Home / Animais / Raça de Cavalo Danish Warmblood: Características, Fotos e História

Raça de Cavalo Danish Warmblood: Características, Fotos e História

O Danish Warmblood, também conhecido como “dinamarquês de sangue quente”, é uma raça moderna destinada a atender à demanda por cavalos de competição.

Este cavalo é a moderna raça esportiva advinda da Dinamarca. Produzido cruzando as éguas nativas com os garanhões de elite com linhagens europeias, esses animais são famosos por sua disposição e coragem. Esta versátil estirpe é comumente vista em equitação geral, adestramento e outras  atividades de salto.

Para aqueles curiosos em descobrir mais das características peculiares do Danish Warmblood, basta ler o artigo até o final!

História e Desenvolvimento

Em 1962, na Dinamarca, o Warmblood dinamarquês foi desenvolvido pela primeira vez por meio de criação seletiva. Inicialmente, esses cavalos foram criados para cruzar com os puro-sangue, produzindo um grupo de novos potros.

Deste grupo de equinos jovens, as éguas foram separadas e cruzadas com os cavalos anglo-normandos e puro-sangue. O cruzamento é o que resultou no desenvolvimento da nova raça, o Danish Warmblood.

Os criadores dinamarqueses conseguiram criar um cavalo de competição em um período de tempo relativamente mais curto. Eles alegavam que tais animais tinham habilidades mais versáteis e de qualidade superior às outras espécies europeias.

Até 1980, o cavalo esportivo dinamarquês não era amplamente conhecido em âmbito nacional. Sendo assim, o registro do Danish só foi estabelecido na segunda metade do século XX.

Em 1978, duas organizações se fundiram formando a Sociedade Dinamarquesa de Warmblood. Dessa forma é que se passou a fazer os registros de novos potros e também a aprovação dos garanhões dinamarqueses de sangue quente para fins de criação.

Entre todas as raças de cavalos europeias, o Danish Warmblood é o mais novo. Antes de 2004, o objetivo da Sociedade Dinamarquesa era criar um cavalo esportivo versátil. No entanto, atualmente, a criação de animais tem sido mais específica para o adestramento.

A Aparência Do Danish Warmblood

A característica mais óbvia de um Warmblood dinamarquês é a marca na coxa esquerda. Isso representa a família real e a herança marítima da Dinamarca. É dessa maneira que se firma com a influência do puro-sangue em seus ancestrais, o que está claramente visível. Isso os torna mais “leves” que outros tipos de equinos.

Suas pernas, em particular, são visivelmente mais grossas e mais fortes que os outros exemplares da espécie. Além disso, tem mais força geral, principalmente em determinados membros.

Com relação à sua cor, ela pode variar, conforme a tonalidade dos pais.

Temperamento Da Raça Especial

Apesar da prevalência das características ancestrais do Danish Warmblood, ele é um animal sensível, trabalhador e honesto. Vale lembrar, no entanto, que ainda é destinado a ser um cavalo de competição, o que significa que é realmente adequado para corrida.

Antes de tudo, esse cavalo obedece bem aos comandos que lhe dão. Isso significa que até mesmo os potros estão familiarizados com o básico do uso das mãos, pernas e demais ações.

Saúde do Danish Warmblood

Novamente, a influência de raças mais fortes ajudou a manter o Danish Warmblood longe de problemas de saúde sérios. Não há condições genéticas consistentes negativas associadas a esses equinos.

Para ajudar a manter a raça saudável, além de competitiva, os criadores operam uma política muito rigorosa. Eles permitem apenas que os melhores exemplares do tipo sejam usados ​​para a criação.

Danish Warmblood Marchador
Danish Warmblood Marchador

Na Dinamarca, por exemplo, éguas devem ser verificadas quanto à conformação e desempenho. Isso geralmente é realizado quando elas têm 4 anos de idade. Os garanhões passam por uma classificação inicial aos 2 anos e meio a 5 anos. São apresentados anualmente cerca de 300 cavalos para inspeção, com apenas 25 dos cavalos finalmente aprovados.

Cuidados Especiais Com O Cavalo

Embora mais robustos que os puro-sangue comuns, os Danish Warmblood dinamarqueses ainda são cavalos refinados e precisam ser tratados adequadamente.

Apesar de serem desenvolvidos na Dinamarca, estão longe de se adequarem a passar o inverno no exterior de seu habitat. Isso significa que a estabilidade é essencial na maior parte do ano, assim como a alimentação. Os Warmblood estão cada vez melhores em rendimento físico. Além do mais, possuem um apetite voraz por conta do gasto de energia.

O Danish também precisa de cuidados especiais com as patas, bem como com os vermes. Estes podem atacar o organismo dos equinos com frequência.

Mais Alguns Detalhes

Além da estabilidade, esses cavalos competidores precisam de acesso a um campo. Isso significa garantir que eles tenham espaço e estejam bem exercitados, especialmente nos climas mais frios.

É importante ressaltar que os exemplares da raça precisam de tratamento semelhante ao de um atleta humano. Em outras palavras, seu treinamento e adequação devem ser gerenciados com a eficácia.

Em particular, é crucial evitar mudanças repentinas na quantidade de exercícios que eles recebem, bem como nos seus alimentos. Isso significa que seus proprietários devem estar preparados para exercitá-los, treiná-los e alimentá-los muito bem.

Se o exercício tiver que ser restrito, por exemplo, por lesão, um veterinário deve ser consultado. Ele dará conselhos sobre como gerenciar a situação. Outro princípio extremamente importante é não medicar o animal por conta própria, uma vez que seu organismo é extremamente sensível.

Alguns Fatos Interessantes Sobre O Danish Warmblood

Danish Warmblood Branco
Danish Warmblood Branco
  • Todos os anos são registrados cerca de 3.500 potros dinamarqueses de sangue quente;
  • Os cavalos jovens com pedigrees aprovados podem receber uma marca representando uma coroa sobre sua crina;
  • A coroa que é dada a esses cavalos foi desenhada por IC Christensen e projetada pela ferraria de prata de Georg Jensen, em 1963;
  • Dos cerca de 300 cavalos apresentados todos os anos para inspeção, apenas cerca de 25 obtêm a aprovação final para uma licença de criação do interessante Danish Warmblood;
  • O logotipo presente na coroa desses cavalos representa um reino cercado por água. Isso, realmente, foi usado para identificar a progênie de éguas e garanhões que foram classificados como o sangue quente dinamarquês.

Viu como o Danish Warmblood é interessante? Esse animal é especialmente puro e bastante especial para ser usado em competições. Agora, quando se deparar com um exemplar da raça, pessoalmente ou na televisão, vai se encantar ainda mais.

Veja também

Língua Roxa

Chow Chow Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Ter um cachorro é uma excelente maneira de aprender ainda mais sobre os diversos tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *