Home / Animais / Raças de Marrecos Ornamentais no Brasil e no Mundo

Raças de Marrecos Ornamentais no Brasil e no Mundo

Muitas aves recebem bastante atenção das pessoas, com criações que podem ser de larga escala e contar com milhares de exemplares. Esse é o caso de alguns dos animais mais populares do Brasil, como o pato e o ganso, por exemplo. Porém, o país também tem aumentado muito as suas criações de marrecos, já que essa ave se mostra uma excelente opção para quem deseja investir em criação de animais.

Isso porque os custos para manter os marrecos é baixo quando comparado ao lucro que esses animais podem oferecer, seja para fins de reprodução ou simplesmente para o corte. Em todo caso, o certo mesmo é que a criação de marrecos já alcança números muito expressivos no Brasil, que já cria técnicas próprias para melhorar a produtividade dos animais.

Contudo, existem no país, também, aqueles marrecos que servem apenas para fins de ornamentação. Isso mesmo, essas aves não são estimuladas a reproduzir e não são criadas para o abate. Seu único compromisso é estar presente perto de lagos ou lagoas, fazendo com que o local tenha um toque de beleza a mais. É muito comum que parques tenham marrecos ornamentais, por exemplo, e a prática tem se popularizado no Brasil.

Marreco-Mandarim

O marreco-mandarim é tido como um dos marrecos mais belos de todo o mundo. Assim, é muito comum que esse animal seja usado para fins de ornamentação, já que o seu colorido pode mudar por completo a maneira como se vê um lago ou uma lagoa. O marreco-mandarim é muito popular em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Assim, o animal possui um misto de cores em suas penas, com o vermelho do bico servindo de cereja do bolo para uma ave belíssima. Esses animais, em geral, não chocam os seus ovos quando em cativeiro. Dessa maneira, com o tempo os produtores foram descobrindo que ter o marreco-mandarim para a reprodução poderia não ser tão produtivo assim.

Marreco-Mandarim

Por outro lado, por conta da sua beleza sem igual, o animal poderia encaixar muito bem como um marreco ornamental, servindo apenas para deixar o ambiente mais colorido. O Central Park, em Nova Iorque, é o maior exemplo de como o marreco-mandarim pode ser bonito e usado para a ornamentação. Isso porque o animal é uma das principais atrações do local, que possui uma população considerável de machos e atrai milhões de turistas todos os anos.

Marreco Rouen

O marreco rouen também pode ser chamado de pato-real e apresenta muita distinção em sua forma de se portar. Isso porque o animal caminha de maneira elegante, com o peito estufado e mostrando sua beleza. A fêmea não costuma ser tão bela quanto os machos, então é mais comum que apenas os machos sejam usados para a ornamentação.

Assim, o diferencial do marreco rouen é a sua cabeça, toda verde e com o bico amarelado. Esse contraste é muito bom e torna a ave algo único, sem outras espécies semelhantes em todo o planeta. Não é tão comum ver o marreco rouen no Brasil, mas em outras partes do mundo o animal se destaca bastante por conta das suas características físicas.

O índice de produtividade do marreco rouen não é tão bom quando se trata de reprodução, além de a carne do animal não ser tão boa para o abate. Todavia, tudo isso é superado pelo fato de o marreco servir muito bem para a ornamentação. Essa espécie tende a ser colocada em áreas que recebem muitos turistas, como uma forma de mostrar a beleza local. Manso, o marreco rouen não ataca os visitantes, algo também importante quando se trata de marrecos de ornamentação.

Marreco Cayuga

O marreco cayuga é uma espécie tipicamente ornamental e, assim, é criado apenas pelo fato de ser muito bonito. Todo verde, o animal pode ficar muito belo quando exposto ao sol, tornando-se ainda mais diferenciado. Vale lembrar que muitas vezes os tons de verde nas penas do marreco cayuga variam, algo capaz de criar um cenário ainda bonito.

O animal pode ser comprado facilmente no Brasil, desde que você esteja disposto a investir cerca de 300 reais na aquisição de um casal. Os animais são belos, então o valor pode parecer baixo. Porém, vale lembrar que você não terá grandes lucros de maneira direta com os exemplares, então o marreco cayuga serve mesmo é para a ornamentação, o que pode demorar um pouco mais a dar o retorno financeiro adequado.

Marreco Cayuga

Essa espécie de marreco não costuma ser muito agressiva, além de não precisar estar em grupo para viver bem. Portanto, o marreco cayuga é uma boa aquisição par aqueles que buscam por espécies ornamentais e querem diversificar o seu portfólio de aves. O animal pode ser comprado facilmente pela internet, além de ser comercializado em muitos locais do Brasil.

Marreco Carolina

O marreco carolina é outra espécie de ave ornamental bastante comum no Brasil. A ave costuma ser vendida em casal, custando cerca de 400 reais. O animal é muito colorido e lembra bastante o marreco-mandarim, que é uma outra espécie de marreco ornamental também muito bela.

O marreco carolina costuma ser mais comum na América Central, além de estar presente em partes dos Estados Unidos. Porém, o Brasil já possui muitos exemplares da ave, o que torna sua compra muito mais simples e fácil do que poderia ser em outras condições. Assim, você poderá comprar um belo casal de marreco carolina em sites na internet, além de também poder adquirir o animal em lojas e fazendas especializadas de todo o país.

Vale lembrar que o marreco carolina passa grande parte do seu dia na água, mais até do que outras espécies – e, de uma forma geral, os marrecos já ficam muitas horas dentro dos lagos. Logo, esse não é o tipo de animal que passeará por todo o dia e ficará perto dos visitantes. Ao comprar o marreco carolina, é importante ter em mente que a espécie não é tão sociável quanto outras. De qualquer forma, a alimentação costuma ser fácil para esse marreco, que possui uma beleza realmente diferenciada.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *