Home / Animais / Tudo Sobre a Zibelina: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Zibelina: Características, Nome Científico e Fotos

Criatura cujo nome científico é Martes zibelina, ela pode ser vista em toda a parte norte da Ásia, já que sua distribuição vai da área escandinava até o norte chinês. Um dos países onde a localização da zibelina se torna mais fácil é a Sibéria, especialmente nas florestas das partes leste e oeste do gélido país.

A zibelina é carnívora e pertence à linhagem dos mustelídeos, da qual fazem parte a marta e a doninha. Em muitos momentos, esse animal é associado com a marta americana por conta da semelhança. É possível ver a zibelina nas florestas e nas montanhas do norte asiático. Contudo, esse animal não gosta de habitar o topo das montanhas áridas.

Características Gerais

Existem diferenças físicas entre o macho e a zibelina fêmea. Os machos possuem um comprimento que varia entre 38 cm e 56 cm, enquanto o tamanho de sua cauda varia entre 9 cm e 12 cm. Além disso, eles pesam entre 880 gramas e 1,8 kg. Por sua vez, as fêmeas medem entre 35 cm e 51 cm e suas caudas medem entre 7 cm e 11,5 cm. O peso delas varia entre 700 gramas e 1,5 kg. Os pelos desses animais costumam ficar ainda mais longos durante o inverno.

Com relação as zibelinas japonesas, elas são chamadas de kuroten’s e possuem manchas pretas em seus pés e em suas pernas. Esses animais possuem uma pequena quantidade de pelos ao redor da garganta e eles podem ser brancos, cinzas ou amarelados. Os pelos da kuroten possuem maior maciez que a pelagem das outras doninhas.

O tom dos pelos da zibelina pode se alternar entre o marrom escuro e o marrom claro, sendo que esse animal tende a ser mais claro em seu ventre e mais escuro em suas pernas e costas. Costumam batalhar de forma violenta entre si, principalmente em locais com pouca comida ou com poucas fêmeas para acasalamento.

Não é muito difícil caçar um mustelídeo. Como esse animal é muito curioso, é só fazer uma armadilha com um objeto brilhante que ele será capturado tranquilamente. O melhor local para fazer isso é próximo ao ninho desse animal.

Família Biológica

Como a zibelina faz parte do grupo dos mustelídeos, ela tem muitos parentes e um deles é a marta, que, por sinal, se parece muito com a zibelina. A marta é um animal carnívoro e seus pelos são tão macios quanto os da zibelina. O tempo de gestação desse animal é de aproximadamente dois meses, dando à luz a dois ou três filhotes. Normalmente, as martas gostam de viver sozinhas e em locais cheios de árvores e de rochas.

As martas eram animais comuns na Europa, mas por conta da caça de suas peles, atualmente correm risco de extinção. As zibelinas e as martas possuem tamanho parecido. No entanto, as zibelinas têm cabeças e orelhas mais longas do que as martas, além disso, as suas caudas são menores do que as delas. Ambos os crânios são parecidos, só que o da zibelina possui maior porte e robustez.

Reprodução das Zibelinas

Filhote de Zibelina
Filhote de Zibelina

Depois que o acasalamento acontece, o embrião demora entre 25 e 30 dias para se desenvolver dentro da fêmea zibelina. O período de gravidez varia entre 8 e 10 meses e elas podem gerar entre um e sete filhotes, mas a média mais comum é uma ninhada entre dois e três filhotes.

Os machos costumam ser pais protetores, pois eles vigiam o local onde a fêmea e seus filhotes se encontram. O objetivo é impedir que alguma coisa ruim lhes aconteça. Além disso, são eles que procuram alimentos para sua “esposa” e seus filhotes.

Modo de Agir

As zibelinas moram em florestas cheias de pinheiros, cedros, abetos (um tipo de árvore) e bétulas. Essa vegetação pode ser encontrada tanto nas partes baixas da floresta quanto nas regiões montanhosas. Esse mustelídeo cuida de territórios que variam entre 4 e 30 quilômetros quadrados, mas isso varia de acordo com a quantidade de alimentos que existe no local.

Se a zibelina não encontrar alimentos em um determinado lugar, ela é capaz de percorrer longas distâncias diariamente até encontrar um local que tenha recursos para ela. Esses animais são capazes de caminhar entre 6 e 12 quilômetros por dia. As zibelinas moram em tocas que ficam próximas às margens dos rios das florestas.

Esses animais são especialistas em subir nas árvores. As zibelinas gostam de caçar durante todo o crepúsculo, exceto na época de reprodução, quando preferem fazer as suas atividades no período diurno. Como essa criatura viaja constantemente, as suas tocas são moradias temporárias. Durante o inverno, em vários momentos a zibelina muda de um local para o outro, pois está sempre em busca de algo para comer.

Zibelina na Árvore
Zibelina na Árvore

Alimentação

A dieta da zibelina é onívora e possui muitas variações dependendo da época do ano. Em um período mais quente, esses animais devoram muitas lebres e outros mamíferos de pequeno porte. Quando chega a época fria, essas criaturas procuram locais para se abrigar da neve e sua opção de alimento preferida é o fruto silvestre. Além disso, a zibelina também consome pequenos roedores e até mesmo cervos de pequeno porte.

As zibelinas também se alimentam de pássaros e de doninhas de pequeno porte como os arminhos. Um fato curioso sobre as zibelinas: elas perseguem os usos e os lobos somente para comerem os restos mortais das presas deles. A alimentação desse mustelídeo é tão variada que contém moluscos, lesmas e até mesmo peixes. Caso precise, esse animal é capaz de usar as patas da frente para fazer a sua pesca.

Com audição e olfato muito apurados, a zibelina têm essas ferramentas como principais armas no momento da caça. Além disso, as zibelinas marcam território através de um odor emitido pelas glândulas de seu abdômen.

Apesar de ser um predador eficiente, existem momentos em que a zibelina precisa fugir, pois pode passar de caçadora a presa com muita facilidade. Entre os principais inimigos da zibelina estão os lobos, os tigres, as águias e as corujas de grande porte.

Locais de Habitação

Entre 1940 e 1965, 19.000 zibelinas foram inseridas na Rússia, o que transformou aquele país em um dos maiores locais de habitação desse animal. Além disso, ele também pode ser encontrado nas regiões montanhosas do leste asiático e na parte oeste da Sibéria.

As zibelinas também podem ser vistas em terras mongólicas e no território chinês, especialmente na Grande Faixa de Khingan. Como esse animal apresenta muitas variações em sua aparência, a ciência não sabe ao certo quantas subespécies dele podem ser quantificadas. Existem estudos que afirmam que existem 17 subespécies de zibelinas, mas outras pesquisas acadêmicas indicam algo entre sete e trinta subespécies.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *