Home / Animais / Traça do Sol de Madagascar: Caracteristicas, Habitat e Fotos

Traça do Sol de Madagascar: Caracteristicas, Habitat e Fotos

A natureza nos oferece shows maravilhosos a cada momento, seja na flora ou na fauna. Desta vez, revisaremos insetos incríveis que podem não ser os seus favoritos, mas que apenas olhando para eles atraem nosso desejo de encontrá-los.

Entre as características mais impressionantes de alguns insetos, descobriremos que alguns são capazes de viver mais de 50 anos (a formiga rainha tem uma expectativa de vida impressionante de cerca de 28 anos e acaba quase o dobro da rainha) e outros, mal vivem alguns horas (as baratas, por exemplo, vivem apenas 1 ano, mas deixam muitos milhares de filhos como legados).

Traça do Sol de Madagascar
Traça do Sol de Madagascar

Existem também aqueles que podem ficar sem comida por um longo tempo ou aqueles que são capazes de viver em áreas inóspitas como a Antártica.

Não há dúvida de que as borboletas são os insetos mais familiares e aceitos pelos seres humanos. Existem cerca de 17.500 espécies de borboletas no mundo e elas são o único grupo de insetos que possuem escamas para cobrir suas asas. De fato, as cores coloridas das asas das borboletas vêm dessas pequenas escalas de cores. É chamado de ‘cor estrutural’, onde as escamas formam pequenos sulcos que refletem a luz.

Acraca Coa

Acraga coa é uma mariposa curiosa que podemos encontrar no México (por exemplo, em Cancun), Belize, Honduras, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e Panamá. Ainda hoje, os biólogos não sabem ao certo por que essas espécies de insetos são tão coloridas, mas suspeitam que seja um mecanismo de defesa para evitar predadores, como é o caso de tantas outras espécies. No entanto, a qualidade mais estranha desse tipo de lagarta é a transformação. Quando as larvas emergem de suas pupas como mariposas, seus corpos de cristal ficam peludos e mostram uma laranja vibrante.

Libélula Azul

A libélula azul (Enallagma cyathigerum) pode medir de 32 a 35 mm. Embora seja comum em toda a Europa (exceto na Islândia), podemos encontrá-lo mesmo na Ásia Central.
Os olhos das libélulas são os maiores e também os mais precisos de todos os insetos do planeta, pois podem ver 360º de seu ambiente sem virar a cabeça.
Status de conservação de acordo com a IUCN: menor preocupação.

Louva-Deus Chinês

O mantis chinês (Tenodera sinensis) é uma espécie de mantis nativa da Ásia. É a espécie de mantis de maior tamanho que existe, podendo atingir 11 centímetros de comprimento. Como a maioria dos louva-a-deus, o canibalismo prático e o louva-a-deus foram observados comendo até as borboletas-monarca após descartar as entranhas (tóxicas).

Traça do Crepúsculo

Endêmica de Madagascar, a mariposa do crepúsculo (Chrysiridia rhipheus) é uma mariposa voadora famosa por sua cor marcante. Muito popular entre os colecionadores, essa mariposa é considerada um dos insetos mais impressionantes e atraentes do planeta.
A mariposa do pôr-do-sol, que já foi considerada uma borboleta devido às suas asas coloridas e atividades durante o dia, é muito procurada pelos colecionadores. Pertence à família Uraniidae, mas nem sempre foi classificada como tal. Quando ele descobriu pela primeira vez, ele foi colocado no gênero Papillio por Dru Drury em 1773. Somente em 1823 outro especialista classificou a bela mariposa em um gênero próprio. A mariposa do pôr-do-sol é certamente um pouco de confusão e beleza. Comparado a outras mariposas e borboletas, ele quebra todas as regras.

A mariposa do pôr-do-sol é endêmica da ilha de Madagascar, o que significa que é o único local em que pode ser encontrada. Depende da planta de Omphalea para sobreviver, o que também é endêmico de Madagascar. A mariposa irá migrá-los de uma área da ilha para outra, à medida que a oferta de alimentos diminui.

A planta é Omphalea naturalmente venenosa, com a capacidade de aumentar a toxicidade quando sua sobrevivência está ameaçada. As mariposas do sol comem a planta inteira, incluindo flores e frutas. À medida que as plantas são dizimadas, seus níveis de toxicidade aumentam, às vezes matando dezenas de jovens lagartas da mariposa-do-sol. A mariposa do sol pode ser encontrada durante todo o ano na ilha, com populações mais altas entre março e agosto.

Traça do Crepúsculo na Planta
Traça do Crepúsculo na Planta

As asas da mariposa do pôr-do-sol são muito coloridas. A cor, no entanto, não vem da pigmentação. Pelo contrário, é o efeito óptico causado por muitas fileiras de escalas cilíndricas, curvas que resultam em refração da luz. As asas variam de vermelho a azul e verde. Eles têm seis caudas nas asas, o que às vezes os confunde com a borboleta rabo de andorinha. Muitas vezes, suas asas são assimétricas devido ao choque de temperatura durante a fase das pupas. A mariposa, em geral, tem uma envergadura entre 7 e 9 cm, dependendo da parte da ilha de onde se originam.

As mariposas de maior altitude tendem a ser menores, enquanto os primos de menor altitude têm uma envergadura maior.
A mariposa fêmea coloca cerca de 80 ovos na parte inferior da folha de Omphalea. Eles tendem a botar seus ovos à tarde ou à noite. Quando os ovos eclodem, as lagartas são branco-amareladas, com manchas pretas e pernas vermelhas. Eles giram a seda da boca, enquanto caminham para não cair das folhas lisas da planta. O estágio da lagarta dura dois meses, durante os meses quentes de 2 1/2 a três meses nos meses frios. Eles continuam a comer a planta de Omphalea, desfolham todas as plantas e a absorção de toxinas ao longo deste estágio.

Traça do Crepúsculo Brilhante
Traça do Crepúsculo Brilhante

As toxinas da planta permanecem com elas até a idade adulta. Quando é hora de mudar, a mariposa tece um casulo de seda, seja em uma árvore ou entre as folhas de uma planta. A metamorfose ocorre cerca de 30 horas depois. O estado da crisálida dura 17 dias, com a mariposa emergindo à noite. A mariposa do sol voa pela primeira vez cerca de duas horas depois de deixar o casulo.

A maioria das mariposas voa apenas à noite. A mariposa do pôr-do-sol, no entanto, voa durante o dia. Esta é uma das razões pelas quais foi originalmente pensada para ser uma borboleta. Também em comum com a borboleta é a sua posição de repouso durante a noite – as asas estão na vertical nas costas. A mariposa migra apenas em grupos e poleiros para a noite juntos. Durante a migração, a mariposa voa apenas nas clareiras e mais copas das árvores, mas é suscetível a ventos fortes, o que pode dificultar as viagens.

Gafanhoto do Arco-íris

O gafanhoto do arco-íris ou gafanhoto pintado (Dactylotum bicolor) é uma espécie curiosa de artrópode que pode ser encontrada na América do Norte. À medida que o nome avança, ele tem uma grande variedade de cores distribuídas por todo o corpo, como azul, vermelho, preto, amarelo ou laranja. As fêmeas medem cerca de 35 milímetros e os machos um pouco menos.
Status de conservação de acordo com a IUCN: não ameaçado.

Gostou do nosso artigo? Tem alguma contribuição ou dica? Então deixe um comentário e obrigado pela leitura!

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *