Home / Animais / Tritão Animal de Estimação: Como Cuidar de Um?

Tritão Animal de Estimação: Como Cuidar de Um?

O tritão, ou newts, são animais anfíbios, que mais se parecem com o resultado do cruzamento entre um lagarto e um sapo. Seres semi-aquáticos, esses animais são repletos de características.

Se você quer saber como ter um tritão como animal de estimação, como cuidar de um, como ele vive, e muito mais, continue lendo e descubra aqui tudo sobre esse animal tão exótico e perigoso.

Principais Características do Tritão

Em um primeiro momento, o tritão pode até parecer ser um animal inofensivo. Porém, ele pode se mostrar um animal perigoso, devido à presença de toxinas que são secretadas pela sua pele.

Essa toxina é, na verdade, um mecanismo de defesa do tritão, e que tem o poder de matar uma pessoa. Outra característica interessante dessa espécie é que ele também tem a capacidade de regenerar órgãos ou membros que foram perdidos.

Por causa dessa característica, esses animais desempenham um papel muito importante quando se trata de estudos médicos a respeito de regeneração.

O tritão é animal pertencente à família Salamandridae. Ao todo, são mais de 60 espécies diferentes existentes. Todo tritão é uma salamandra. No entanto, nem toda salamandra é um tritão. Porém, as diferenças existentes entre esses animais não são muitas.

Embora existam algumas exceções, o mais comum é o tritão adulto passar mais tempo dentro d’água do que a salamandra. E também existem mais diferenças que distinguem os sexos entre os tritões.

A classificação de tritões e de salamandras é a principal forma de distinção entre ambos. O tritão é pertencente aos gêneros Echinotriton, Pachytriton, Triturus ou Tylototriton, Cynops, Pleurodeles, Euproctus, Paramesotriton, Taricha, Neurergus e Notophthalmus. Enquanto que as verdadeiras salamandras pertencem aos gêneros Mertensiella, Salamandra e Chioglossa.

O corpo do tritão é na forma de lagarto. Ele tem 4 patas, e a cauda longa. A maior parte dos animais dessa espécie possuem a pele úmida e lisa. Apesar de algumas espécies, como é o caso dos tritões de pele áspera, terem, como já disse, a pele granulosa e áspera.

Alguns tritões possuem os pulmões bem desenvolvidos. Enquanto que outros são totalmente aquáticos, e conservem as guelras. Como existem várias espécies diferentes de tritões, eles são encontrados em diversos tamanhos diferentes. Normalmente, eles não medem mais que 20 cm. E o seu peso varia entre 6,3 a 106 gramas.

Para que possa camuflar e conseguir escapar de predadores, o tritão depende da cor da sua pele preta, verde ou marrom. Enquanto que outros possuem cores mais brilhantes, que indicam que se tratam de animais tóxicos e que, por isso, pode ser uma péssima ideia consumi-los nas refeições.

Essa espécie de tritão secreta um muco bem tóxico. Do total das espécies, ao mesmo 10 delas apresentavam substâncias perigosas e tóxicas. Uma dessas substâncias é chamada de TTX ou tetrodotoxina, que é não-proteica, e a substância mais venenosa de conhecimento dos cientistas, e que se parece muito com àquela encontrada em baiacu.

A tetrodotoxina é uma neurotoxina muito potente, capaz de bloquear os sinais que o sistema nervoso envia para os músculos, podendo levar à problemas como o bloqueio de sinais que o cérebro envia para o coração, para que ele bata.

Tritão-de-Ventre-Laranja
Tritão-de-Ventre-Laranja

De acordo com estudos, o tritão que tem a pele de casca dura, é tão venenoso, que pode matar até 25.000 ratos. E tem ainda alguns tritões que podem ser ainda mais venenosos. Além da toxina, o alligator e o newt espanhol conseguem empurrar as costelas até a pele, para conseguirem perfurar as vítimas. Dessa forma, eles garantem que o seu veneno irá penetrar na vítima.

Aquário Para Tritões – Como Ter Um Tritão de Estimação e Cuidar Em Casa

Para quem deseja ter um tritão como animal de estimação, será necessário reservar um tanque com cerca de 10 a 20 litros de água para cada exemplar adulto. Não é indicado deixar dois machos juntos.

Também é preciso colocar no tanque muitos elementos para o animal se esconder, como pedras, troncos e plantas. Uma parte do tanque deve conter água, e a outra parte deve ter terra úmida.

Tritões são animais carnívoros. Eles se alimentam de vermes, ovos de anfíbios, pequenos animais invertebrados, insetos na terra, lesmas, insetos aquáticos, girinos, larvas de insetos, camarões e moluscos. Quanto aos recém-nascidos, esses podem se alimentar de larvas de insetos e de pequenos camarões.

É importante limpar o aquário do tritão com uma certa regularidade, sem usar produtos químicos. E sempre lavar ou trocar o substrato. Com relação à água, os cuidados devem ser os mesmos adotados com a água de peixes, sempre monitorando a qualidade da água e o seu pH.

A cada 2 meses, o substrato deve ser limpo ou trocado. Se houver mais de um tritão no tanque, a troca pode acontecer com menos tempo.

Qual é o Habitat do Tritão?

O tritão pode ser encontrado por todo o Hemisfério Norte, na Europa, no norte da África, na América do Norte e na Ásia. Alguns animais da espécie vivem na terra. Outros, porém, vivem quase que somente na água.

Quais São os Hábitos do Tritão?

Vários animais dessa espécie permanecem ativos o dia inteiro. Enquanto que outros ficam mais ativos durante a noite. E todos os tritões ficam caçando ou descansando na sombra e em uma área fria, em grande do tempo.

Quanto ao acasalamento do tritão, trata-se de um momento muito interessante. Quando chega a época de acasalar, um feromônio bem forte é secretado do macho, que serve para atrair a fêmea. Ele, então, realiza uma pequena dança, onde fica balançando a sua cauda pelo ar.

Tritão Andando Dentro do Aquário
Tritão Andando Dentro do Aquário

O feromônio secretado é tão forte que, se não houver um macho nas proximidades, as fêmeas ficam tão inquietas, que tentam acasalar-se entre si.

Como Acontece a Regeneração do Tritão?

O tritão tem a enorme capacidade de regenerar membros, tecidos e órgãos. Até mesmo a lente do olho, componentes do seu sistema nervoso e músculos cardíacos. A expectativa dos pesquisadores é que essa habilidade se baseie num traço genético comum, e também que ele possa ser encontrado em outros animais, ainda que sutilmente.

Porém, estudos têm indicado que talvez seja mais complicado do que parece, pois o genoma do tritão é 10 vezes maior do o genoma do ser humano.

Filhotes de Tritão

Uma fêmea de newt wart pode pôr entre 200 e 300 ovos. Porém, eles são colocados um a um, e são anexados às plantas. Algumas espécies de tritões costumam depositar os ovos na terra.

Os filhotes de tritão se parecem muito com filhotinhos de peixes, e apresentam as guelras externas com o aspecto emplumadas.

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *