Home / Animais / Tudo Sobre o Pelicano: Características, Nome Científico e Fotos 

Tudo Sobre o Pelicano: Características, Nome Científico e Fotos 

O pelicano, ave aquática, tem como principal característica uma bolsa debaixo do bico, usada na captura de alimentos. Trata-se de um saco vazio, que apresenta uma boa elasticidade.

Esse animal pertence à família Pelecanidae (que é composta por 8 espécies de pelicanos), e à ordem Pelecaniformes. É possível encontrar pelicanos por todos os continentes, exceto na Antártida. A sua distribuição é bem ampla.

No post de hoje, vamos aprender tudo sobre o pelicano, características e muito mais. Acompanhe abaixo:

Características do Pelicano

Os pelicanos medem em torno de 120 cm de comprimento, e apresentam uma envergadura de 2 m. Essa espécie, por ser um animal marinho, é extremamente adaptado a esse ambiente. Eles se alimentam e passam, praticamente, toda a sua vida na água. Indo para a terra somente para fazerem ninho.

As patas do pelicano são totipalmadas, ou seja, apresentam os 4 dedos unidos por uma longa membrana interdigital, que ajuda o animal na hora de nadar. A sua alimentação é baseada em peixes, principalmente. Mas eles também podem comer tartarugas marinhas ainda recém-nascidas e crustáceos. Em casos mais raros, os pelicanos também podem consumir pássaros menores.

Apresentam um bico longo, com um papo ou bolsa debaixo do mesmo, que ajuda na hora de capturar as suas presas. Essa bolsa tem cerca de 2 a 3 vezes o tamanho do estômago do pelicano. Além de guardar os alimentos para eles mesmos, essa bolsa serve para os animais guardarem os alimentos para os seus filhotes também. Quando chega ao ninho, o pelicano abre o bico e os seus filhotes retiram a comida diretamente da bolsa dos seus pais.

Os locais onde os pelicanos costumam habitar são, principalmente, as áreas situadas próximas de grandes massas d’água frescas ou salgadas, e também em rios e lagos.

Os pelicanos costumam pescar em conjunto e de uma forma cooperativa com outros pássaros. Eles vivem agregados nas colônias e costumam construir os ninhos no mesmo local. Quando chega a época de se reproduzirem, o casal de pelicano constrói o ninho perto de corpos d’água.

Os pássaros costumam formar uma linha em forma de U ou uma linha reta, e voam baixo, próximo à superfície da água. Enquanto isso, eles batem as asas contra a superfície, fazendo com que os peixes sejam levados para águas mais rasas, para onde os pelicanos possam captura-los mais facilmente.

Pelicano Comendo Peixe
Pelicano Comendo Peixe

A quantidade de ovos que a fêmea coloca de cada vez varia entre 1 e 3. Eles permanecem encubados durante um período de 29 a 36 dias. Após o nascimento, os filhotes são alimentados pelos pais por 4 meses. Eles começam a voar entre 65 e 75 dias. Nessa fase, eles ainda possuem pouca plumagem, e em uma tonalidade marrom.

A maturidade sexual dos filhotes de pelicanos acontece entre 3 e 4 anos de idade. Em decorrência da poluição em que se encontram as águas do mar Mediterrâneo, entre a África e a Europa, esse animal pode apresentar risco de extinção. Os pelicanos vivem mais que 25 anos.

Espécies de Pelicanos

Os pelicanos dividem-se em dois grupos: o primeiro é formado por pelicanos com a plumagem branca, e que fazem ninho no chão. E o segundo grupo é formado por pelicanos que apresentam a plumagem marrom ou cinzenta, e que fazem o ninho em árvores. No caso dos pelicanos peruanos, o seu ninho é feito nas rochas.

Hoje em dia, ainda existem 8 espécies de pelicanos. Abaixo, listamos algumas das suas principais características. Confira!

  • Pelicano-vulgar (Pelecanus onocrotalus): também conhecido como pelicano-comum ou pelicano-branco, é uma espécie bem característica. Ele está presente na Ásia e na Europa. E apresenta uma tonalidade branca. Ele é bem grande, medindo em torno de 150 cm de comprimento, possui uma envergadura de 390 cm e pesa entre 10 e 20 kg. Durante o inverno, é comum ele migrar para a África. Esse pelicano é considerado como um grande pescador de peixes.
    Pelicano-Vulgar
    Pelicano-Vulgar
  • Pelicano-pardo (Pelecanus occidentalis): medindo em torno de 140 cm, essa espécie de pelicano é considerada a menor. Com uma envergadura que chega a 2 m, esse animal pesa entre 2,7 e 10 kg. A sua alimentação é baseada em peixes, e ele é capaz de mergulhar no mar para pegar a sua presa. Esse pelicano vive nas Américas e também no Brasil. Pode ser encontrado no Norte do país como, por exemplo, na foz do Rio Amazonas.
    Pelicano-Pardo
    Pelicano-Pardo
  • Pelicano-australiano (Pelecanus conspicillatus): essa espécie é nativa da Nova Guiné e da Austrália. Apresenta uma envergadura entre 160 e 180 cm, e um peso que varia entre 4 e 7 kg. A cabeça, o ventre e o pescoço são brancos; enquanto o dorso e as pontas das asas são pretos. Na ocasião da reprodução, esse pelicano tem a cor da sua pele alterada. Ela fica com uma tonalidade dourada, e a cor da bolsa do bico fica rosa.
    Pelicano-Australiano
    Pelicano-Australiano
  • Pelicano-cinzento (Pelecanus rufescens): o seu comprimento varia entre 125 e 132 cm. Apresenta uma envergadura entre 265 e 290 cm, e pesa entre 3,9 a 7 kg. O seu bico é amarelo e as penas são cinzentas.
    Pelicano-Cinzento
    Pelicano-Cinzento
  • Pelicano-de-bico-pintado (Pelecanus philippensis): mede entre 127 e 152 cm, apresenta uma envergadura média de cerca de 250 cm, e pesa em torno de 5 kg. Essa espécie de pelicano apresenta penas branca e cinzas, tem uma crista situada na região posterior do seu pescoço e um bico na cor rosa, contendo algumas manchas na ponta em tom acinzentado.
    Pelicano-De-Bico-Pintado
    Pelicano-De-Bico-Pintado
  • Pelicano peruano (Pelecanus thagus): o seu comprimento chega a ser maior do que 152 cm, com uma envergadura de 248 cm e um peso de 7kg, esse pelicano é preto, contendo uma lista branca que vai da parte superior da cabeça até as laterais do pescoço.
    Pelicano Peruano
    Pelicano Peruano
  • Pelicano-branco-americano (Pelecanus erythrorhynchos): apresenta um comprimento que varia entre 130 e 180 cm, uma envergadura entre 244 e 290 cm, e um peso entre 5 e 9 kg. Apresenta uma plumagem quase toda branca. A cor do bico é rosa claro.
    Pelicano-Branco-Americano
    Pelicano-Branco-Americano
  • Pelicano-crespo (Pelecanus crispus): mede entre 160 e 180 cm de comprimento, tem uma envergadura que varia entre 270 e 320 cm, e um peso entre 10 e 12 kg. É o maior pelicano. O que o diferencia do pelicano-comum são as suas penas encaracoladas presentes na nuca., uma plumagem branca e cinza e as pernas na cor cinza.
    Pelicano-Crespo
    Pelicano-Crespo

    O bico tem a parte superior também na cor cinza e a inferior alaranjada.

Veja também

Comportamento do Vombate, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Você já ouviu falar do vombate? Caso não, pode ficar tranquilo. Este animal não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *