Home / Animais / Sapo Comum Peso e Nome Científico

Sapo Comum Peso e Nome Científico

Sapos são animais que qualquer pessoa do planeta pode identificar. Não são únicos de apenas uma região e é muito provável que você já tenha visto um bem de perto. Eles tendem a causar um certo desconforto nas pessoas, devido sua aparência e por conseguir se locomover em pulos altos e distantes.

Mas acima de tudo, são animais que são de grande importância para nós seres humanos. Eles mantém a balança equilibrada na cadeia alimentar. Dá para imaginar como seria nossa situação se os sapos não estivessem por aqui para matar e comer insetos todos os dias? Finais da tarde seriam bem mais complicados.

Existem diversas espécies de sapos ao redor do mundo. Porém, ao ouvirmos a palavra sapo, já temos em nossa mente uma imagem pré-determinada. Essa imagem que temos, é na maioria das vezes, a imagem do sapo comum. Ele é conhecido desse nome exatamente por esse motivo. Por isso, no post de hoje iremos falar um pouco mais sobre esse sapo popular, como seu peso e nome científico.

Habitat e Nicho Ecológico

O habitat de um animal ou planta é basicamente seu endereço, onde ele pode ser encontrado e vive naturalmente. Já o nicho ecológico, é o conjunto de hábitos e tudo o que esse ser costuma fazer durante todos os dias de sua vida. Ele engloba reprodução, alimentação e outros.

O sapo comum possui um habitat bem europeu. Ele é encontrado em toda a Eurásia, no norte da África e em todo o país de Portugal. Apesar de hoje não estar em ameaça de acordo com a IUCN, a quantidade de sapos dessa espécie diminuiu bastante. O principal motivo é a destruição de seu habitat e o fato de que esses sapos estão começando a perseguir o homem. Então, acabam morrendo nas beiradas das grandes estradas.

Eles conseguem se adaptar em diversos biótopos, não importando muito a vegetação. Por isso, é comum encontra-lo ao nível do mar, ou até em mais de 2000 metros acima do nível do mar.

Quanto ao seu nicho ecológico, eles possuem também o tipico comportamento de um sapo. Ele é um animal noturno, logo passa a maior parte do dia escondido em seus abrigos debaixo de pedras ou raízes. Quanto mais úmido estiver o tempo, melhor para sua locomoção e consegue se movimentar mais para caçar.

Eles comem insetos pequenos e até alguns outros animais maiores, como lesmas, lagartas e pequenos ratos. Utiliza de sua língua extensa e pegajosa para conseguir apanhar insetos rapidamente, e as engole sem nenhuma mastigação. Sua visão noturna é muito boa, e eles conseguem visualizar suas presas de longe.

Liberam pela pele uma toxina chamada bufagina, que não causa muitos problemas para nós seres humanos, mas consegue acabar com diversos predadores. A reprodução ocorre na primavera, após uma longa migração para tal feito. Toda a reprodução é feita na beira d’água, por isso é tão importante estar perto de um lago ou brejo.

Características Físicas do Sapo Comum

As características físicas dessa espécie de sapo são as mais típicas possíveis. Normalmente quando pensamos em um sapo, é exatamente no sapo comum que pensamos. Por isso, ele recebe tanto esse nome popularmente ao redor do mundo. Mas também são chamados de sapo europeu, devido seu habitat natural.

Ele não é tão grande, e normalmente fica em torno de 15 centímetros de comprimento. Diferente de algumas outras espécies de sapos, as fêmeas costumam ser maiores que o macho. Possuem uma cabeça bem larga, com olhos esbugalhados que tem cores ou amarela ou avermelhada.

Enquanto que os membros anteriores são curtos e com dedos virados para dentro, os membros posteriores possuem dedos mais compridos, mesmo que sejam considerados curtos em relação as rãs. Sua pele, que mais chama a atenção, é bem seca e rugosa, coberta de verrugas. A coloração não costuma ser muito clara, ficando entre um marrom e castanho-acinzentado.

Peso do Sapo Comum

Sapo Comum Dentro da Lagoa
Sapo Comum Dentro da Lagoa

O tamanho dessa sapo varia muito de região para região. Cientistas afirmam que os sapos comuns que vivem ao Norte tendem a ser um pouco menores que os que vivem no Sul. Mas a diferença não é tão grande assim, deixando claro que eles são sim da mesma espécie.

Eles estão longe de serem os maiores sapos do mundo, mas se alimentam como se fossem um. Um sapo adulto pode chegar a pesar até 1,5 quilogramas. Mas a maioria fica em torno de 500 gramas para o macho, e uns 600 gramas para as fêmeas. Alguns países trazem sapos maiores, já outros bem menores. O mínimo que um sapo dessa espécie costuma ficar é em torno de 400 gramas, raramente menos que isso.

Nome Científico do Sapo Comum

Como você já deve imaginar, a comunidade científica não chama o sapo comum de sapo comum. Na Europa, também é possível ouvi-lo ser chamado de sapo europeu, principalmente por lá ser seu maior lugar de incidência. Entretanto, ao entrar realmente na biologia, existe uma forma correta de os denominar.

Ele possui um nome até engraçado, sendo esse Bufo bufo. Isso porque eles vieram da família Bufonidae, que é somente de sapos e possui mais de 35 variações. Antigamente eles tiveram um nome científico diferente, mas após melhores estudos, foi decidido então o real nome científico deles.

Esperamos que o post tenha tirado suas dúvidas e te ajudado a entender um pouco melhor sobre o sapo comum. Não esqueça de comentar o que achou e se ainda tem alguma dúvida em relação a essa espécie. Você pode ler mais sobre sapos e outras áreas da biologia aqui no site.

Veja também

Araçari-Miúdo-de-Bico-Riscado: Características, Habitat e Fotos

Tucanos e araçaris são um grupo de aves neotropicais facilmente reconhecidas por seus bicos coloridos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *