Home / Animais / Tartaruga de Pente ou Legítima: Características e Fotos

Tartaruga de Pente ou Legítima: Características e Fotos

Estudar sobre as diversas espécies animais existentes em nosso planeta pode ser muito divertido e interessante se você estudar da maneira correta e sempre tendo bastante interesse pelo assunto.

Por isso, é importante que você saiba mais dados sobre os animais que dividem o mundo com você, já que diretamente ou indiretamente eles modificam sua vida de maneiras gritantes.

As tartarugas são animais que estão muito em pauta atualmente, principalmente por conta de todas as questões de preservação que envolvem as espécies, como por exemplo com a redução de uso de plástico no dia a dia sendo uma prática extremamente interessante para se aplicar.

Portanto, pode ser muito interessante conhecer ainda mais espécies de tartaruga em nosso território. Vamos falar agora especificamente sobre a tartaruga de pente. Logo, continue lendo o artigo para saber tudo o que é necessário sobre essa espécie animal!

Características Da Tartaruga De Pente

Entender as características do animal que você tem interesse em estudar é muito importante para que não existam surpresas desagradáveis, principalmente se você estiver pensando em levar o animal para cuidar em sua casa, o que com certeza não é o caso da tartaruga.

Por isso, vamos ver agora algumas características desse animal tão interessante e tão importante para a diversidade da nossa fauna!

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa espécie de tartaruga também pode ser chamada popularmente por vários nomes, como por exemplo: tartaruga verdadeira, tartaruga legítima e por último tartaruga de casco vinho. Além disso, o seu nome científico é Eretmochelys imbricata, o que significa que ela faz parte do gênero Eretmochelys.

Agora que você já sabe até mesmo o nome dessa espécie, vamos ver exatamente quais são as suas características.

  • Características Alimentícias

As tartarugas se alimentam principalmente de corais e anêmonas, o que significa que ela é um animal considerado onívoro, já que ela se alimenta de planta, mas também de outros animais menores do que ela para conseguir suas carnes.

Tartaruga De Pente Comendo
Tartaruga De Pente Comendo

Portanto, lembre-se que a tartaruga é um animal que possui características alimentícias típicas de um onívoro, e não apenas de um carnívoro ou apenas de um herbívoro.

  • Características Físicas

Entender as características físicas de um animal também é algo essencial para que você consiga reconhecer a espécie em qualquer lugar e também saber um pouco mais sobre como essas características influenciam na forma de agir do animal.

A tartaruga de pente pode chegar a medir 100cm e pesar cerca de 100kg, sendo que a mais pesada já encontrada na natureza pesava cerca de 170kg, um número bem maior do que o normal.

Portanto, essas são algumas características que podemos citar com relação à tartaruga de pente!

Habitat Da Tartaruga De Pente

Habitat Da Tartaruga De Pente no Fundo do Mar
Habitat Da Tartaruga De Pente no Fundo do Mar

O habitat de um animal também diz muito sobre ele, já que praticamente define o que será seu alimento e também a maneira de agir de qualquer espécie animal, sendo extremamente importante para que a gente consiga estudar os seres vivos.

No caso da tartaruga de pente podemos dizer que esse é um animal de grande distribuição geográfica, podendo ser encontrado em praticamente todo o mundo ao longo do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico.

Logo, a tartaruga de pente é uma espécie que teoricamente pode ser encontrada com facilidade, mas quando levamos em conta o seu estado de conservação podemos perceber que não é bem assim que as coisas funcionam.

Portanto, vemos falar agora um pouco mais sobre o estado de conservação da tartaruga de pente, principalmente porque esse é um animal que se encontra em situações bem difíceis de sobrevivência!

Estado de Conservação

O estado de conservação de um animal é uma característica que basicamente explica quão conservado um animal se encontra na natureza, e por isso ele é extremamente importante para que a gente entenda exatamente o quanto devemos trabalhar para conservar uma espécie.

Pensando nisso, vamos ver exatamente qual é o estado de conservação atual da tartaruga de pente, esperamos que isso sirva principalmente para abrir o olho da população mundial com relação a esse animal!

Atualmente, a tartaruga de pente se encontra classificada como CR (criticamente em perigo) de acordo com a Lista Vermelha da União para Preservação dos Recursos Naturais, também conhecida como IUCN.

Isso basicamente significa que não existe mais nenhum exemplar da espécie solto na natureza, o que consequentemente quer dizer que esse é um animal que está sendo criado apenas em cativeiro, como uma tentativa dos cientistas para que a espécie se preserve por meio de alguns elementos como a reprodução assistida.

Conservação da Tartaruga De Pente - Projeto Tamar
Conservação da Tartaruga De Pente – Projeto Tamar

Portanto, este é um animal que está correndo um grave risco de desaparecer e também encontra-se em perigo crítico, o que apenas mostra que se não mudarmos nossos hábitos a maioria dos animais irá desaparecer em um tempo muito pequeno, ocasionando a triste destruição de nossa fauna.

Curiosidades Sobre as Tartarugas

Vamos ver agora algumas curiosidades sobre a tartarugaa

  • O tipo de reprodução que a tartaruga possui geralmente irá mudar de acordo com a espécie que está sendo levada em consideração;
  • Tartarugas são animais que gostam de climas tropicais, principalmente por conta da grande presença de ambiente aquático;
  • Os tubarões e também alguns animais terrestres são tão fortes que conseguem quebrar o casco da tartaruga com apenas uma mordida de maneira muito forte;
  • A espécie tartaruga de couro é considerada uma das maiores do mundo, podendo pesar até mesmo 750kg;
  • Até mesmo as tartarugas que não são marinhas conseguem prender a respiração por um longo tempo quando isso é necessário para sobreviver, já que elas possuem um sistema respiratório que permite isso.

Portanto, essas são algumas curiosidades sobre a tartaruga que podem te interessar. É sempre muito legal sabermos mais curiosidades sobre os animais que estamos estudando, já que isso nos permite aprendermos cada vez mais!

Quer saber ainda mais informações interessantes sobre tartarugas, mas não sabe muito bem onde encontrar textos de qualidade pela internet? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia nós sempre temos os melhores textos para você. Por isso, continue lendo também em nosso site: Ficha Técnica da Tartaruga – Peso, Tamanho, Altura e Imagens

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *