Home / Animais / Reprodução do Vombate: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Vombate: Filhotes e Período de Gestação

Existem muitas partes do mundo com animais diferentes e até mesmo esquisitos. As Ilhas Galápagos, no Equador, são um grande exemplo de como um lugar pode abrigar uma série de animais diferenciados. Porém, esse não é o único local do planeta Terra que possui seres vivos curiosos.

No caso, a Austrália também está entre os países que mais abrigam animais endêmicos ou quase únicos, além de terem detalhes especiais. A razão para esses dois ambientes terem tantos animais diferentes é o fato de que o clima nesses locais é muito típico e único, sem reproduções tão parecidas ou bem acabadas em outras partes do mundo. No caso da Austrália, por exemplo, o vombate é um grande exemplo como os animais podem ser esquisitos.

O que não significa feios, já que o vombate é um herbívoro dos mais bonitos, com pelagem fofa e diversos detalhes simplesmente muito fofos em sua composição. O mais impressionante deles é o fato de o vombate defecar em cubos. Isso mesmo, o animal é capaz de fazer cocô em cubinhos, sendo os únicos animais conhecidos capazes de tal façanha. Fora isso, o vombate costuma ser gordinho e, dessa maneira, atrair muito a simpatia das pessoas.

Conheça o Vombate

O vombate costuma pesar entre 20 e 35 quilos, o que dá ao animal de 1 metro de comprimento uma estrutura corporal avantajada. Dessa maneira, o vombate está entre os animais mais bonitos de toda a Austrália. O animal é capaz de cavar muitas tocas e túneis com os dentes, algo que proporciona ao vombate todo um sistema de túneis à sua disposição, facilitando a fuga no momento de ataque dos predadores.

A fêmea desse animal possui uma bolsa para carregar os filhotes, mas que, ao contrário de muitos outros animais desse tipo, tem a bolsa nas costas. Dessa forma, no momento de escavar a fêmea do vombate acaba por manter o filhote protegido da terra. Os hábitos desse animal são noturnos, sendo que o vombate realmente não gosta de sair quando ainda é dia.

https://www.youtube.com/watch?v=-22ktFQBpqA

A dieta do vombate, em geral, se baseia em gramíneas ou outros vegetais pequenos, já que o animal precisa da energia dos vegetais para ser capaz de se movimentar e cavar. Com os dentes fortes e resistentes, o vombate se mostra capaz até mesmo de roer vegetações mais duras. Logo, o animal não encontra grandes empecilhos em relação à sua vida alimentar.

Reprodução e Filhotes do Vombate

O vombate é um animal muito ligado aos filhotes, já que a fêmea passa grande parte da sua vida com os filhotes em sua bolsa. Dessa maneira, o vombate naturalmente cria ligação com a mãe. Em todo caso, não há um período exato para que o vombate se reproduza, já que esse animal apresenta muitas diversificações de comportamento em variados aspectos.

Porém, o mais normal é que os filhotes de vombate venham ao mundo no verão, uma época do ano que os animais costumam gostar. O mais natural é que uma fêmea tenha um filhote a cada dois anos, até mesmo pela dificuldade que seria para a fêmea carregar dois filhotes em sua bolsa, algo impossível.

Filhotes do Vombate
Filhotes do Vombate

Na verdade, em termos de tempo, a fêmea do vombate costuma manter o filhote protegido na bolsa por cerca de 6 meses após o seu nascimento. Logo, toda a fase final de desenvolvimento do animal antes de realmente conhecer o mundo se dá perto da mãe, algo que aumenta o tempo de vida do vombate em muitos casos. Contudo, esse animal corre sério risco de extinção, como será possível ver logo adiante.

Risco de Extinção do Vombate

O vombate corre sério risco de deixar de existir, já que esse animal sofre muitas perseguições em muitas partes do mundo. Assim, por mais que seja originário da Austrália, o vombate se faz presente em muitas outras partes do mundo, sobretudo na Ásia.

Dessa forma, doenças transmitidas pelas pessoas e até mesmo o fato de caçadores pegarem o animal para a revenda criam situações muito negativas para o vombate. No caso das doenças transmitidas pelas pessoas ao vombate, o sistema de defesa do organismo desse animal se mostra bastante frágil, algo capaz de minar por completo a saúde do vombate.

Vombate Deitado
Vombate Deitado

Logo, com o tempo, o mais normal é que esses animais venham a morrer de maneira lenta e dolorosa. Outro grande ponto para colocar o vombate em estado crítico de conservação é a destruição do seu habitat, seja para construções urbanas ou para o aumento da fronteira agrícola – no caso, as florestas são destruídas para a plantação em larga escala.

Um detalhe curioso é que o vombate pode até mesmo se mostrar muito agressivo quando se sente ameaçado, mas nem isso é suficiente para impedir que o animal seja capaz de manter a sua vida.

Mais Detalhes Sobre o Vombate

O vombate possui mais muitos detalhes interessantes em seu modo de vida, o que torna esse animal extremamente curioso sob todos os pontos de vista possíveis. Esse animal, devido ao fato de ser noturno, passa mais de 15 horas por dia em sua toca, na mais completa escuridão. Dessa maneira, o vombate possui ótima visão noturna, pelo fato de já estar acostumado a isso.

Por isso o animal se mostra tão presente nas noites australianas, sendo uma presa relativamente complicada para os seus predadores. O mais comum é que esse animal seja solitário, gostando bastante de viver sozinho, sem muito contato com outros da sua espécie.

Todavia, por vezes pode ser possível ver o vombate em grupos maiores, seja em sua toca ou até mesmo circulando em busca de alimentos. Esse animal costuma economizar bastante água e comida, fatores essenciais para a manutenção da sua vida.

Em relação aos seus hábitos alimentares, o vombate costuma comer folhas, cascas, flores e mesmo frutos. Assim, é muito fácil e simples alimentar o vombate, já que os vegetais funcionam muito bem para esse tipo de animal. O vombate pode, ainda, viver cerca de 30 anos, a depender sempre da forma como vive, da dificuldade para encontrar alimentos e dos predadores da região.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *