Home / Animais / Tudo Sobre o Pavão

Tudo Sobre o Pavão

Você Sabe a Origem do Pavão?

Esse animal de plumagem excêntrica, cauda longa e pescoço comprido, denominado cientificamente como Pavo Cristatus, é oriundo do continente asiático, mais especificamente na região onde se localiza a Índia; onde era considerado animal sagrado, sendo que quem o ferisse, podia até correr o risco de ser morto; Existem também espécies de pavões oriundas do continente africano, estes com tamanho, peso e aparência diferentes do Pavão-Indiano. Eles ganhavam facilmente a admiração e a apreciação de todos os povos que os avistassem pela primeira vez.

Logo, passou a ser contemplado por figuras importantes, como o Rei Salomão, que passou a admira-lo e o considerava um animal valioso, e ainda, Alexandre O Grande levou para o Império Romano, e em seguida, a espécie foi difundida por toda a Europa e consequentemente, espalhou-se pelo mundo todo; estão presentes em todos os continentes, exceto os que fazem frios extremos (Antártica).  Chegou ao Brasil a partir da vinda dos imigrantes e adaptou-se muito bem em nosso território, hoje existem muitos pavões que são criados em sítios, fazendas; como animal ornamental e também para comer os pequenos insetos e invertebrados.

Simbologia do Pavão

Simbologia do Pavão
Simbologia do Pavão

Como dissemos, eles sempre foram admirados por diferentes povos e culturas; mas além da sua beleza, o pavão passa por um período (entre o inverno e a primavera) onde renova todas as suas penas, elas caem no inverno e nascem na primavera. Para varias culturas, isso é sinal de renovação, de transformação e de abertura. No Hinduísmo, o pavão é um animal sagrado, tanto que se você for para a Índia, poderá vê-los circulando livremente pelas ruas. No budismo, ele representa a pureza, autenticidade e honestidade. Já no Xamanismo, é um animal símbolo da espiritualidade, da bondade e da magia. E influenciou também o Cristianismo, onde é associada à ressurreição, a expansão, elevação; representando figuras importantes como o Espirito Santo e Cristo; a ave já foi até citada na bíblia, no Livro dos Reis. Importantíssima essa ave não é mesmo?  Então conheça algumas características dela.

Tudo Sobre o Pavão: Características

Faz parte da família phasianidae, a mesma dos faisões, do peru, das codornas, etc. são consideradas aves de porte médio e grande, são aquelas ave que costumam ficar próximas ao solo para poder se alimentar e o seu peso as vezes dificulta seu voo.

O pavão chega a medir 2 metros e 15 centímetros quando sua cauda está aberta, só ela é capaz de atingir 60 centímetros e o seu peso gira em torno de 3 a 4 quilos;

A plumagem de sua cauda possui a coloração bem variada, sendo branca, preta, verde, azul e dourada, as penas constituem-se em varias fileiras, e entre elas estão presentes diversos ocelos (são pequenos círculos, lembram um olho) que deixam ainda mais bonita sua aparência, não é a toa que ganhou a admiração de todos.

Pavão Voando
Pavão Voando

É uma ave que possui o habito de abrir sua cauda em forma de leque; ele faz isso para impressionar as fêmeas de sua espécie e chamar a atenção dela; para o pavão, este hábito faz parte de um ritual de acasalamento. Outra característica interessante é o fato dele abrir sua cauda para espantar seus predadores, pois quando aberta a cauda, ele parece um animal gigante, de 2 metros, mas após assustar a presa, ele logo abaixa.

O pavão quando está na natureza, procura viver entre as pradarias semidesérticas, que são vegetações rasteiras (aqui no Brasil nós chamamos de pampas), onde geralmente não existe a presença de árvores; estão também em florestas de árvores perenes. O fato de sempre estar perto dos humanos, facilitou para que ele fosse domesticado; tendo uma boa adaptabilidade ao ambiente modificado pelo homem, o pavão ficou e está entre nós até hoje.

Eles vivem a maior parte do tempo no solo, caçando; mas na hora de dormir, procuram as árvores, para poder descansar em um dos seus galhos, assim ficam longe de qualquer perigo ou ameaça vinda de predadores.

A ave adora comer pequenos insetos e invertebrados, como gafanhotos, grilos, besouros, escorpiões etc. e ainda se alimenta de legumes, frutos e algumas sementes.

Espécies de Pavão

O pavão macho diferencia-se da fêmea, essa ocorrência denomina-se como dimorfismo sexual, eles são diferentes tanto no peso, quanto na aparência.

Existem diversas espécies de pavão, algumas mais conhecidas, que existem em abundancia, outras em menor quantidade, que são raras. Vamos conhecer algumas delas.

Pavão Indiano

Este é o mais famoso, ele está presente em grande quantidade aqui no Brasil, porém, sua origem foi no continente asiático, na Índia e em Sri Lanka. O macho possui uma longa cauda, com cores variadas entre verde, azul e preto e tem o hábito de abri-lo em forma de leque; e possui ainda um pescoço longo e azulado. A fêmea também é muito bonita, ela possui tons esverdeados no pescoço e seu corpo é todo acinzentado com leves rajadas brancas.  Ela chega a botar de 8 a 10 ovos, estes que são grandes e pesados; sua incubação leva em torno de um mês.

Pavão-do-Congo

Pavão-do-Congo
Pavão-do-Congo

Esta espécie, como o próprio nome já diz, é nativa das regiões onde se localiza o Congo. O macho possui em seu corpo tons de verde e de azul, e sua cauda é preta. Já a fêmea é de cor marrom com variações claras e mais escuras. Está espécie não é muito conhecida e restringe-se a certas regiões.

Pavão-Verde

O Pavão Verde, como o Pavão Indiano, é um animal disseminado pelos cantos do mundo, eles são oriundos da Indonésia, porém estão presentes na Malásia, na Tailândia, entre outros diversos países. O macho tem a cauda bastante longa, e a fêmea possui a cauda um pouco menor, ambos possuem coloração semelhantes e tons esverdeados por todo o corpo.

Pavão-Branco

A espécie possui uma característica única, a falta de melanina no seu corpo, faz com que suas penas sejam brancas, transformando o corpo inteiro na mesma coloração, é uma ave praticamente albina, é considerada uma espécie rara.

Outras espécies

Existem ainda outras espécies, como o Pavão Sedentário, este que possui um pescoço alongado, muito maior do que o dos outros pavões; tem também o Pavão Bom-Bom, este que possui uma cauda diferenciada e maior que a das outras espécies.

Veja também

Extinção do Guepardo Americano

Guepardo Americano: Extinto, Pré Histórico, Velocidade e Fotos

A diversidade da fauna que temos no mundo com certeza é um fator que encanta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *