Home / Animais / Quantos Dentes Tem um Crocodilo? Qual o Tamanho do Dente?

Quantos Dentes Tem um Crocodilo? Qual o Tamanho do Dente?

As mandíbulas de crocodilo são projetadas para agarrar e segurar presas. Os dentes são cônicos e projetados para penetrar e segurar, em vez de cortar e mastigar. No Gharial, Tomistoma e outras espécies de focinho estreito, como o Crocodilo Australiano de Água Doce, os dentes podem ser muito afiados. Os dentes das mandíbulas superior e inferior se entrecruzam perfeitamente quando as mandíbulas são fechadas, dando mais um meio de segurar firmemente a pobre vítima.

Quantos Dentes Tem um Crocodilo?  Qual o Tamanho do Dente?

Os dentes geralmente se perdem, mas embaixo de cada um existe um substituto pronto para preencher a vaga. Foto: Crânio de crocodilo A substituição dos dentes ocorre aproximadamente a cada 20 meses, ao longo da vida, mas diminui à medida que o animal envelhece e pode parar completamente com os indivíduos mais velhos e maiores. O número de dentes varia de 60 no Crocodilo Anão a 110 no Gharial. Os crocodilos de água salgada têm 66 dentes, 18 em cada lado da mandíbula superior e 15 em cada lado da mandíbula.

Ao contrário dos animais com dentes essencialmente idênticos, os crocodilos têm dentição heterodôntica, apresentando molares discerníveis, incisivos e dentes caninos. Os crocodilos de água salgada (Crocodylus porosus), a maior espécie viva, têm enormes dentes caninos, excedendo 10 cm em espécimes muito grandes. Os crocodilos filhotes têm dentes pequenos e afiados, com pouco mais de um centímetro de comprimento, que os ajudam a agarrar sapos, peixes e vermes escorregadios.

A Mandíbula do Crocodilo

Os músculos que fecham as mandíbulas são capazes de gerar enorme poder. Eles são capazes de esmagar conchas de tartaruga com facilidade, e um grande crocodilo de água salgada segurando a cabeça de um porco pode simplesmente esmagar o crânio flexionando os músculos desde o início. No entanto, os músculos que abrem as mandíbulas têm pouca força. Por exemplo, um elástico ao redor do focinho de um crocodilo de 2 m. de comprimento é suficiente para impedir que ele abra a boca. Por outro lado, são necessárias duas pessoas fortes equipadas com uma variedade de alavancas para forçar a abertura da boca de um crocodilo de 1 m. de comprimento contra a ação dos músculos que a mantêm fechada.

Mandíbula do Crocodilo
Mandíbula do Crocodilo

Embora as mandíbulas dos crocodilos sejam capazes de um poder enorme, elas também são capazes de ações delicadas e gentis. Os adultos grandes podem pegar e rolar ovos não chocados entre as mandíbulas, apertando-os suavemente até que eclodam. A maioria das espécies de crocodilos carregam filhotes recém-nascidos até a água na boca.

Rodízio de Dentes

Em média, a maioria das espécies de crocodilos passam por aproximadamente 3000 dentes durante a vida, desde que viva até a maturidade. Isso estimaria sua vida madura em cerca de 50 anos ou mais. Os dentes substitutos crescem embaixo do dente existente e empurram o dente velho para fora. Pense nisso como um cone dentro de um cone. Eles substituem dentes ao longo da vida. Os dentes são substituídos desde que o animal tenha uma boa dieta que inclua cálcio e proteínas. Mesmo sem dentes, eles podem facilmente esmagar e quebrar ossos. Os dentes apenas lhes dão aderência.

Dentes do Crocodilo
Dentes do Crocodilo

Crocodilos

Crocodilo (ordem Crocodylia ou Crocodilia), qualquer uma das 23 espécies de animais geralmente grandes, pesados, anfíbios, de aparência de lagarto e hábito carnívoro pertencentes ao réptil da ordem Crocodylia. Os crocodilos têm mandíbulas poderosas com muitos dentes cônicos e pernas curtas com dedos em forma de teia. Eles compartilham uma forma corporal única que permite que os olhos, ouvidos e narinas fiquem acima da superfície da água, enquanto a maior parte do animal está escondida abaixo. A cauda é longa e maciça, e a pele é grossa e revestida.

Diferenças Entre Crocodilos e Jacarés

As famílias e gêneros da ordem Crocodylia são diferenciados principalmente pelas peculiaridades anatômicas de seus crânios. A classificação de cada espécie é baseada principalmente em características externas, como as proporções do focinho, as estruturas ósseas no lado dorsal do focinho, o número de dentes, o número e a disposição dos botões grandes na nuca. e as características das placas dorsais.

Por exemplo, os jacarés possuem um focinho amplo em forma de U e têm uma “mordida excessiva” – ou seja, todos os dentes da mandíbula se encaixam (estão mais próximos da língua do que) os dentes da mandíbula, enquanto os crocodilos têm uma focinho estreito em forma de V. O quarto dente grande de cada lado do jacaré está fechada. Por outro lado, o grande quarto dente de cada lado da mandíbula inferior do crocodilo se projeta para fora do focinho quando a boca é fechada.

Crocodilos e Jacarés
Crocodilos e Jacarés

Postura do Crocodilo

Os crocodilianos têm uma postura de “exposição mínima” na água, na qual apenas os olhos, a plataforma craniana (sobre o cérebro), os ouvidos e as narinas ficam acima da superfície das águas. Todo o aparato sensorial é assim exposto enquanto a maior parte do comprimento do focinho e a maior parte do corpo estão ocultos. Para presas em potencial, as áreas expostas da cabeça dão pouca indicação do tamanho real do corpo do predador.

Essa postura de “exposição mínima” tem sido importante para os crocodilianos ao longo de sua evolução. Os jacarés, por exemplo, têm um focinho mais amplo que os crocodilos, mas, quando em sua postura de “exposição mínima” na água, os dois parecem idênticos – o aumento da largura do focinho está sob a água. As mudanças na forma do focinho não comprometeram essa postura básica de crocodilo, mesmo que os dois grupos tenham se separado por cerca de 60 milhões de anos.

O Focinho do Crocodilo

Em geral, a forma corporal dos crocodilos é “semelhante a um lagarto”. Eles têm uma cauda longa e os membros são curtos e montados lateralmente a partir do corpo, em vez de serem eretos sob ele, como nos mamíferos. O focinho alongado de crocodilianos é provavelmente uma de suas características mais distintas. A cabeça é tipicamente um sétimo do comprimento total do corpo, independentemente de a espécie ter um focinho estreito ou largo. O formato da cabeça está intimamente associado à maneira como os crocodilos se posicionam na água.

O disco nasal na ponta do focinho contém duas narinas, cada uma com uma válvula ou aba protetora na abertura. Elas levam aos canais que passam pelo osso do focinho e se abrem para parte posterior da garganta. Ao longo desses canais, existem câmaras nas quais o “cheiro” é detectado – os crocodilianos têm um senso muito bom de olfato. Uma segunda via de respiração é através da boca.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *