anos, e a probabilidade é que a população de hoje diminua em mais 50% nos próximos 20 anos, o que seria catastrófico.

Uma das coisas que mais vem causando o desaparecimento dos leões na natureza, além da caça ilegal, é a diminuição territorial deles. Como esses felinos possuem um senso de território muito forte, quando perdem seu habitat, ficam desnorteados, e mais vulneráveis. O problema é que eles precisam de, pelo menos, uns cem metros quadrados de território para conseguirem caçar à vontade.

E, é justamente aí que reside a competição deles com agricultores, o que tem resultado em várias mortes de leões ao longo desses anos.

O Que Está Sendo Feito, Então?

Atualmente, em termos de proteção prática aos leões, só existem algumas áreas preservadas ao sul da África, como é o caso de Botsuana, Namíbia, África do Sul e Zimbábue, onde alguns territórios foram disponibilizados para esses animais.

Por isso, diversas organizações estão lutando para que novas áreas que sirvam de habitat natural sejam abertas em determinadas localidades da África e da Ásia. Claro, ainda é muito cedo para dizermos, categoricamente, que o leão irá desaparecer da natureza, e que somente alguns poucos espécimes serão vistos em zoológicos futuramente. Estamos longe disso ainda.

Mas, precisamos ficar atentos, pois a população de outro grande felino está completamente ameaçada de extinção, que é a do tigre, e isso pode, um dia, acontecer com o leão também. Um animal que, além de ser fascinante, tem uma importância crucial para a natureza, e, consequentemente, para o homem.

Veja também

Espécies de Aranhas Grandes no Brasil e no Mundo

As aranhas são artrópodes de 8 patas, com quase sempre estruturas responsáveis por injetar veneno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *