Home / Animais / Reprodução do Buldogue: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Buldogue: Filhotes e Período de Gestação

O privilégio de cuidar de uma cadela grávida quando ela se prepara para dar à luz sua ninhada pode ser uma das experiências mais gratificantes para se testemunhar como dono de um animal de estimação. Se você decidiu reproduzir seu cão de propósito, certas medidas devem ser tomadas para dar a grávida e a seus filhotes a melhor experiência de parto. Se você estiver cuidando de uma buldogue grávida, convém entrar em contato com seu veterinário durante todo o processo, pois medidas especiais podem ser necessárias no momento do parto.  O período de gestação em cães é muito mais curto que o período de gestação em humanos.

Qual o Período de Gestação do  Buldogue

Primeiro é preciso entender o ciclo reprodutivo do cão. As cadelas intactas entram no cio aproximadamente a cada seis meses, embora isso possa variar dependendo de alguns fatores. O cio dura 18 a 21 dias e é dividido em quatro estágios distintos. Os criadores usam esses estágios para determinar o melhor momento para reproduzir seus cães.

Os quatro estágios do ciclo reprodutivo da cadela são:  Proestrus;  Estro;  Diestrus e Anestrus.

Proestrus – dura cerca de 9 dias e é o primeiro estágio do ciclo reprodutivo. É quando as fêmeas começam a atrair machos, embora rejeitem seus avanços até o estágio dois. Os sinais do proestro são:  Inchaço da vulva e Corrimento sangrento.

Estro – dura de 3 a 4 dias a 7 a 11 dias. É quando a cadela é receptiva ao macho. Muitos criadores pedem a um veterinário que faça exames vaginais e exames de sangue durante o estro para garantir que eles fertilizem seus cães no momento ideal. Os sinais do proestro são: Uma vulva macia e aumentada e o corrimento sangrento clareia em cores e diminui a intensidade.

Diestrus – é a etapa final do ciclo. Geralmente ocorre por volta do dia 14. Durante o diestro, a descarga da cadela fica mais vermelha e diminui, a vulva volta ao normal e ela não permite mais o acasalamento. O ciclo está completo quando todos os sinais de inchaço e descarga desaparecem.

Anestro é o período de tempo entre um ciclo e o próximo, geralmente dura cerca de seis meses.

Compreender o ciclo reprodutivo desempenha um papel importante na determinação da duração da gravidez. Os criadores podem calcular as datas de concepção acompanhando o ciclo e o período de reprodução de suas cadelas, o que facilita para os veterinários testar com precisão a gravidez.

Como Saber se sua Buldogue Está Grávida

Buldogue Grávida
Buldogue Grávida

Os seres humanos desenvolveram testes de gravidez instantâneos que facilitam determinar se as mulheres estão ou não grávidas. Não é tão simples para os nossos cães. Você provavelmente precisará visitar seu veterinário para descobrir se sua cadela está grávida. Se possível, informe o seu veterinário exatamente quando sua cadela foi fertilizada ou sua melhor estimativa do período, pois todos os métodos de teste de gravidez para cães são sensíveis ao tempo.

Testes Hormonais – Os veterinários podem testar o hormônio relaxina para determinar se uma cadela está grávida. A relaxina é liberada do tecido placentário apenas durante a gravidez, o que a torna um teste diagnóstico bastante preciso. No entanto, a cadela deve ter pelo menos 30 dias de gestação para que o teste seja preciso. Os testes feitos antes disso podem ter um falso negativo.

Palpação – A palpação é a maneira mais barata e conveniente de diagnosticar a gravidez. À medida que cada feto se desenvolve, as membranas ao seu redor crescem para formar sacos cheios de líquido. Esses sacos podem ser sentidos entre os dias 21 e 35 da gestação (aproximadamente três a quatro semanas) e crescem até o tamanho de uma bola de tênis de mesa. Após um mês, os sacos perdem sua forma distinta e o útero desenvolve uma sensação de disquete que pode ser confundida com gordura ou piometra .

Raio X – Um raio-x é uma ótima maneira de os criadores determinarem quantos filhotes esperar de sua cadela. Os raios X são mais eficazes no final da gravidez, pois o crânio e a coluna fetal não se tornam visíveis nos raios X até os dias 42 a 45. Esperar até o dia 55 permite que os veterinários façam uma contagem precisa do número esperado de filhotes e determinar o melhor momento para uma cesariana eletiva.

Ultra-som – É a melhor maneira de descobrir se uma cadela está grávida no início da gestação. Os veterinários recomendam ultrassons entre os dias 25 e 35 de gestação. Os ultrassons não apenas detectam a gravidez, mas também determinam se o feto está vivo registrando os batimentos cardíacos do feto. Os ultrassons também podem ser usados ​​para descartar outras causas de distensão uterina, como uma piometra, e podem ajudar a calcular a idade gestacional do feto.

Reprodução do Buldogue: Filhotes e Período de Gestação

Filhote de Buldogue
Filhote de Buldogue

O período normal de gestação em cães é de aproximadamente 63 dias desde a concepção, embora isso possa variar em vários dias. Embora isso possa parecer uma resposta direta, muitas vezes é difícil determinar a concepção. O esperma pode viver por vários dias dentro da fêmea, e os óvulos podem permanecer férteis por até 48 horas, o que significa que o ato de acasalar-se não é uma medida exata da gestação. Isso dificulta a previsão da duração da gravidez sem a assistência de um veterinário.

As medições hormonais fornecem um período de tempo muito mais exato para a gestação . Muitos criadores usam esfregaços vaginais e exames de sangue para monitorar hormônios reprodutivos durante o processo de criação. Isso os ajuda a determinar o melhor momento para criar sua cadela, bem como a duração da gestação e a possível data de vencimento.

A gravidez em cães é relativamente curta em comparação aos humanos, cerca de 9 semanas no total, e cada dia é importante. O conhecimento da duração do período de gestação é importante para a saúde da cadela grávida e dos filhotes e é usado para monitorar a nutrição e os cuidados veterinários durante a gravidez.

Veja também

Habitat do Pato: Onde Eles Vivem?

O pato é um animal curioso e cheio de particularidades. Ele está presente na família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *