Home / Animais / Tudo Sobre a Raposa Prateada: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raposa Prateada: Características e Fotos

As raposas são mamíferos pertencentes à mesma família taxonômica na qual estão inclusos os cães e lobo (Canidae). Possuem crânio achatado, focinho pontiagudo, assim como orelhas verticais e triangulares.

Frequentemente são apresentadas com coloração laranja, mas é possível encontrar espécies, subespécies e variantes com muitas outras tonalidades. E, à propósito, você já ouviu falar da raposa prateada ?

Pois bem, esta raposa é extremamente rara e corresponde a uma variedade melanística da tradicional raposa vermelha (nome científico Vulpes vulpes). Espécie que também apresenta outras variedades, bem como subespécies. Ainda dentro do ‘contexto melanístico’, também existem raposas vermelhas que contam com melanismo completo- sendo chamadas de raposas leucísticas.

Neste artigo, você conhecerá tudo o que precisa saber sobre a raposa prateada, suas características, comportamento e até mesmo importância histórica e cultural.

Então venha conosco e boa leitura.

Tudo Sobre a Raposa Prateada: Classificação Taxonômica

A classificação científica para a raposa prateada obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Carnivora;

Família: Canidae;

Gênero: Vulpes;

Espécie: Vulpes vulpes.

A família Canidae conta com um quantitativo de 35 espécies distribuídas por todos os continentes, com exceção da Antártica. Seus representantes incluem os coiotes, raposas, chacais, lobos e cães. Possuem sentidos como a audição e olfato mais desenvolvidos do que a visão.

A maioria das espécies de raposas pertence ao gênero Vulpes, o qual é considerado monofilético (ou seja, todos os seus membros possuem apenas um ancestral comum exclusivo). Tal espécies também podem ser conhecidas como ‘raposas verdadeiras’.

A raposa vermelha (nome científico Vulpes vulpes), cuja variante é a nossa protagonista raposa prateada, é a maior espécie de seu gênero. Machos adultos possuem uma altura (ao nível da cernelha) estimada entre 35 a 40 centímetros. Em relação ao comprimento, este varia entre 45 a 90 centímetros.

Tudo Sobre a Raposa Prateada: Características e Fotos

A belíssima raposa prateada possui pelos na cor preta com nuances brilhantes, as quais, sobre a luz do dia, conferem um aspecto prateado. Nem todos os indivíduos possuem o mesmo tom prateado característico da variante, uma vez que também podem apresentar coloração cinza azulado.

Características da Raposa Prateada
Características da Raposa Prateada

Esta pelagem é bastante fina e consideravelmente longa em algumas áreas do corpo (nas quais pode alcançar até 5,1 centímetros de comprimento). Tais pelos podem ser mais grosso, apresentando textura lanosa (semelhante à lã) na cauda. Comumente são macios, densos e brilhantes.

Tudo Sobre a Raposa Prateada: Comportamento, Reprodução e Alimentação

Tal como a raposa vermelha padrão e suas demais variantes, a raposa prateada também possui o habito de marcar odores. Tal prática está relacionada tanto à necessidade de demonstrar dominância quanto à necessidade de comunicar ausência de alimento em áreas de forrageamento.

Este animal é ovnívoro, porém a carne é seu alimento preferencial, consumindo vegetais apenas quando sua primeira opção não está disponível. Para caçar presas diferentes, adota estratégias diferenciadas. Por exemplo, para mamíferos pequeninos adotam uma posição encolhida de ‘ratinho’; para presas terrestres mais ágeis, são igualmente mais ágeis. Quando as presas escondem-se em tocas ou abrigos subterrâneos, estas raposas cochilam na entrada do local para aguardar o rango.

Raposa Prateada Prenha
Raposa Prateada Prenha

Agora, falando em termos de reprodução e acasalamento, a gestação de uma raposa prateada tem duração média de 52 dias. As fêmeas possuem somente 1 ciclo estral anual (no caso, definido como ciclo fértil/reprodutivo). Tal ciclo possui uma duração estimada entre 1 a 6 dias.

O tamanho da ninhada (ou seja, a quantidade de filhos nascidos de uma única vez) é dependente de fatores como a idade da fêmea e a oferta de alimentos. É mais comum encontrar ninhadas contendo de 3 a 6 filhotes, todavia, a variação pode ser de 1 a 14 (ou seja, incrivelmente maior).

Os machos também participam dos cuidados parenterais, protegendo/defendendo a toca, alimentando os filhotes e garantindo comida para a fêmea que está amamentando.

Tudo Sobre a Raposa Prateada: Distribuição Geográfica

A raposa vermelha, bem como a sua variante prateada, pode ser encontrada em todo o hemisfério Norte, porém também na Austrália. Todavia, neste ultimo país, a mesma é considerada como uma espécie invasora, pois aves e mamíferos. A raposa vermelha já causou muitos prejuízos para os criadores de ovelhas e gados.

Em relação à raposa prateada mais especificamente, dentro da América do Norte, a variante é mais prevalente na porção noroeste. No Canadá, representa 8% da população de raposas vermelhas. Mudando o foco para a Europa, era comum encontrar estes animais ocasionalmente na Escócia, porém, apesar de muito cobiçadas pelos caçadores, apenas eram encontrados de 3 a 4 indivíduos por estação.

Raposa Prateada na Estrada
Raposa Prateada na Estrada

Nos estados russos correspondentes à área da antiga União Soviética, tais raposas eram encontradas nas zonas florestais, bem com cinturões de tundra florestal principalmente nas montanhas do Cáucaso e na região geográfica da Sibéria Central.

No ano de 2018, uma raposa prateada foi vista pela primeira vez no Reino Unido após o longo período de 25 anos.

Conhecendo Outras Espécies/ Variantes de Belas Raposas

A raposa vermelha padrão e a raposa prateada são visualmente muito bonitas e fascinantes. Porém, outras belas raposas também merecem tal reconhecimento e admiração. A raposa-do-artico, por exemplo, possui coloração geralmente branca e grossa pelagem que a permitem sobreviver em temperaturas inferiores a 70 °C.

Outro exemplo é a raposa cinzenta, a qual é encontrada em toda a América do Norte, mas curiosamente pode estar presente ao Norte da Venezuela e da Colômbia (mesmo as raposas não sendo animais prevalentes na América Latina). Esta raposa é um dos únicos canídeos com a capacidade peculiar de subir em árvores.

As raposas-do-deserto (também chamadas de fenecos) são nativas da África do Norte e do deserto do Saara. Possuem pelagem de coloração creme e grande capacidade de ouvir a movimentação de suas presas sob a areia.

*

Gostou das informações e curiosidades.

Por aqui, há muito mais. Não precisa ir embora, sinta-se à vontade para explorar o site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Mammals of the Soviet Union Vol.II Part 1a, Sirenia and Carnivora (Sea cows; Wolves and Bears), V.G Heptner and N.P Naumov editors, Science Publishers, Inc. USA. 1998;

NOWAK, RONALD M. (1999). Walker’s Mammals of the World. 2. [S.l.]: JHU Press. p. 636;

MOREIRA, F. EXTRA. ‘Raposa prateada’ é vista pela primeira vez no Reino Unido em 25 anos. Disponível em: < https://extra.globo.com/noticias/page-not-found/raposa-prateada-vista-pela-primeira-vez-no-reino-unido-em-25-anos-23233518.html>;

ROMANZOTI, N. Hypescience. 7 raposas extremamente belas. A 3ª você nunca viu antes. Disponível em: < https://hypescience.com/7-das-mais-belas-especies-de-raposas-mundo/>;

Wikipedia in English. Silver Fox (animal). Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Silver_fox_(animal)>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *