Home / Animais / Tubarão Enfermeiro: É Perigoso? Curiosidades, Habitat e Imagens

Tubarão Enfermeiro: É Perigoso? Curiosidades, Habitat e Imagens

Os tubarões já são conhecidos mundialmente como animais extremamente agressivos e perigosos, e por esse motivo muitas pessoas têm medo desse animal e com certeza não o acha tão fofo como um cachorrinho, por exemplo.

Porém, existe um ditado que diz que nós temos medo do que não conhecemos, e isso é verdade. No caso do tubarão, não podemos falar que ele não é perigoso e agressivo, mas podemos falar que ele possui muitas outras características além dessas e com certeza é um animal extremamente interessante para você estudar.

O tubarão enfermeiro é uma espécie diferenciada que vem se destacando cada vez mais, principalmente por conta das descobertas dos cientistas, que estão sempre estudando essa espécie de maneira mais aprofundada.

Portanto, continue lendo o artigo para saber mais sobre o habitat dessa espécie, curiosidades sobre ela, qual o estado de conservação atual dela e até mesmo entender se o tubarão enfermeiro é perigoso.

Características Do Tubarão Enfermeiro

O tubarão enfermeiro pode ser também chamado popularmente de tubarão lixa e lambaru, porém ele é conhecido cientificamente como Ginglymostoma cirratum. O que significa que ele é um animal que pertence ao gênero Ginglymostoma.

Ele, assim como a maioria dos tubarões, é um animal extremamente grande, já que no caso das fêmeas elas medem entre 1,2 metros e 3 metros e pesam cerca de 500kg, enquanto os machos medem entre 2,2 metros e 4 metros e pesam até 500kg também.

Diferentemente do que pode se pensar, essa espécie de tubarão não possui dentes grandes, mas sim pequenos e extremamente pontudos. Enquanto isso, o focinho desse animal é bem alongado e possui aspecto achatado, o que o diferencia de outras espécies.

Por fim, podemos dizer que o nome popular dessa espécie (tubarão lixa) foi dado pois esse animal tem o costume de nadar bem próximo ao chão, como uma lixa criando atrito. Geralmente ele pode chegar a nadar até 60 metros abaixo da superfície.

Portanto, podemos perceber que esse animal é bem diferente do nosso estereótipo de tubarão e exatamente por isso é muito interessante de ser estudado.

Habitat Do Tubarão Enfermeiro

Saber onde um animal habita é algo importante, pois dessa forma você pode saber se deve ou não frequentar aquele local e ao mesmo tempo entende mais os hábitos do animal, já que ele tende a se modificar de acordo com o ambiente em que vive.

No caso do tubarão enfermeiro, podemos dizer que ele é um tubarão que gosta de águas calmas e mornas, geralmente nos litorais de diversos países do mundo. Na maioria das vezes, eles podem ser encontrados em piscinas naturais, já que esses locais possuem exatamente as características que eles gostam.

Mergulhador Junto Com Dois Tubarões Enfermeiro
Mergulhador Junto Com Dois Tubarões Enfermeiro

Podemos dizer que essa espécie de tubarão está presente principalmente na América e na África, e por toda ela. Ou seja, esse tubarão pode ser encontrado na América Central, América do Norte e América do Sul, além de também ser encontrado na África.

Portanto, é possível perceber que o tubarão enfermeiro se atrai mais por águas quantes e calmas, o que faz com que ele prefira regiões tropicais do mundo, como essas que citamos acima.

Curiosidades Sobre O Tubarão Enfermeiro

Saber curiosidades sobre o animal que você está estudando com certeza é essencial para que seus estudos fiquem mais dinâmicos e ainda mais interessantes. Por isso, vamos ver agora algumas curiosidades que podemos citar sobre essa espécie.

  • O tubarão lixa também é chamado dessa maneira pois a sua pele é considerada extremamente áspera, o que faz com que ela se pareça com uma lixa;
  • Essa espécie possui um tipo de “bigode” localizado próximo às narinas que pode ser parecido com pinças de enfermeiro, e por isso ele também é conhecido como tubarão enfermeiro;
  • Há alguns anos atrás foi registrado um ataque a uma mulher nas Bahamas, e o tubarão que estava atacando era um tubarão enfermeiro;
  • A maioria dos tubarões acaba se asfixiando quando para de nadar. No caso do tubarão lixa isso não ocorre, já que ele possui um sistema respiratório mais desenvolvido e adaptado;
  • A fêmea dessa espécie costuma botar de 20 a 30 ovos, o que significa que ele é um animal ovíparo;
  • Ele pode ser também encontrado no Brasil, geralmente na região Sul;
  • A expectativa de vida do tubarão lixa é de 25 anos;
  • Ele está atualmente ameaçado de extinção por conta da caça excessiva.

Portanto, essas são algumas curiosidades que nos permitem perceber como o tubarão enfermeiro é interessante e possui características únicas, o que o torna ainda mais atraente para ser estudado por pesquisadores e por nós mesmos.

O Tubarão Enfermeiro É Perigoso?

Após o ataque que ocorreu nas Bahamas, muitas pessoas passaram a se questionar se essa era uma espécie perigosa de tubarão, já que com certeza o acontecimento causou muito medo em todos que habitam as regiões onde esse tubarão está.

Mulher Nada ao Lado de Vários Tubarões Enfermeiro
Mulher Nada ao Lado de Vários Tubarões Enfermeiro

Porém, ao contrário do que muitos pensam, podemos dizer que o tubarão enfermeiro possui um temperamento calmo e não agressivo na maior parte das vezes; mas a maior parte das vezes não é “sempre”.

Isso porque o tubarão enfermeiro tende a atacar caso ele se sinta ameaçado por algum motivo. No caso da modelo, ela ouviu de muitas pessoas que essa é uma espécie de tubarão que não ataca seres humanos e tambémbgiu

Veja também

Tartaruga De Aquário

Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

A gama de animais de estimação é muito grande pra escolher, e entre alguns dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *