Home / Animais / Red Iguana: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Red Iguana: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Existem alguns tipos de iguanas bem interessantes, como é o caso da iguana vermelha, que, como o próprio nome diz, possui uma coloração bem característica dessa tonalidade. A seguir, um pouco mais a respeito dela, com suas principais características, dicas de manuseio como animal de estimação e ainda algumas curiosidades a mais. .

Características básicas

É sabido que a família das iguanas é a mais numerosa entre os lagartos existentes na natureza. As mais comuns são justamente aquelas que muita gente conhece, e que possuem coloração da pele verde. Porém, há outras espécies tão interessantes quanto, como a red iguana, por exemplo.

Red Iguana
Red Iguana

Existem, na verdade, muitos sub-tipos de red iguanas (que, como o próprio nome diz, são répteis com coloração avermelhada nos mais variados tons). O vermelho do corpo delas pode ser em todo corpo, ou em quase todo ele, com outras partes mais escuras, especialmente nas extremidades.

Em geral, esse tipo de iguana é terrestre e semi-aquático, e que são nativos das estepes rochosas e de florestas abertas nas regiões austral e oriental da África. Atualmente, esse tipo de iguana está ficando cada vez mais comum como animal de estimação, tanto quanto as espécies de variação esverdeadas.

Está entre as menores iguanas existentes, podendo medir em torno de 20 cm centímetros apenas, além de ser uma das mais dóceis também. Não há registro de nome científico para esse tipo de iguana, sendo mais frequente enquadrá-la na categoria Iguana iguana, a mesma da iguana verde, que é a mais conhecida das espécies desse réptil atualmente.

Comportamento das iguanas vermelhas

Em termos de alimentação, essas iguanas são vegetarianas, mas, frequentemente, podem comer também minhocas, grilos e outros invertebrados. Praticamente toda a sua rotina diária consiste em buscar alimentos, viajando a curtas distâncias apenas quando necessário.

Em termos de reprodução, as fêmeas desse réptil cavam buracos em locais que sejam quentes e ensolarados para colocarem seus ovos.  Estes, de fato, precisam de bastante calor pra encubarem. Na maior parte das vezes, os ovos eclodem ao mesmo tempo, e as pequenas iguanas (já bastante parecidas com os pais) saem sozinhas de suas tocas.

Red Iguana Filhote
Red Iguana Filhote

Na época de acasalamento, geralmente, os machos são bastante agressivos, mas, no restante do ano, tanto eles quanto as fêmeas chegam até mesmo a serem animais tímidos.

Este é um tipo de iguana que se encontra em risco de extinção, assim como outras espécies de iguanas. e, uma das principais razões é a perda de seus habitats naturais, especialmente devido ao desmatamento.

Fora isso, é um dos tipos de iguana que estão ficando cada vez mais comuns como animais de estimação. Lembrando que, por se tratar de um animal selvagem, é preciso ter autorização para tê-lo em casa. Vamos aproveitar, e ver como cuidar bem de uma red iguana?

Como criar uma iguana dessas?

O ideal para quem deseja criar uma red iguana é ter um aquário no qual ela possa ficar. Em geral, recipientes que tenham em torno de 30 litros d’água são suficientes para comportar um único réptil desses. A base desse aquário, inclusive, deve ser bem fácil de limpar, pois o local em que ela irá ficar não pode ter sujeiras.

Colocar próximos à essas iguanas recipientes rasos para comida e água também se faz necessário. Lembrando que eles precisarão ser limpos e desinfectados com certa regularidade.

Em se tratando da alimentação, bom salientar que esses animais são herbívoros. Portanto, ter uma alimentação com base em frutas e verduras é essencial para esses animais. Quantidades limitadas de proteínas também devem fazer parte do cardápio desses répteis. Dicas? Pimentão verde, abóbora, legumes congelados, feijão verde e manga.

No geral, não somente esse tipo de iguana, mas todas as espécies desse réptil precisam ser manuseadas com frequência com o intuito de domá-las. Mexer nelas umas 3 vezes ao dia faz com que ela adquira confiança em relação ao dono, ou aos habitantes da casa, fazendo com que ela adquira confiança e possa, muitas vezes, transitar dentro da residência sem maiores complicações.

Outros tipos de iguana que são ótimos “pets”

Iguana Verde (nome científico: Iguana iguana)

Essa daqui é a espécie mais comum que muitos têm como animal de estimação. Por serem bem grandes, também precisam de um espaço bem maior para ficarem. Estas são completamente herbívoras, comendo legumes, flores, verduras e frutas.

Iguana azul de Grand Cayman (Nome científico: Cyclura lewisi)

Estas, assim como as red iguanas, estão em risco de extinção, e, além disso, são difíceis de encontrar em criadores especializados. Fora o fato de que se trata de uma espécie difícil de manter, até por serem bem grandes, e ocuparem bastante espaço. Porém, para quem conseguir cuidar de uma, é um tipo de iguana que tem uma vida bem longeva.

Iguana-de-crista de Fiji (Nome científico: Brachylophus vitiensis)

Aqui está uma das poucas espécies de iguana que não vivem no continente americano, e também se encontra em risco de extinção devido à perda de seus habitats naturais. Pode medir até 70 cm de comprimento, possuindo uma alimentação totalmente herbívora.

Red iguana falsa e verdadeira

Caso se interesse em ter uma red iguana como animal de estimação, é bom ficar atento, pois existem a red falsa e a iguana vermelho cor de chama. Esta última possui uma coloração mais viva e brilhante do que a outra, possuindo listras pretas na cauda, e uma cor meio acinzentada na nuca e na cabeça.

A vermelha cor de chama também é um pouco menor em termos de comprimento. Mas, praticamente ambas se dão bem como animais de estimação, visto que não são tão grandes quanto outras espécies por aí, o que garante que poderão se acomodar em um espaço não tão grande assim.

E, salientando mais uma vez, é necessário ficar de olho onde se consegue iguanas para criação, pois nem todos os criadores são credenciados, e é preciso que a criação em casa seja dentro das leis ambientais. Dessa forma, seja a iguana vermelha verdadeira ou a falsa, você terá um lindo animal exótico em casa, e sem preocupação de estar cometendo qualquer tipo de infração.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *