Home / Animais / Tudo Sobre o Carneiro-Selvagem: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Carneiro-Selvagem: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje trouxemos mais um animal incrível para a gente conhecer, vale muito a pena ficar até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre o Carneiro-Selvagem

Nome Científico – Ovis canadensis. 

Popularmente conhecido como carneiro – selvagem, são conhecidas duas espécies desse animal na América do Norte, temos também o Thinhorn. A classificação biológica desse animal está em constante atualização de acordo com novas informações que vão chegando, pois é constante a chegada de novos dados. Atualmente são reconhecidas três subespécies desses animais, são eles:

  • Carneiro das Montanhas Rochosas – Nome Científico – Ovis canadensis canadensis;
  • Carneiro Selvagem de Sierra Nevada – Nome Científico – Ovis canadensis sierrae;
  • Carneiro-Selvagem-do-Deserto – Ovis canadensis nelsoni.
Carneiro Selvagem
Carneiro Selvagem

Infelizmente destes, existem 2 grupos de animais da mesma espécie e que vivem na mesma parte dos EUA que estão em de serem extintos. São eles:

  • Carneiro Selvagem de Sierra Nevada, considerado uma subespécie singular,
  • Carneiro Selvagem Peninsular – Nome científico – Ovis canadensis nelsoni.

Origem do Carneiro Selvagem

Esses animais fizeram a travessia entre o continente asiático e o continente americano através do estreito que os liga e naquele tempo ainda era solo firme e hoje é um espaço marítimo. Isso ocorreu no período Plistoceno há cerca de 2.5 milhões e 11,7 mil anos atrás, depois disso seguiram para a América do Norte ocidental, limitando – se a baixa Califórnia.

Há cerca de 600 mil anos atrás o carneiro selvagem rompeu com seu ancestral asiático mais próximo, o Ovis nivicola.

Nos Estados Unidos, Canadá e México, esse animal acabou se separando em duas espécies, o carneiro selvagem peninsular se espalhou dos EUA ao México, já o carneiro de dall se espalhou no Alasca e noroeste do Canadá.

Na realidade pouco se sabe sobre essas espécies, pois não tem nenhum padrão seguro descrito sobre elas já que ao longo da história houve cruzamento entre uma e outra.

Características do Carneiro Selvagem

Os machos dessa espécie possuem grandes chifres, eles são curvados para fora quase que formando um círculo ao lado da face. As fêmeas também têm chifres, só que diferente dos machos eles são menores e menos curvados. A coloração desses animais pode variar um pouco, eles podem ser cinzas, pretos, castanho claro, marrom mais escuro, eles possuem uma mancha clara nas costas, no traseiro uma grande parte é branco, isso ocorre também na parte posterior das 4 patas.

São animais grandes e pesados, o carneiro selvagem das montanhas rochosas macho pode pesar mais de 135 Kg, as fêmeas não ficam muito atrás, podem pesar cerca de 90 Kg. Por outro lado o Ovis canadensis sierrae são mais leves, os machos que são maiores alcançam os 90 Kg, já as fêmeas pesam ainda menos, algo em torno de 63 Kg.  Eles possuem os chifres bem pesados, os do macho por exemplo pesam cerca de 14 Kg, é um peso considerável de acordo com o seu tamanho. 

Eles comem gramíneas, plantas lenhosas, isso acontece especialmente no outono e no inverno. Possuem uma habilidade incrível de escalar locais muito alcantilados, e fazem isso para fugir dos seus predadores, eles possuem alguns como as plumas, as águias e os coiotes. Estando em locais bem altos conseguem se proteger deles.

Os carneiros selvagens não são animais solitários, por isso geralmente são encontrados em grandes rebanhos, eles possuem um esquema único de hierarquia   entre membros do mesmo grupo.

Quando chega o período antes da época do acasalamento deles, os machos precisam de alguma forma eleger uma hierarquia onde os machos dominantes podem copular com as fêmeas.  Nesse período anterior ao acasalamento dos carneiros eles batem os chifres um no dos outros.Lembrando que os chifres desses animais são bem pesados, alguns podem chegar a pesar 18Kg, mais do que o peso dos ossos deles. Por conta de tantas batidas seguidas, eles se machucam frequentemente. Após o acasalamento a fêmea leva a gravidez por 6 meses.

Em locais de clima subtropical, a maior parte dos acasalamentos acontece no mês de novembro, assim os filhotes nascem no mês de maio.

Os carneiros selvagens, assim como os carneiros domésticos podem sofrer pelas mesmas doenças por exemplo a pneumonia ou sarna, os carneiros selvagens ainda podem morrer pela queda de locais muito altos, já que vivem em penhascos em terrenos muito acidentados.

Mais Informações

Os carneiros selvagens podem ser um bom sinal que o ecossistema está funcionando como deveria, pois eles sentem muito qualquer intervenção do homem no ambiente. São animais ornamentais, e por isso infelizmente chamam muito a atenção de caçadores de animais. Algumas espécies preferem climas mais frios como é o caso do carneiro das montanhas rochosas e do carneiro Selvagem de Sierra Nevada, por isso habitam partes mais frias dos EUA e do Canadá. Por outro lado, o Carneiro-Selvagem-do-Deserto habita um deserto quente mais para o sudoeste dos EUA.

No ano de 1940 um estudioso da época classificou esse animal em 7 subespécies. E assim se acreditou até 1993, quando outros profissionais do assunto através de pesquisas e testes provaram que essa divisão não era real. Com mais tecnologia e mais informações foi possível descobrir que o carneiro selvagem é uma espécie singular, que tem ligado a ele três subespécie, são elas:

  • Carneiro das Montanhas Rochosas (Este se encontra nas montanhas rochosas dos EUA e do Canadá),
  • Carneiro-Selvagem-do-Deserto (Essa espécie se encontra em regiões de deserto no sudoeste dos EUA e no México) ,
  • Carneiro Selvagem de Sierra Nevada (Essa é uma espécie única, e só existe na Sierra Nevada.

São tantas informações interessantes que a gente até se perde né, conta para gente aqui nos comentários o que você achou do animal de hoje. Até a próxima.

Veja também

Suricatos no Zoológico

Como Ficam os Animais no Zoológico?

Hoje vamos abordar um tema bem polêmico mas necessário, muitas pessoas querem entender melhor sobre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.