Home / Animais / Quantos Anos Vive um Papagaio Verde?

Quantos Anos Vive um Papagaio Verde?

O Papagaio Verde

Este animal, cujo nome cientifico é Amazonas Aestiva, também é conhecido por louro, juru, ajeru e jeru; está presente em muitos lares espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Foi domesticado pelos seres humanos e hoje consegue viver em harmonia com nós, em nossas casas.

O papagaio é um animal companheiro, porém ele é carente, necessita de muita atenção por parte de seu cuidador. Eles também são ágeis quando o assunto é a própria voz e a propagação de sons, eles aprendem a falar e a emitir sons com extrema facilidade; podem até conversar com nós, devido a esses fatos, eles agradaram milhares de pessoas com sua habilidade, que querem tê-lo em casa como animal de estimação.

Porém, conseguir a ave de estimação demanda alguns cuidados e burocracias; devido a pratica ilegal e ao contrabando de aves exóticas, o IBAMA defendeu e dificultou a compra destas aves. O fato é que você precisa de uma autorização do órgão, para poder adquirir um papagaio, além é claro, do local adequado em que você vai cria-lo, da comida, e todos os cuidados que um animal de estimação precisa.

A espécie está presente em algumas áreas da América do Sul, nos habitats que possuem certas semelhanças entre si, estão presentes na Bolívia, no Paraguai, no Norte da Argentina e é claro, no Brasil, mais especificadamente no Sudoeste brasileiro. Eles adoram florestas, podem ser secas ou úmidas, ainda adaptam-se muito bem a bosques com palmeiras e também nas margens de rios. Eles adoram estar em meio a natureza, perto de arvores altas, onde possam fazer seu ninho e ficarem em paz.

Características do Papagaio Verde

Fazem parte da família da Psittacidae, onde estão presentes também as araras, as jandaias, os maracanãs, os periquitos, entre muitas outras espécies (nesta família estão catalogadas cerca de 30 espécies).

O papagaio verde, também conhecido como Amazonas Aestiva, é do grupo dos pássaros Amazonas; esses que se caracterizam por possuírem porte pequeno e serem robustos. O Papagaio Verde possui um tamanho médio de 33 cm a 38 cm, chegando a pesar entre 360 g a 400 g.

A coloração do seu corpo possui diferentes tonalidades, majoritariamente seu corpo é composto por penas da coloração verde, porém sua testa é azul, a área ao entorno de seus olhos é amarela, além da extremidade das asas ser de coloração vermelha. Realmente é uma variedade muito grande de cores para apenas poucos centímetros de corpo. Eles são seres monogâmicos, ou seja, quando estão com um parceiro ou uma parceira, tendem a ficar junto o resto da vida.

Estes pássaros são conhecidos por sua habilidade vocal, além de ser considerada uma boa companhia para os humanos, já que é um dos pássaros mais inteligentes e pode até conversar conosco. Ainda que sejam necessários cuidados ao trato do animal, se não receber a devida atenção, alimentação, ele tende a ficar agressivo, sendo extremamente prejudicial para sua saúde mental e não podendo completar o seu ciclo de vida da maneira adequada; ciclo de vida? Quanto tempo de vida possui o papagaio verde? Você já se perguntou?

Quantos Anos Vive um Papagaio Verde?

Você já se perguntou quantos anos vive o papagaio verde? Pois é, eles são seres surpreendentes mesmo, podem chegar a viver até nada mais nada menos do que 80 anos. Isso mesmo! Surpreendente, não é? Mas não se esqueça, para eles viverem até tal idade, é necessário que todo o carinho, atenção, alimentação, viveiro, o local que ele fique seja adequado ao seu tamanho e suas exigências, tratando-o com qualidade, ele vive muito.

Papagaio Verde - Vive em Torno de 80 Anos
Papagaio Verde – Vive em Torno de 80 Anos

Você já pensou na hipótese do animal de estimação viver mais que o dono? Com os papagaios isso é possível, se adquirir o animal nas formas legais e dentro da lei, com autorização e os demais requisitos, ele pode ser passado de geração para geração de uma família, até como forma de herança ou até de uma agradável lembrança.

Domesticação do Papagaio Verde: Cuidados e Atenção

Então vamos supor que você quer adquirir um papagaio verde para cria-lo em casa, domestica-lo e viver bastante tempo com você. Você sabe o que precisara fazer?

O primeiro passo é encontrar lojas legalizadas e autorizadas pelo IBAMA a comercializar o animal; quando encontrar, fique sabendo que o preço do papagaio não é das mil maravilhas, eles custam em torno de 2.000 a 2.500 reais.

Após estes procedimentos, o passo seguinte será investir nos acessórios e nos subsídios necessários para o papagaio viver com qualidade. Mas o que comprar para ele? Vamos dar algumas dicas.

O papagaio precisa de espaço para poder circular livremente pelo seu viveiro, é necessário que este seja bastante espaçoso, sem restrições para o animal andar por onde queira. Caso não pretenda deixa-lo preso, é possível também solta-lo, deixando –o apenas em um poleiro, desde que corte a ponta de suas asas, para que não alce voo nenhum.

Quanto à alimentação do papagaio, ela não é muito diferente da dos outros pássaros. Além das rações apropriadas a essas aves, eles também se alimentam de frutas, frutas secas, alguns legumes cozidos, ovos e também castanhas.

Lembre-se, eles adoram a atenção do seu dono, quanto mais carinho e mais atenção eles receberem, mais tempo eles viverão com qualidade. Eles adoram conversar com seus cuidadores e reproduzir diferentes tipos de sons, desde a fala humana, o toque do telefone, até o canto de outros pássaros. Há quem se engane em pensar que os papagaios reproduzem entonações vocais simplesmente para imitar os outros sons, isso não é verdade, eles são capazes de formular frases, e liga-las a certos acontecimentos, fatos, que acontecem no dia a dia. É importante destacarmos que se ele não receber a devida atenção e carinho, a tendência é ele ficar bastante agressivo e estressado, usando seu bico para ferir pessoas e outros animais.

Então se for querer adquirir seu papagaio, lembre-se da autorização, se encontrar alguma loja que vende papagaios sem a autorização do IBAMA, denuncie-a.

Se caso você encontrou uma loja autorizada e o comprou, cuide muito bem dele, alimente-o, de carinho, converse com ele, pois esse bichinho de estimação é extremamente carinhoso, pode ser um fiel companheiro para o resto da sua vida e quem sabe até da vida dos seus filhos.

Veja também

Manejo de Aves de Postura: Passo a Passo de Como Fazer

Se você pretende iniciar ou começou a criar galinhas para a produção de ovos, você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *