Home / Animais / Reprodução do Border Collie: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Border Collie: Filhotes e Período de Gestação

Os cachorros podem ser muito importantes para as pessoas. Dessa forma, o cuidado do ser humano com esse tipo de animal costuma ser muito grande. Isso pode ser visto de muitas maneiras diferentes, mas sobretudo quando se trata da reprodução de um cão, um período tão complicado para a fêmea e que pode gerar problemas.

Logo, é fundamental entender como se dá a reprodução de cada raça, pois apenas assim será possível tomar as melhores decisões para solucionar os possíveis problemas de cada animal. Um belo exemplo é o border collie, animal de porte médio, mas que não possui tanta resistência aos problemas que podem aparecer com a reprodução.

O border collie, assim, pode sofrer bastante quando procria e não recebe todo o auxílio necessário por parte das pessoas. O mais normal é que essa falta de ajuda aconteça por desconhecimento, então entender mais sobre a reprodução da raça é essencial para ajudar o animal. Portanto, se você possui interesse no período de reprodução do border collie e deseja saber mais sobre esse tipo de cachorro, veja abaixo todas as informações sobre o animal.

Quantos Filhotes Tem Um Border Collie?

O border collie é um animal de porte médio, então muitas pessoas pensam que a raça é bastante forte e resistente. Porém, a verdade é que o border collie não é nada disso. O animal pode ser muito frágil em diversas questões, sobretudo ao longo da fase reprodutiva. O mais natural é que a fêmea possa gerar até 10 filhotes por vez, mas isso depende de animal para animal.

Em todo caso, o grande problema é que o número é bastante alto. Assim, a cadela tende a sofrer bastante no momento do parto, mas também ao longo de toda a gestação. Por isso é muito importante oferecer ração de qualidade para o dog ao longo da gestação, pois a fêmea precisa se manter forte para proteger os filhotes e proteger, também, a sua saúde.

Na verdade, antes de liberar o cruzamento você deve ter certeza de que a fêmea está em dia com vermifugação, vacinação e outras questões. Pois não é aceitável que o animal esteja suscetível a doenças antes de reproduzir, pois a gestação, por si só, já é bastante agressiva com a saúde do border collie. Logo, tenha certeza de que o animal não corre nenhum risco.

Como Se Dá a Reprodução do Border Collie

A reprodução do border collie pode acontecer, para a fêmea, a partir do seu segundo cio. Portanto, não se deve cruzar fêmeas logo no primeiro cio, pois, além de machucar o animal, você ainda não terá qualquer resultado desejado. Esse segundo cio costuma acontecer por volta de um ano e meio de idade, quando a fêmea já estará apta a cruzar.

A gestação de um border collie costuma durar cerca de 2 meses, embora possa demorar um pouco mais ou um pouco menos em alguns casos mais específicos. A gestação deve acontecer apenas uma vez por ano, mesmo que o animal possa, por vezes, reproduzir mais de uma vez a cada 12 meses. Isso porque é necessário respeitar o tempo do seu border collie, já que cruzamentos sucessivos, em curtos espaços de tempo, podem machucar o animal de forma avassaladora.

Lembre-se sempre de manter o animal protegido, pois esse é o seu papel como dono. Tenha bom senso ao tomar as decisões e pense sempre na saúde do seu border collie, pois isso é o mais importante e deve estar acima de qualquer outra coisa. Fazendo isso e tendo responsabilidade no dia a dia com o animal, é provável que o border collie não apresente problemas.

Valores de Um Border Collie

O border collie é um animal caro no Brasil, já que a raça não é tão comum no país. Dessa forma, quem possui o cachorro está disposto a cobrar altos preços para a venda. Vale lembrar que cães filhotes são mais baratos, pois ainda não se sabe como será o desempenho do cachorro em relação à reprodução.

Por outro lado, cães adultos e já provados como grandes reprodutores podem ter valores até 5 vezes mais altos, já que esse tipo de animal será uma garantia a mais para você. Na internet, é mais fácil encontrar filhotes, que custam cerca de 1500 reais cada um. Esses animais podem ser comprados em muitos sites, que costumam fazer a entrega apenas em alguns locais do Brasil.

Border Collie

Já quando adulto e sendo um bom cachorro para a reprodução, o border collie pode chegar a custar cerca de 5 mil reais. É muito mais complicado encontrar cães adultos à venda, já que os donos não querem se desfazer dos seus cachorros mais velhos. Em todo caso, alguns canis especializados em cães de porte médio ou grande podem até ter alguns exemplares de border collie.

Temperamento do Border Collie

O border collie é um animal que, apesar de grande, possui uma ótima relação com as pessoas. Assim, ainda que o cachorro possa parecer agressivo por conta do seu tamanho, saiba que o cão é bastante manso e, na verdade, interage muito bem com as crianças. Um detalhe importante sobre o border collie é que a energia da raça parece não ter fim.

Um animal desse tipo pode correr, brincar e pular por um dia inteiro, desde que a tenha o estímulo necessário. Essa característica pode ser boa em alguns casos, mas também fazem com que seja necessário caminhar com o animal todos os dias. Passeios pela vizinhança ajudam a raça a gastar um pouco de toda a energia acumulada. Ademais, o animal é muito inteligente e aprende truques com bastante facilidade.

Portanto, o trabalho de adestramento com um border collie costuma ser simples. Um problema é que o border collie também é bastante territorial, então o animal não gosta muito de visitas em sua casa. Pessoas desconhecidas até podem ser aceitas, mas outros cachorros não serão bem recebidos pelo border collie. Logo, a dica é evitar levar cães de outras raças para a sua casa, ao menos enquanto o seu border collie estiver por perto.

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *