Home / Animais / Quanto um Chow Chow Come Por Dia? Quantas Vezes?

Quanto um Chow Chow Come Por Dia? Quantas Vezes?

O chow chow é um raça de cachorro de origem asiática, mais especificamente da China e da Mongólia, além de que o chow chow possui traços muito parecidos com o Shar Pei chinês, o que indica que ambos são ancestrais de raças como o Spitz-alemão-anão e o Elkhound.

Somente no começo do século XX que a raça passou a ser distribuída pelos Continentes e começou a fazer parte das Américas, onde atualmente é muito popular, sendo uma raça de aparência única, com uma beleza incomparável, além de ser uma raça de cachorro extremamente inteligente e de porte médio.

O chow chow é muito cultuado devido ao seu porte, que apesar de ser médio, lembra muito um leão, e por isso passa muita imponência.

Uma das principais características do chow chow é a coloração de sua língua que possui a cor preta com variações que podem ser roxa e azul-escura.

O chow chow possui um rosto contraído por seu focinho e espessa cabeleira ao redor da cabeça e pescoço, parecendo uma verdadeira juba.

A cor mais comum de chow chow é a cor caramelo ou dourado, mas essa raça ainda pode apresentar colorações diferentes, como a cor preta, vermelha (cor de canela), branca e amarela.

Como Manter o Chow Chow Com Uma Alimentação Saudável

Todas as raças de cachorro que existem são propensas a ficar acima do peso, assim como acontece com os humanos, por exemplo, pois os cachorros possuem a tendência de comer mais do que o necessário, mesmo quando não estão com fome.

É importante lembrar que o sobrepeso animal é um fator crucial para sua expectativa de vida, diminuindo-a em vários anos, por isso é importante controlar para que o chow chow, assim como qualquer outra raça, não fique acima do peso.

Vale lembrar que o chow chow é um cachorro com a pelagem espessa, ou seja, precisa de uma alimentação com muita proteína, pois o pelo, basicamente, é formado pelas proteínas.

Chow Chow Comendo
Chow Chow Comendo

No entanto, não é indicado dar proteínas a mais para o chow chow além daquelas presentes nas rações específicas, pois o sistema digestivo do chow chow não é ideal para proteínas de difícil digestão.

É importante alimentar o chow chow com ração específica para raça, seguindo a idade do animal, dando ração de filhote até o cachorro atingir o primeiro ano de idade e depois, gradativamente, mudar para a ração para adultos.

Se a intenção for ter um chow chow e alimentá-lo com rações comuns e baratas de mercados, pode ter certeza de que o cão não irá se desenvolver de forma plena e saudável.

Quanto um Chow Chow Come Por Dia? Quantas Vezes?

Diferentemente do senso comum, um cachorro não deve ser alimentado sempre que parecer estar com fome, pois os cães sempre irão comer se tiver comida disposta.

É necessário seguir um padrão de quantidade ideal por dia, por mais que pareça ser pouco.

É possível observar nas embalagens de ração uma indicação sobre a quantidade ideal que se deve servir aos cães, e a base estará em um cálculo feito sobre o peso e porte do cão, mas nem sempre será possível seguir esses padrões.

A quantidade ideal que um chow chow filhote (até o terceiro mês de vida) deve comer é de, no máximo, 200 gramas por dia, servidas em 4 porções de 50 g ao longo do dia e da noite, com intervalos de 5 horas.

Ciinco Chow Chows se Alimentando Juntos
Ciinco Chow Chows se Alimentando Juntos

Assim que o chow chow for crescendo, é indicado aumentar a quantidade em 50 g de ração e servir em menos refeições.

Muito da alimentação do chow chow pode depender da quantidade de exercícios e do estilo de vida do cachorro. Se o chow chow for criado em apartamento em um espaço confinado e com poucas prática de caminhadas ou uma caminhada durante o dia apenas, a ração precisa ser servida em menor quantidade.

Se o chow chow for um cachorro criado em um local onde ele corra bastante durante o dia e tome muita água, a quantidade de ração deve ser dada em maior quantidade, caso contrário ele ficará magro e desnutrido.

Quando o chow chow atingir 1 ano e estiver comendo ração adulta, o correto é dar apenas duas porções de 400g de ração por dia, no almoço e na janta.

Além da Ração, Posso Dar Algum Outro Tipo de Alimento Para o Chow Chow?

Muitos tutores de chow chow possuem dúvidas sobre dar comidas “humanas” para seus cachorros. Afinal, isso é correto?

O chow chow ama comer variados tipos de comida, e se não for observado com o cuidado ideal, ele pode se fartar de várias refeições e ficarem muito doentes, pois os mesmos possuem um sistema digestivo muito sensível, por isso é indicado evitar qualquer alimento sólido para o chow chow.

Ou seja, se a ideia for dar algum outro tipo de alimento para o chow chow, que esses alimentos sejam com base em muita água, como frutas, especialmente melancia, por isso nos intervalos de ração, quando o chow chow for adulto, é possível dar frutas leves para o mesmo, pois eles amam, e assim ainda se hidratam ao mesmo tempo.

Também é indicado dar palitos como petiscos para o chow chow, treinando-o ao mesmo tempo para ganhar como recompensa, pois o chow chow é um cão muito inteligente e facilmente adestrável, além de manter a saúde bucal dos mesmos em excelentes condições.

Informações e Curiosidades Sobre o Chow Chow

Características do Chow Chow
Características do Chow Chow

O chow chow é uma raça extremamente apreciada no Oriente, especialmente na China, onde muitas praças possuem estátuas dos cães.

A raça é muito fiel e inteligente, podendo ser adestrada nos primeiros meses de vida, além de serem grandes cães de guarda, pois possuem uma linhagem sanguínea de cães predadores.

Uma das maiores peculiaridades do chow chow é sua disposição a inúmeras doenças, sendo mais suscetíveis do que outras raças, exigindo maiores cuidados por parte de seus tutores. Dentre essas doenças, as mais comuns à raça é o entrópio, que se não for tratada precocemente pode levar o cachorro à cegueira, displasia, especialmente nas costelas, porém, o problema mais comum de todos são problemas estomacais pela ingestão de comida ou objetos indevidos.

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *