Home / Animais / Reprodução do Papa-Léguas: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Papa-Léguas: Filhotes e Período de Gestação

Um dos desenhos animados mais conhecidos em todo mundo traz uma famosa ave que tem a fama de ser muito rápida. O papa-léguas é um personagem que fez parte da infância de muita gente, não é verdade? Mas será que existe na natureza uma ave tão ligeira quanto o papa-léguas?

Pois saiba que existe sim um papa-léguas no reino animal. Estamos falando do Geococyx velox, um animal que também pode ser conhecido como galo-cuco e vive nos desertos dos Estados Unidos. Vamos conhecer um pouco mais sobre os hábitos e característica do papa-léguas?

Características do Papa-Léguas

O papa-léguas (ou galo-cuco) é uma ave que costuma viver nos desertos da Califórnia, exatamente no mesmo local onde o desenho animado se passa. Ele pertence à família Cuculidae e também podem ser conhecido em algumas regiões como cuco-corredor.

Diferentemente do personagem do desenho animado que é azul, a ave possui as cores branca e marrom e mede cerca de 50 centímetros. Entretanto, as longas pernas são reais e podem fazer o bicho correr e atingir quase 30 km/h. Para uma ave podemos considerar que essa velocidade é um pouco alta, não é?

Para Léguas Sob a Terra

Não é à toa que eles possuem essa rapidez todas com as pernas, já que esses animais quase não utilizam suas asas e pouco são vistos voando. Um dos predadores mais famosos do papa-léguas tanto no desenho quanto na natureza é um lobo que frequentemente aparece em regiões dos desertos americanos. A espécie é conhecida como coiote e é uma das maiores ameaças ao galo-cuco.

Outra característica interessante do papa-léguas é que ele é um animal que se alimenta de carne. Assim, não é difícil encontrá-lo devorando ratos, pequenos répteis e insetos. Mesmo sendo um animal de pequeno porte é um caçador muito eficiente.

Reprodução do Papa-Léguas

Existem mais de 10 espécies dessa ave e todas elas tem como característica a permanência mais no chão do que na copa das árvores. Para se ter um ideia de como esse pássaro pouco ocupar as regiões mais altas, até mesmo o seu ninho é feito no solo depois de cavar um buraco e forrar com alguns galhos e folhas.

Como o seu próprio nome denuncia, é um excelente corredor e alcança velocidade surpreendente para o seu porte. Mesmo sendo um corredor muito eficiente quase não sai de seu ninho e prefere uma vida mais tranquila, saindo do seu “conforto” apenas quando é extremamente necessário. Outra característica marcante da ave é sua longa cauda que fica sempre apontando para cima e os seus saltos que podem atingir até três metros de altura.

O cuco-corredor costuma viver em grupos e possui alto nível de sociabilidade. Aparecem mais frequentemente nos Estados Unidos e México e são pouco visto nas regiões sul-americanas. Geralmente habitam regiões desérticas e planícies pouco habitadas. Dessa forma, são adaptados ao calor durante o dia e frio quando anoitece.

O papa-léguas possui hábitos diurnos e seu período de reprodução acontece geralmente na primavera. O macho da espécie “conquista” a fêmea oferecendo comida. Se ela aceitar, o acasalamento é concluído. Em geral são colocado 4 ovos por ninhada e que são chocados em dias diferentes. O período até os novos filhotes nascerem dura cerca de 20 dias.

Curiosidades Sobre a Reprodução dos Papa-Léguas

Você sabia que muitas vezes os filhotes mais velhos devoram os seus irmãos mais novos? Pois é exatamente isso que acontece em alguns ninhos dessa espécie. Logo após três semanas do nascimento, os pequenos cucos já conseguem correr atrás das suas próprias presas.

O cuco-corredor pode viver até 8 anos de idade e não encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção. Entretanto, o seu habitat natural vem sendo severamente destruído em função da intervenção humana. Alguns desses animais são, inclusive,  atropelados nas estradas americanas. Quando ameaçados costumam iniciar uma corrida e impulsioná-la por meio dos seus saltos.

Possui uma crista com uma cor diferenciada das suas penas e um bico bem grande que serve para capturar repteis e demais animais dos quais ele se alimenta. Um dado interessante sobre o papa-léguas é que ele é capaz de matar uma cobra cascavel.

Em função das condições climáticas do habitat em que ocupa, o papa-léguas é um pouco menos ativo durante a noite e costuma diminuir suas atividades para economizar energia e manter o seu corpo quente. Já ao amanhecer começa a se movimentar intensamente.

Uma macha que o bicho possui na parte de traz (próximo das asas) é responsável por captar o calor e auxiliar no controle de temperatura corporal. Assim, quando precisa de calor ele expõe essa mancha ao sol e absorve o calor necessário.

Outras Informações Sobre a Espécie

  • O papa-léguas é um animal extremamente ágil e utiliza sua cauda para estabilizar o seu corpo. Dessa forma, ele pode caprichar na velocidade e não perder o equilíbrio. Igualzinho ao desenho animado, não é?
  • Quando no período de reprodução, os animais dessa espécie só costumam entregar a recompensa (em geral comida) para a fêmea assim que percebem que elas realmente “toparam” acasalar. Além de velozes, são animais muito espertinhos, não acha?
  • Veja a classificação científica do papa-léguas:

Classe: Aves

Filo Cordados

Ordem: Cuculiformes

Família: Cuculidade

Gênero: Geococcyx

Espécie: Geococcyx californianus

Encerramos nosso artigo por aqui e convidamos você a nos deixar um comentário contado o que achou do nosso texto sobre o papa-léguas. Você sabia que esse bicho existia de verdade ou acreditava que ele era apenas um personagem de desenho animado? Conta para a gente! Até a próxima!

Veja também

Pelecanus Conspicillatus

Para que Serve o Papo do Pelicano? Qual Sua Função?

O pelicano (família taxonômica Pelecanidae) é uma ave aquática descrita pela primeira vez no ano …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *