Home / Animais / Tudo Sobre o Peixe Palhaço: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Peixe Palhaço: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje vamos falar sobre o peixe palhaço, por isso se você é fã de peixes não pode perder nenhuma informação.

Tudo Sobre o Peixe Palhaço

Nome Científico – Amphiprioninae.

Esses peixes na realidade fazem parte do grupo Amphiprion, e é uma das espécies mais famosas dela. Saiba que existe o peixe – palhaço de verdade conhecido cientificamente como Amphiprion percula, e também o peixe – palhaço falso conhecido cientificamente como Amphiprion ocellaris. Mas no dia a dia, ambos são conhecidos e chamados de peixe – palhaço. Eles são naturais dos oceanos Pacífico e também do oceano Índico, podemos afirmar então que são peixes de água salgada. Para nossa alegria esses peixes não estão na lista de ameaças.

Saiba que são conhecidos um número superior a 30 espécies deste peixe no planeta, a mais famosa é a Amphiprion ocellaris, que ficou conhecida graças ao personagem Nemo. Nessa variedade de espécies podemos encontrar peixes de diversas cores e padrões. 

Peixe Palhaço
Peixe Palhaço

Estes peixes podem ser vistos em grupos circulando entre as anêmonas. Esses seres não possuem esqueleto e emitem substâncias bastante tóxicas à vida marinha, incluindo os peixes. Mas os peixes – palhaços são imunes à toxicidade de 10 espécies de anêmonas,na verdade eles possuem uma camada protetora no corpo que impede a entrada. Diferente de outros peixes, eles têm uma boa relação com elas, pois ao mesmo tempo que atrás delas conseguem ficar escondido de predadores, os restos que sobram ali servem de alimento para elas.

Características do Peixe Palhaço

Peixe Palhaço no Aquário
Peixe Palhaço no Aquário

Esses são peixes pequenos, seu tamanho fica entre 10 a 11 cm apenas. Mas existe uma espécie de peixe palhaço que pode alcançar 17cm, chamado de peixe-palhaço marrom. Curiosamente nestes animais os machos são menores do que as fêmeas.

Eles possuem ainda pequenos dentes, mas que funcionam muito bem. Eles os usam para se comunicar, para rasgar alimentos, prender presas entre outras funcionalidades.

Algumas espécies de peixe – palhaço e seu tamanho:

  • Peixe – Palhaço Preto – cerca de 13 cm;
  • Peixe – Anêmona – Rosa – cerca de 10 cm;
  • Peixe – Palhaço – Tomate – cerca de 14 cm;
  • Peixe – Palhaço –  de – Cauda –  Amarela – cerca de 14 cm.

Podemos encontrar peixes com tamanhos variados que vão de 7 a 14 cm, geralmente esse comprimento é igual a 2,5x a altura do peixe. Tudo varia de acordo com a espécie, inclusive as duas cores que podem ter tons diferentes que podem ser vermelho, amarelo, laranja ou preto, além disso essas cores ainda podem apresentar listras e pintas.

Podemos citar por exemplo o falso peixe – palhaço, ele possui uma coloração laranja bem forte, tem ainda 3 listras na cor branca, é interessante como a listra do centro vai mais para frente.

Já o peixe – palhaço verdadeiro é facilmente reconhecido por suas características, eles têm uma coloração laranja intensa e apenas três listras na horizontal, entre elas ainda possuem listras pretas ultra finas.

Em ambas as espécies a barbatana é contornada com a cor preta. Mas o falso peixe – palhaço pode se apresentar ainda em outra cor, ele pode ser completamente preto, excluindo apenas a boca e as listras.

Curiosidades Sobre o Peixe Palhaço

Peixe Palhaço no Mar
Peixe Palhaço no Mar

É algo bem curioso como esses animais se reproduzem a o sexo deles. Saiba que os peixes palhaços vão sempre nascer machos, e só depois de algum tempo é que alguns vão virar fêmeas. Esses peixes vivem em grupos, quem manda e tem mais poder é o de mais idade, geralmente uma fêmea. Depois dela vamos ter o segundo com mais idade e mais importante, esse vai ser um macho. Caso a fêmea dominante morra, o segundo mais velho assume o poder e se torna fêmea.

A curiosidade mais interessante de todas é sua boa relação com as anêmonas, importante dizer que cada um deles vai viver com apenas 1 tipo desses seres aquáticos. Curioso pois a maioria dos peixes vai fugir dessas urtigas marinhas com medo de se intoxicar, mas nosso amigo peixe – palhaço não é atingido pelo seu veneno, já que seu corpo é coberto por um muco que os mantêm imunes. o fato é tão incrível e curioso que nem os estudiosos do assunto conseguiram encontrar o segredo da formação desse mudo em torno dele, a única coisa que se sabe é que essa proteção não é construída pelo próprio peixe. Por este motivo alguns peixes – palhaços precisam de um tempo até que seu corpo seja protegido e possa se aproximar das anêmonas, por outro lado outras espécies já rapidamente conseguem nadar até elas pois já estão protegidas.

Podemos dizer então que esses peixes palhaços já estão protegidos de muitos predadores, como o peixe-machado-marmorizado e da família dos peixes Monacanthidae.

As anêmonas também são beneficiadas dessa boa relação, pois passando por ali a circulação de água aumenta. Esses peixes podem comer parte dos restos mortais das anêmonas e do resto da comida.

Qual o Habitat do Peixe Palhaço?

Vivem em oceanos de regiões tropicais no Indo Pacífico.

Alimentação do Peixe Palhaço

Vamos agora falar um pouco da alimentação desses peixes, eles comem de tudo um pouco, pois são onívoros. Ali onde eles vivem podem comer camarões menores, algas, crustáceos presentes no oceano e plâncton. Dessa forma podemos observar que eles se alimentam de animais e também de vegetais, isso em ambiente natural é claro. Agora, se você deseja ter um peixe palhaço em casa dentro de um aquário, saiba que em cativeiro a alimentação desse peixe deve ser bem diversa e balanceada, deve receber todas as vitaminas necessárias de origem animal e vegetal. No seu habitat natural, esses animais ficam ali nas anêmonas e só vão se alimentar das presas que chegarem perto dele, por este motivo é possível que ele coma em excesso no aquário. Por isso cuide para nunca oferecer comida demais para ele.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *