Home / Animais / Tudo Sobre o Orix: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Orix: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje trouxemos outro animal super interessante para conhecermos, para quem gosta de curiosidades do mundo animal e gosta de conhecer espécies novas e diferentes vai se encantar com a estrela do dia. Então se sente em um lugar calmo para focar sua atenção nas informações, no final conta para gente o que você achou.

Tudo Sobre o Orix

Nome Científico: Conhecido cientificamente como Oryx.

Esse animal é um mamífero selvagem originário da África e da Península Arábica, faz parte da classe dos antílopes. Eles são muito robustos e corpulentos, além disso possuem chifres enormes, eretos e esféricos. Uma pequena crina pode ser observada nele.

Características do Orix

Oryx
Oryx

O Orix possui algumas espécies reconhecidas, em média eles possuem cerca de 1,80 a 1,95m de altura e podem pesar até 240 kg, mas isso varia bastante de espécie para espécie. Geralmente as fêmeas são um pouco menores do que o macho. A coloração também depende muito da espécie, podem ser castanho, mais escuro ou mais claro, podem ser brancos e até essas cores juntas, todos eles apresentam listras pretas em alguma parte do corpo na face, no corpo e nas patas. Possui manchas pretas na face, o formato depende da espécie, além de um par de chifres bem compridos.

São quatro espécies desse animal, cada um deles com suas características próprias, sua pelagem é um pouco apagada, o que sobressaem são as manchas escuras em algumas partes que chamam a atenção e longos chifres praticamente retos. A espécie mais diferentona é o órix-branco que é mais claro que os outros e com as manchas características ,o pescoço tem um mancha marrom que segue até a parte inferior do corpo. Os chifres dessa espécie são curvos.

Ameaça de Extinção

A espécie Órix-da-arábia quase foi extinta, mas graças a pessoas empenhadas neste tipo de trabalho ele foi salvo. Foi realizado um programa de reprodução em cativeiro onde foi possível levar esse animal de volta a seu habitat natural. Já o órix-branco infelizmente já está classificado como animal extinto ao menos na natureza, espera-se que o mesmo trabalho de reprodução em cativeiro seja realizado com ele para que volte.

Espécies de Orix

Órix-da-Arábia

Órix-da-Arábia
Órix-da-Arábia

Nome Científico – Oryx leucoryx

Ele é o menor de todos eles, infelizmente desapareceu do mapa no ano de 1972 na Árabia de onde era. Mas ele volta para seu habitat natural no ano de 1982 no país de Omã, mas infelizmente a caça ilegal foi capaz de novamente declinar o número de animais por lá, sendo assim no ano de 1986 voltaram para a lista de animais vulneráveis. Existe ainda um grande número desses animais na Ilha dos Emirados Árabes chamada Sir Bani Yas. Na tentativa de manter a espécie, mais animais foram introduzidos novamente em alguns lugares como no Qatar, no Barein, em Israel, na Jordânia e na Arábia Saudita.

No ano de 2011 foram identificados mais de 1000 animais em vida selvagem, já em reclusão havia então entre 6 e 7 mil animais em todo planeta. No mesmo ano, a espécie saiu de ameaçada de extinção para vulnerável.

Orix Branco

Orix Branco
Orix Branco

Nome Científico – Oryx dammah

Também pode ser conhecido popularmente como órix-do-saara habitante de ambientes áridos da África Setentrional. Atualmente de acordo com as últimas informações é considerado extinto no ambiente selvagem. Algumas pessoas relataram ter visto alguns desses animais na República do Níger e em Tchade, mas nada foi confirmado. Já na Tunísia existem alguns animais criados dentro de uma reserva natural, onde estão bem próximos do seu habitat natural e o número vem aumentando com o objetivo de devolver essa espécie para natureza por lá.

Orix Beisa e Orix-do-Cabo

Oryx beisa
Oryx beisa

Nome Científico – Respectivamente Oryx beisa e Oryx gazella.

O primeiro habita o Leste da África, já o segundo habita a África Meridional. O Orix do cabo é uma espécie única, já o Orix beisa contempla 2 subespécies, sendo o beisa órix comum e o Órix de orelhas franjadas. Antigamente acreditava-se que eles eram na realidade subespécie do Orix do cabo. O Orix beisa infelizmente é considerado extinto, não é o caso do Orix do cabo.

Mais Informações

No geral todos os Orix apreciam habitar regiões de clima árido, foram desenvolvidos pela natureza para tolerar um bom tempo sem água. Não são animais solitários, por isso costumam viver em bandos com até 600 indivíduos. O filhote logo que nasce já consegue correr junto com seu bando. Os chifres característicos estão presentes tanto nas fêmeas, quanto nos machos. Esses chifres são eretos e esféricos, menos na espécie Orix branco que possui os chifres curvos para trás. Saiba que esses chifres são mortais, usando eles são capazes de matar grandes animais como o leão. Infelizmente esses chifres também servem de troféu para caçadores, a caça quase extinguiu alguns deles.

Curiosidades

  • Com a intenção de introduzir uma espécie, entre os anos de 1969 a 1977 o NMDGF ofereceu cerca de 95 Orix do cabo na WSMR no estado do Novo México, com isso estima-se que atualmente exista lá cerca de 3 a 6 mil indivíduos dessa espécie. Com a crescente no estado, esses animais estão liberados para caça.
  • Esse animal é muito popular no Qatar e por isso é símbolo do país, inclusive a companhia aérea Qatar Airways tem um desenho dele em sua logomarca.
  • Um personagem forte no jogo Realm of the Mad God é o antagonista chamado Oryx the Mad God, uma forma de agradecimento ao criador dos personagens. No jogo ainda existem outros personagens que levam o nome de 4 espécies desse animal.
  • Esses animais também fazem uma rápida aparição, assim como outros animais no clipe da banda de rock inglesa Talk Talk na música It’s My Life no ano de 1984.
  • Aparece também em outro jogo de tiro chamado Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, em sua primeira versão um operador de defesa foi chamado de Orix.
  • O animal também é lembrado em um livro chamado Oryx e Crake escrito por Margaret Atwood, onde Oryx é o apelido de um dos personagens.

Veja também

Ouriço Terrestre

Tudo Sobre o Ouriço-Terrestre: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje vamos falar sobre um animal bem conhecido por todos, a estrela de hoje é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.