Home / Animais / Tudo Sobre o Potro: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre o Potro: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o potro, se você tem curiosidades sobre esse animal não pode perder nenhuma informação do post de hoje.

Tudo Sobre o Potro

Nome Científico – Equus ferus caballus

Muita gente nem sabe exatamente do que se trata esse animal, então vamos desvendar esse mistério. O potro nada mais é do que o filhote de um cavalo, é considerado potro o filhote até completar 1 ano de vida, a mesma nomenclatura pode ser utilizadas para filhotes de burros. O mesmo nome é utilizado para macho e fêmea. Um cavalo é considerado um animal adulto aos 4 anos de vida. Quando adultos são separados em égua para fêmea e garanhão para o macho.

Características do Potro

Face do Potro
Face do Potro

Animais adultos que não cresceram são conhecidos como pôneis, algumas pessoas podem se confundir por conta do tamanho com um potro. Para não passar por essa questão basta observar com calma algumas características que os diferenciam, por exemplo as proporções deles são bem diferentes. Um pônei adulto já está completamente desenvolvido e por isso pode trabalhar normalmente e inclusive ser montando, um potro ainda é um filhote em desenvolvimento é muito frágil.

Os potros se diferenciam dos cavalos adultos especialmente por possuírem pernas mais longilíneas e o corpo menor e mais esbelto. Sua face e cabeça demonstram sua jovialidade.

Os pôneis, mesmo que em tamanho reduzido, são mais semelhantes aos cavalos adultos. Já os filhotes dos pôneis são ainda menores que os pôneis adultos, eles são mais esguios e com pernas mais longilíneas.

Desenvolvimento do Potro

O período de gestação da égua leva em torno de 11 meses, depois  disso nascem os potros. O parto é muito rápido, ocorre geralmente no período noturno, é raro que ocorra durante o dia. Partos longos indicam complicações inesperadas e precisam de um profissional habilitado para resolver. Diferente de muitos outros animais, o potro já nasceu bem desenvolvido ficando em pé e espertos. Quando tudo acontece como o esperado esse animal apenas algumas horas após seu nascimento já anda acompanhando os demais, ele não demora muito também para se alimentar. Com o desenvolvimento ao longo do tempo eles crescem muito rápido, para você ter uma ideia é bem comum que eles engordem entre 1 a 3 Kg por dia quando está saudável. Para ajudar é necessário que ele se alimente muito bem, pois assim vai se tornar um adulto saudável. Durante as primeiras semanas de vida apenas o leite de sua mãe é suficiente para suprir suas necessidades, inclusive é nessa fase que ele melhora sua imunidade além de ficar nutrido. Por outro lado, sua mãe vai precisar consumir mais água para dar conta de oferecer tudo o que o filhote necessita nesta fase.

Esse filhote depois de cerca de 10 dias de vida já está apto a se alimentar de comida sólida, depois de um tempo o leite da mãe exclusivamente não será mais suficiente, isso ocorre por volta dos 8 ou 10 semanas de vida, nesse momento você precisa inserir outros alimentos.

Quando for fazer essa inclusão alimentar, cuide para não exagerar nas quantidades, procure um profissional que seja capaz de calcular as quantidades corretas. Negligenciar isso pode trazer muitos problemas para o animal comprometendo seu correto crescimento e até mesmo prejudicando sua saúde quando adulto. Cálculos bem feitos também colaboram para que a alimentação não seja insuficiente, pois isso também pode gerar muitos problemas no desenvolvimento do animal nessa fase e até problemas na vida adulta.

Ciclo de Vida do Potro

Vamos entender um pouco mais sobre o ciclo de vida desse animal, desde o seu desmame até a vida adulta.

O filhote deverá ser amamentado até pelos menos 4 meses de vida, só depois desse período ele pode ser desmamado, pois na natureza esse animal recebe o leite da mãe até 1 ano de vida. Infelizmente quando em cativeiro esses animais acabam sendo desmamados antes desse período. Alguns animais inclusive podem amamentar os seus filhotes até os 3 anos de vida, isso quando não tem chance da égua gerar outro filhote nesse período.

O que a ciência diz é que depois de 4 meses de amamentação, a égua já não consegue passar tantos nutrientes através do leite e por esse motivo já não era considerado mais necessário. Caso a égua continue amamentando isso não gera nenhum problema para ambos, isso inclusive acrescenta benefícios psicológicos tanto para mãe quanto para o filhote.

Esse desmame ocorre para que a égua possa gerar outro filho e amamentá-lo exclusivamente pelo período esperado, quando uma égua prenha amamenta seu filhote precisa de uma alimentação ainda mais rica nutricionalmente para dar conta. Ela deve parar de amamentar para se reproduzir novamente.

Esses animais só estarão prontos para se reproduzir depois de 1 ano de idade, raramente acontece de alguns animais conseguirem se reproduzir antes desse período. O ideal é que eles se reproduzam somente depois dos 3 anos de vida para não estressar os seus corpos.

O cavalo só é considerado totalmente maduro por volta dos 5 anos de vida, mas infelizmente muitos deles começam a se dedicar ao trabalho antes desse período, alguns cuidados devem ser tomados para não machucar o animal. Mesmo para montaria esses animais precisam estar em uma boa fase de desenvolvimento. Corrida, sela, tudo isso deve acontecer no tempo certo.

Isso foi um pouco sobre o desenvolvimento dos cavalos, da fase de potro até a fase adulta. Infelizmente o mercado insiste em adiantar as coisas para que a produção gire Conta aqui para gente do que você achou desse assunto.

Veja também

Foxhound-Inglês

Tudo Sobre a Raça Foxhound-Inglês: Características e Fotos

Hoje trouxemos mais uma raça de cachorro para vocês, um cão incrível e cheio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.