Home / Animais / Tudo Sobre o Ofiúro: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Ofiúro: Características, Nome Científico e Fotos

O Ofiúro é um dos animais mais parecidos com a estrela do mar, não à toa, pois esses seres marítimos fazem parte da mesma família.

Eles são animais extremamente flexíveis e estão espalhados por praticamente todos os oceanos. Vivem em áreas mais rasas, como também em profundidades de até 500 metros. 

Quer saber mais sobre os ofiúros? Continue acompanhando este post, pois aqui vamos mostrar todas as características, habitat, nome científico e muito mais sobre esse incrível animal marítimo. 

Características do Ofiúro

Os ofiúros são animais da mesma família da estrela do mar, eles também são conhecidos como serpentes marítimos, isso se deve aos seus braços longos e finos, que são muito flexíveis e parecem pequenas serpentes. 

Existem mais de 1.200 espécies de ofiúros espalhados pelo mundo, de diferentes tamanhos, colorações, cada qual com a sua característica e peculiaridade. 

Os ofiúros fazem parte da classe Ophiuroidea, são equinodermos, conhecidos também como Ofiuroides. O seu corpo é composto por um disco central e por mais 5 braços, onde cada um pode chegar aos 60 centímetros. 

Características do Ofiúro
Características do Ofiúro

Vale destacar que são  seres presentes em praticamente todos os oceanos, do polo norte ao sul. Estão presentes sobretudo no Oceano Atlântico. Isso se deve a temperatura das águas, onde eles procuram uma temperatura ideal entre 20°C e 24°C. 

Eles habitam tanto o raso, quanto as profundezas marítimas. A grande maioria das espécies está presente em águas profundas, para mais de 500 metros. 

Os ofiúros podem possuir diferentes características, alguns possuem os braços mais alongados, outros cores mais vibrantes, mas fato é que todos se “escondem” em meio aos corais e rochas, na areia ou nas vegetações marítimas.

Alimentação dos Ofiúros

Eles são animais detritívoros, ou seja, alimentam-se de matéria viva em decomposição, ou seja, resto de alimentos ou mesmo peixes que já vieram a falecer. 

Além disso, consomem também crustáceos, pequenos invertebrados, moluscos, zoo plânctons, entre outros seres aquáticos, ele é considerado um ser carnívoro e necrófago. 

Algumas espécies de ofiúros possuem escudos protetores nos braços e no disco central. Quando falamos dos seus órgãos vitais, diferente da estrela do mar, os do ofiúro concentram-se particularmente no disco central. 

Alimentação do Ofiúro
Alimentação do Ofiúro

Seu sistema digestivo é considerado como simples, já que possui apenas um esôfago e e um estomago amplo, este que ocupa praticamente toda a cavidade do ser vivo. Eles não possuem ânus e nenhum outro orifício para liberar suas tóxicas, por isso expelem pela própria pele. 

Os ofiúros possuem tanto reprodução sexuada como também assexuada. São seres curiosos e merecem toda nossa atenção. 

É altamente indicado possuir um ou mais ofiúros no seu aquário, já que são seres que não incomodam os peixes, são discretos e ajudam na limpeza.

Além disso, vale destacar que são animais “reef safe”, isso significa que não consomem algas, então pode ficar tranquilo e colocar os ofiúros no seu aquário. Confira abaixo algumas dicas caso deseja possuir um ofiúro de estimação no seu quarto! 

Ofiúro em Aquário: Cuidados

É super comum aquaristas do mundo inteiro procurarem pelos ofiúros. Eles são semelhantes às estrelas do mar, mas possuem suas características próprias, como por exemplo o braço que se arrasta por onde ele passa, extremamente flexível e alongado. 

Ele ajuda na limpeza do aquário porque é um animal que se alimenta de pequenos seres, de microrganismos, ou seja, ideal para quem tem um aquário e deseja que ele sempre fique limpo. Outro fator positivo dos ofiúros em aquário é o fato de não incomodarem nem perturbar os peixes que ali habitam. Eles praticamente passam despercebidos pelos demais e, desta maneira, facilitam muito a convivência. 

Diferente de outros peixes que não pode colocar no mesmo aquário que outros, o ofiúro é um animal tranquilo, discreto e até um tanto tímido. Por isso, quando ele está se locomovendo pelo aquário é sempre uma novidade. 

É muito fácil de encontrar um ofiúro para colocar no seu aquário. Você pode procurar em lojas, tanto onlines, quanto físicas, ou mesmo em mercados, feiras que tenham a ala aquarista. Assim você adquire um ser vivo magnífico e que auxilia na limpeza do seu aquário. 

Vale destacar também que possuem os mini ofiúros, estes que não ultrapassam os 10 centímetros de espessura. Geralmente eles vem com algas, corais para aquário, pois são nesses lugares onde vivem. 

Quantos Tipos de Ofiúros Existem? 

As espécies de ofiúros são muitas. Estima-se que existam mais de 1.200 espécies de ofiúros em todo o planeta, dos mais alongados, que ultrapassam os 60 cm e os considerados “mínis”, que não passam dos 10 cm.

A classe Ophiuroidea, classe dos ofiúros é dividida em 3 principais ordens, e são elas: 

Ophiurida

É ordem onde estão presentes praticamente todas as espécies de ofiúros, são muitas, a maioria. Eles apresentam bursas, escudos por todo o corpo, nos braços e no ventre. Suas glândulas digestivas estão todas concentradas no disco central. 

Ophiurida
Ophiurida

Como seus braços são muito desenvolvidos e alongados, eles não conseguem dobra-lo na na vertical, apenas movimenta-se na horizontal. 

Nessa ordem está presente grande parte dos ofiúros e desta forma, todos possuem características semelhantes. 

Oegophiurida

Nessa ordem é classificada apenas uma espécie de ofiúro. Única, exclusiva, ela possui características totalmente opostas a ordem citada acima. 

Não possui as bursas, além de não possuírem escudos no braço, também não possuem no ventre. Outro fator que o diferencia dos demais é o posicionamento de suas glândulas digestivas, Ele não possui todas localizadas no disco central e sim próximas aos braços. 

Como é uma espécie apenas presente nessa ordem, podemos constar que suas características não como da maioria, essa espécie é única, com as próprias características, mas não deixa de ser um ofiúro. 

Phrynophiurida

Nessa ordem são classificados os ofiúros mais rudimentares e antigos. Eles não possuem bursas, como também apresentam braços mais alongados, outras vezes não, porém, eles se enrolam na vertical e são ramificados, diferente da primeira ordem. Quando falamos de suas glândulas digestivas, elas são posicionadas no dorso, também diferente das demais ordens. 

Phrynophiurida
Phrynophiurida

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo! Continue acompanhando nossas postagens para ficar por dentro do mundo animal e muito mais! 

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *