Home / Animais / Tarantula Azul Cobalto é Venenosa? Características e Nome Cientifico

Tarantula Azul Cobalto é Venenosa? Características e Nome Cientifico

Comumente chamada de tarântula azul-cobalto, é uma das mais raras e belas das cerca de 800 espécies de tarântulas pertencentes à família de aranhas theraphosidae. Indígenas das florestas tropicais do Vietnã, Malásia, Laos, Mianmar, Cingapura, Tailândia e Camboja, é dificilmente encontrado devido à perda de seu habitat natural.

Tarantula Azul Cobalto: Características e Nome Cientifico

A tarântula azul-cobalto parece preta a olho nu. No entanto, após uma inspeção mais próxima ou sob a luz certa, a sua verdadeira cor azul brilhante torna-se incrivelmente aparente, cintilando com iridescência metálica.

Esta excelente aranha só foi introduzido na criação em cativeiro há alguns poucos anos. Originalmente conhecido como lampropelma violaceopedes, seu nome científico hoje é melopoeus lividus, descrito em 1996 por Smith sob seu nome atual.

O corpo e as pernas da tarantula azul cobalto são uniformemente castanho-azulados, quase pretos, com pêlos beges muito finos. As pernas e, em menor extensão, o abdômen, têm reflexos azuis metálicos particularmente brilhantes após a muda e à luz do sol, que deram seu o nome a tarantula.

Os juvenis têm um corpo castanho claro, “lívido”, as pernas já têm reflexos azuis. O cefalotórax é esverdeado, afiado com finos pêlos beges. A fóvea está muito longe do abdômen. A parte de baixo da aranha é uniformemente negra.

Tal como acontece com muitas tarântulas asiáticas (poecilotheriae, etc), e ao contrário das tarântulas americanas, o macho é, em comparação à fêmea, meio achatado. Marrom uniformemente, as pernas são mais escuras e raiadas de maneira semelhante (mas muito menos marcada) do que para haplopelma albostriatum. Não tem ou tem muito pouco reflexo azulado da fêmea. Machos tem ganchos tibiais.

Tarantula Azul Cobalto

A tarântula azul-cobalto é uma tarântula de tamanho médio com uma extensão de perna em torno de 13 cm. A tarântula azul-cobalto é conhecida por suas pernas azuis iridescentes e prosoma e opistossoma cinza-claros, o último dos quais pode conter riscas cinzentas mais escuras. A tarântula azul-cobalto é um espécies fossoriais e gasta quase todo o seu tempo em tocas profundas de sua própria construção.

Os machos e as fêmeas parecem os mesmos até a derradeira muda dos machos. Neste ponto, o macho exibe dimorfismo sexual na forma de uma coloração bronzeada clara ou bronze cinzento. Além disso, os machos ganham um bulbo papal nos pedipalpos e apófises tibiais (ganchos de acasalamento). A fêmea eventualmente se torna maior que o macho e vive anos a mais.

Comportamento da Tarantula Azul Cobalto

Cyriopagopus lividus é uma aranha tubular, isto é, ela mora em tubos auto-escavados com até 50 centímetros de profundidade, que ela raramente deixa. Alimenta-se principalmente de insetos, dependendo do tamanho, como grilos, gafanhotos e baratas. Assim que ela pega a presa perto de seu tubo, ela atira sobre em impressionante velocidade, esmaga a presa e se retira para seu abrigo para comer.

Em resposta a uma ameaça, essa aranha geralmente responde defensivamente escondendo-se em seu tubo de alojamento. No entanto, se não houver abrigo disponível, torna-se agressivo, rápido e imprevisível e se defende com picadas dolorosas. Ela vive nas florestas úmidas de sua área de distribuição, mas também é encontrada em plantações. No passado, ela era muitas vezes confundida com os raros violaceopes lampropelma por causa de sua coloração e chegou à loja de animais sob o nome desta espécie.

Tarantula Azul Cobalto é Venenosa?

É válido considerar que todas as tarântulas têm uma certa quantidade de veneno. Embora a maioria das pessoas não seja afetada pela espécie, algumas pessoas podem ser alérgicas ao veneno, ou apenas mais sensíveis, tornando-se uma situação perigosa. Esta é uma das razões pelas quais as pessoas não devem lidar com essa tarântula. Os efeitos das defesas naturais desta tarântula podem variar entre as pessoas. Todas as tarântulas devem ser consideradas perigosas, por isso é sempre importante ter cuidado.

As tarântulas azuis cobalto são extremamente agressivas e rápidas. Mesmo os filhotes desta espécie são conhecidos por mostrar agressão! A tarântula azul cobalto é incomum na natureza, mas está se tornando cada vez mais familiar em cativeiro. Ela pode ser, de fato, uma espécie impressionante em cativeiro, pra quem tiver a coragem e a experiência de mantê-las!

A tarântula azul-cobalto é um dos pilares do comércio de animais de estimação, apesar de ser uma tarântula rápida e defensiva com veneno potente. As mordidas desta espécie podem resultar em fortes cãibras musculares e inflamação. Normalmente, elas são mantidos em um tanque profundo com 25 a 30 cm de profundidade e de substrato, como musgo de turfa ou casca de coco, que é mantido úmido.

Embora a mordida do azul cobalto possa ser extremamente dolorosa, seu veneno geralmente não é considerado perigoso para os seres humanos. As tarântulas, como a maioria das espécies de aracnídeos, se adaptaram à matança de alimentos, de modo que a força e a quantidade de seu veneno são tóxicas apenas para suas presas.

Outros Cuidados em Cativeiro

As tarântulas azuis cobalto podem viver em um recipiente de plástico transparente com orifícios de ar. Os adultos podem viver em um tanque de 10 litros. O espaço no chão é tão importante quanto a altura. Substrato com 12 a 18 cm de musgo de turfa, ou envasamento do solo. Decoração nenhuma é realmente necessária. O musgo pode ser adicionado para a cobertura do piso, mas deixe algumas áreas abertas para escavação no substrato.

Coloque um bebedouro modificado regularmente, embora quase nunca ela beba. Coloque o terrário a uma temperatura média (23° a 26° C durante o dia, 20° a 22° C durante a noite). Alguns criadores os mantêm com uma temperatura mais alta. Como a maioria das tarântulas subterrâneas, a luz não importa, e a iluminação natural de uma sala ou iluminação artificial da sala com um ciclo dia/noite é bem adequada. Providencie ventilação adequada para evitar a condensação nas janelas.

Veja também

Pomada Antibiótica Para Picada de Carrapato. Qual a Melhor?

Mordida de carrapato? Se um dia acontecer, não adianta correr imediatamente para a sala de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *