Home / Animais / Fatos Interessantes Sobre a Tartaruga em seu Habitat Natural

Fatos Interessantes Sobre a Tartaruga em seu Habitat Natural

As tartarugas são répteis que vivem na Terra há milhões de anos. Antes mesmo dos seres humanos aparecerem já estava lá uma tartaruguinha no nosso planeta. Para se ter uma ideia de como é antiga essa espécie, as tartarugas conviveram com os dinossauros.

Muito conhecidas pela sua “casca” e o seu jeitinho devagar de fazer as coisas, as tartarugas despertam muita curiosidade. E não é à toa! Esse bicho é cheios de mistérios e características muito diferenciadas. Vamos conhecer algumas delas? Confira!

Habitat Natural

As tartarugas possuem espécies terrestre e aquáticas. As que vivem na terra preferem os climas tropicas e se escondem em buracos durante a estação mais fria. Já as que vivem na água se espalham por todos os mares que possuem uma temperatura amena e passam quase toda a sua vida nadando, com exceção, da época da sua reprodução. Fora d’água as tartarugas marinhas andam devagarinho, mas quando estão nadando podem chegar a alcançar mais de 20 km/h.

Elas estão presentes em todo o mundo, exceto nos polos. A maioria das regiões que abrigam as tartarugas são: América do Norte e Ásia. A Europa é a região que menos espécies se desenvolveram. As tartarugas marinhas também são comumente encontradas na Indonésia, Malásia e na Califórnia e no Caribe.

Na África, a espécie encontrada é carnívora e conhecida como “ Capacete Africano”.

O que Comem as Tartarugas?

A maior parte das espécies de tartaruga são herbívoras e consomem plantas e frutas. Existem aquelas que são carnívoras e comem pequenos animais como cobras, sapos, peixes e, pasmem! Outros tipos de tartaruga também!

Você sabia que as tartarugas não possuem dentes? No lugar deles elas possuem um bico pontiagudo que utilizam para triturar os alimentos. Além disso, elas têm um poderoso esqueleto de proteção (conhecido como casco) que é muito usado na proteção contra o ataque dos inimigos. A queratina é o material que forma esse casco, o mesmo que compõe as unhas e os cabelos dos seres humanos.

Como as Tartarugas se Reproduzem?

O processo de reprodução pode variar entre as tartarugas marinhas e terrestres. Para aquelas que vivem na água o acasalamento acontece com a escolha do macho pela fêmea. A desova acontece no local que a mãe tartaruga nasceu e a ninhada pode ter de 60 a 120 ovos. As tartaruguinhas  demoram quase cinquenta dias para nascer.

Os filhotes vão ao mar logo ao nascer. Boa parte deles morre no trajeto pelo ataque de outros animais como aves e caranguejos. Quando chegam ao mar, os pequeninhos ainda têm que enfrentar novos animais para conseguir sobreviver.

Já as tartarugas terrestres realizam um ninho na terra logo após o acasalamento. É lá que os ovos serão depositados. Elas podem chegar a por até 100 ovos. Após o nascimento, os filhotes permanecem nas cascas dos ovos por aproximadamente um mês quando se alimentam da gema até estarem preparados para encaram o mundo.

Curiosidades Sobre as Tartarugas

As tartarugas são animais muito interessantes. Confira abaixo algumas curiosidades e fatos inusitados sobre o animal:

  • A maior tartaruga terrestre é a Tartaruga de Couro. Ela apode chegar pesar mais de meia tonelada (500 kg) e medir mais de 1,5 m de  comprimento.
  • Já na água, a maior tartaruga já conhecida é Tartaruga de Galápago que pode atingir até 2 metro de comprimento. Na lanterninha temos a Tartaruga do Cabo, que tem apenas 8 centímetro e pesa 150 gramas. Uma verdadeira fofurinha!
  • As tartarugas são animais que preferem viver isoladas. Elas geralmente só fazem alguma interação com membros da mesma espécie durante o acasalamento. São animais solitários e que gostam de sossego.
  • Pouca gente sabe,  mas as tartarugas emitem sons. São pequenos gritinhos e uivos. Mas tudo bem baixinho! Durante o acasalamento elas emitem gemidos que parecem um pouco com os dos seres humanos.
  • As mamães são um pouco desnaturadas com seus filhotes. Após depositarem os ovos seguem para suas vidas como se nada tivesse acontecido. Elas não têm nenhuma preocupação com o futuro dos seus bebês!
  • O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura da areia da praia. Dessa forma, a maior parte dos filhotes de uma ninhada possuem o mesmo sexo. Com o aquecimento global estão cada vez mais frequentes filhotes de tartaruga fêmeas.

Quanto Tempo Vivem as Tartarugas?

Como todo réptil, as tartarugas nascem de ovos. Esses animais costumam  ter uma vida muito longa com uma média de 80 anos. Existem algumas espécies que podem chegar até os 150 anos de idade.

O acasalamento geralmente acontece em várias fases da vida, porém algumas delas só iniciam esse processo com mais de 50 anos. A atração das fêmeas podem rendem algumas brigas entre os machos de algumas espécies. Já em outras, esse processo de “ conquista” acontece com rituais e danças.

E se engana quem pensa que esses rituais são pacíficos! Em muitas circunstâncias tanto o macho quanto a fêmea acabam saindo machucados. A reprodução das tartarugas é sexuada com o nivelamento dos cascos do casal.

Filhote de Tartaruga Aquática
Filhote de Tartaruga Aquática

Proteção E Risco De Extinção

Muitas da espécies do animal já foram exista nesse milhões de anos em que eles frequentam o planeta Terra. Entretanto, muitas das mais de 300 espécies que existem atualmente correm risco de não serem mais vistas, como é o caso da Tartaruga de Arado e a Tartaruga Irradiada.

Alguns programas de proteção trabalham para evitar que as tartarugas desapareçam. Um dele é o Programa Quelônios da Amazônia que funciona desde 1979.

Programa Quelônios da Amazônia
Programa Quelônios da Amazônia

Outro famoso projeto de proteção das tartarugas é o Projeto Tamar, criado no ano de 1980, e que apresenta números incríveis de preservação da espécie. O Tamar foi reconhecido internacionalmente como uma iniciativa exitosa no campo preservação dos animais.

Encerramos por aqui. Não esqueça de deixar seu comentário!

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *