Home / Animais / Quantos Gorilas Ainda Existem no Mundo? Estão em Extinção?

Quantos Gorilas Ainda Existem no Mundo? Estão em Extinção?

Ainda há muito mais gorilas no mundo do que se pensava, segundo uma nova pesquisa histórica, com números até o dobro das estimativas anteriores.

As duas espécies de gorilas vivem na África equatorial, separadas por cerca de 900 km de floresta da Bacia do Congo. Cada um possui subespécies de terras baixas e de terras altas.

Os gorilas são alguns dos animais mais poderosos e impressionantes, não apenas por seu tamanho e força, mas também por seu comportamento humano gentil.

Queda da População

Os gorilas são nossos parentes vivos mais próximos depois de chimpanzés e bonobos. No entanto, suas populações continuam caindo rapidamente, uma queda de 20% em apenas oito anos, deixando-as criticamente ameaçadas. Além disso, 80% das tropas restantes de gorilas não vivem em áreas protegidas, deixando-as vulneráveis às ameaças que os pesquisadores resumem como “armas, germes e árvores [derrubadas]”.

A pesquisa de uma década na África equatorial ocidental envolveu quase 9.000 km de patrulhas a pé e usou os ninhos que os gorilas fazem todas as noites para avaliar a população. Os cientistas cobriram toda a extensão do gorila da planície ocidental, que responde por 99% de todos os gorilas vivos, agora com cerca de 360.000 animais.

Todas as quatro subespécies são ameaçadas ou criticamente ameaçadas, ameaçadas pela caça de carne de animais selvagens, perda de habitat, comércio de animais silvestres e doenças infecciosas.

Importância Ecológica

Os gorilas são vitais para a saúde de toda a floresta, disseram os cientistas, porque espalham sementes grandes e sua perda é desastrosa a longo prazo.

Habitat dos Gorilas
Habitat dos Gorilas

A população maior que o esperado dá esperança à sobrevivência dos gorilas, disseram eles, se a caça furtiva e a destruição da floresta por óleo de palma puderem ser interrompidas.

Esforços de Preservação

“A população pode dobrar”, disse Fiona Maisels, da Wildlife Conservation Society e uma das 50 fortes especialistas internacionais que conduziram a pesquisa. “Mas essa não é a grande história. Só porque existem muitos deles, não significa que eles não sejam muito, muito vulneráveis. ”Os gorilas se reproduzem muito lentamente, com as fêmeas demorando 11 a 12 anos para atingir a maturidade e dando à luz a cada quatro anos. “Leva muito tempo para recuperar as populações”, disse Maisels.

“O conselho que gostaríamos de oferecer é manter o esforço anti-caça furtiva”, disse Maisels. “Isso acaba com a preocupação imediata. Mas a preocupação futura é a remoção da floresta para o desenvolvimento agrícola. Se uma grande área de floresta é transformada em dendezeiro ou plantação de borracha, não há mais habitat para nada, exceto ervas daninhas. ”

A Pesquisa

A pesquisa, publicada na revista Science Advances , cobriu cerca de um quarto da faixa total do gorila – uma área do tamanho da França – que é naturalmente delimitada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Congo e Ubangi. Eles então usaram a contagem de ninhos e dados sobre fatores importantes, incluindo a presença de pessoas, estradas e florestas intactas, para produzir um modelo estatístico sofisticado.

Apenas 20% da faixa de gorilas está em áreas protegidas e os pesquisadores disseram que a grande maioria das florestas desprotegidas está sendo aberta ao desmatamento e desmatamento: “É vital que intensifiquemos nossos esforços para conservar grandes símios”.

Atualização de Dados

Estes novos dados lhes permitiu preencher as lacunas entre as áreas pesquisadas, diferentemente das pesquisas anteriores. O total resultante foi de 361.900 gorilas, muito acima das estimativas anteriores de 150.000 a 250.000 . Os pesquisadores também avaliaram a população das subespécies centrais do chimpanzé, que vive na mesma faixa e representa cerca de um terço de todos os chimpanzés. Sua população era 10-80% maior do que se pensava.

Gorila da Planície Ocidental
Gorila da Planície Ocidental

O gorila da planície ocidental é de longe a subespécie mais populosa. Existem cerca de 3.600 gorilas da planície oriental ou de Grauer – uma queda de 75% nos últimos 20 anos –  e apenas 200-300 gorilas do Cross River.

Legislação

É ilegal matar ou capturar qualquer grande macaco em todas as nações em que vivem, mas a caça furtiva para fornecer carne de animais selvagens às cidades em rápido crescimento é abundante. Os surtos do vírus Ebola também dizimaram populações nas últimas décadas, com impacto “catastrófico” nas populações, disseram os cientistas. “Se o Ebola passa por uma área, todos passam – 90% deles em seis meses”, disse Maisels.

Os Chimpanzés

Por outro lado, os chimpanzés, que passam muito mais tempo nas árvores, geralmente fogem quando os caçadores se aproximam.

“Eles não são tão heroicos, se você quiser”, disse Maisels. “Os chimpanzés são mais espertos e fogem silenciosamente.” Os tabus culturais locais contra comer carne de chimpanzé também ajudaram a protegê-los em alguns locais. A população de chimpanzés não mostrou um declínio significativo no período do estudo de 2008 a 2013.

Características dos Gorilas

Os maiores primatas vivos, os gorilas são animais atarracados, com peitos e ombros largos, mãos grandes e antebraços muito mais curtos que o braço. O rosto é preto e sem pelos, com olhos pequenos próximos e narinas grandes e proeminentes.

Os machos adultos são identificados por uma crista sagital ao longo da linha média do crânio e por uma área de cabelos brancos nas costas, razão pela qual são conhecidos como ‘pratinhos de prata’.

Os gorilas orientais são as espécies maiores e têm pelos mais escuros e mais longos, principalmente nos braços. Em comparação, os gorilas das planícies ocidentais têm cabelos mais curtos, grisalhos ou marrons, com tendência a ficar ruivos na cabeça.

Para adicionar a essas diferenças, cabelos mais claros nas costas prateadas ocidentais se estendem até as coxas, em oposição à região mais definida nas costas escuras dos gorilas orientais.

Comportamento

Os gorilas têm uma estrutura social bem desenvolvida, formando grupos familiares estáveis ​​nos quais o homem dominante mantém sua posição por anos.

O Comportamento dos Gorilas
O Comportamento dos Gorilas

O tamanho do grupo é geralmente de 5 a 10 indivíduos, mas pode variar de 2 a mais de 50 membros. De acordo com o tamanho do grupo, a qualidade do habitat e a disponibilidade de alimentos, a área de residência de um grupo pode variar de 5 a mais de 30 km², com sobreposição frequente entre as faixas de grupo.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *