Home / Animais / Quanto é Uma Ninhada de Ratos? Quantos Filhotes Nascem?

Quanto é Uma Ninhada de Ratos? Quantos Filhotes Nascem?

Os ratos podem ser o maior castigo de uma casa ou de uma família já que, uma vez instalados em determinado ambiente, os ratos podem se multiplicar de forma muito veloz.

Assim, torna-se extremamente difícil conter o avanço desses roedores, que são conhecidos mundialmente pelas doenças que geram nas pessoas e por serem um sinal claro de falta de cuidados de higiene básicos. Dessa forma, os ratos são naturalmente mal vistos pela sociedade e já foram pesquisadas diversas maneiras de erradicar por completo os ratos do planeta Terra.

Contudo, o que se tem até hoje são apenas pequenas maneiras de combater os ratos de forma mais específica e menos generalizada.

Quanto é Uma Ninhada de Ratos?

De qualquer forma, o certo é que ninguém jamais deseja ter uma ninhada de ratos em sua casa, certo? Não é bem assim, já que algumas pessoas até chegam a pagar para ter acesso a uma ninhada de ratos.

Em alguns sites na internet ou em lojas especializadas em animais, é possível adquirir não apenas os hamsters mais sofisticados, mas também os ratos que vemos no dia-a-dia.

Seu uso pode ser variável, servindo tanto para dar como comida a uma cobra domesticada quanto para serem usados em experimentos.

De toda forma, os ratos podem ser comprados por valores não muito altos, que variam entre 20 e 100 reais. Contudo, pode não ser muito simples encontrar uma ninhada de ratos à venda, mesmo que a busca seja realizada em locais mais específicos como lojas de animais.

Assim, existem ambientes virtuais que fazem uma ponte entre produtores de roedores e possíveis compradores dos ratos. Em breve busca na web, é possível encontrar esses ambientes que fazem a ligação entre compradores e vendedores de ratos. Logo, para quem possui mais interesse no assunto, é muito válido buscar por esses sites.

Quantos Filhotes Nascem a Cada Ninhada de Ratos?

É quase unanimidade no mundo que os ratos são um problema, mas isso se deve muito ao fato de que eles se multiplicam de forma muito rápida e, assim, podem ser quase como pragassem um ambiente qualquer.

Isso porque, devido à multiplicação rápida, esses ratos precisam consumir cada vez mais uma quantidade maior de alimentos.

Para conseguir esses alimentos, como se sabe, os ratos buscam as cozinhas das pessoas e acabam por estragar todo o alimento que estiver armazenado ao alcance deles. Porém, você sabe exatamente quantos ratos nascem a cada nova ninhada?

Provavelmente não, mas essa é uma informação que pode ser útil para enfrentar os ratos no futuro e ter uma ideia de quantos desses animais podem estar atrapalhando o seu dia-a-dia na sua casa. Logo, preste atenção às informações a seguir.

Em números absolutos, nascem de 8 a 12 filhotes a cada nova ninhada de ratos, o que certamente é um problema para qualquer um. Considerando que uma mesma fêmea pode dar origem a 4 ninhadas por ano, é possível que uma única fêmea dê à luz a 48 novos filhotes por ano.

Assim, se o ambiente contar com a presença de 4 fêmeas, o que é bastante possível em locais onde os ratos já conquistaram algum território, podem ser gerados cerca de 200 novos filhotes de ratos por ano.

Ninhada de Ratos

O número é assustador, e por isso é tão importante combater a presença de ratos logo no início do problema, o que facilita tudo e faz com que o problema deixe de crescer exponencialmente.

Assim, a principal recomendação para quem enfrenta ninhadas de ratos e grupos inteiros desses animais é realizar o combate ativo logo quando tomar conhecimento da presença desses ratos no local.

Como se dá a Reprodução dos Ratos

Os ratos atingem a maturidade sexual em pouco tempo, o que ajuda a entender como eles conseguem se reproduzir de forma tão rápida em grande quantidade. Calcula-se que o tempo para que um rato, fêmea ou macho, atinja a maturidade sexual, seja de 50 dias.

Logo, após esses 50 dias o rato que até então era um filhote já consegue se reproduzir e gerar novos filhotes. Um ponto interessante, contudo, é que as fêmeas dos ratos não costumam entrar no ciclo fértil quando em contato apenas com outras fêmeas.

Assim, é necessário que exista a presença de machos no ambiente para que as fêmeas deem início ao seu ciclo fértil e possam, assim, estar aptas a dar início à gestação.

Ademais, após cerca de 72 horas em contato com os machos, as fêmeas costumam entrar no processo de fertilidade, estando já prontas para cruzar. Já a gestação em si costuma levar cerca de 20 dias, sendo que o aleitamento já começa algumas horas depois do nascimento dos filhotes. Portanto, por realizarem todo o processo de reprodução e gestação de forma muito veloz, os ratos são capazes de realizar o processo de reprodução muito rapidamente.

Como Identificar a Presença de Ratos

Identificar a presença de ratos é o primeiro passo para conter o avanço desses animais em um ambiente, já que só assim será possível estudar métodos para combater os ratos. As formas mais fáceis de identificar a presença de ratos em um ambiente, portanto, são 5: fezes, trilhas, contato visual, roeduras e ninhos. Ao encontrar fezes pequenas e pretas em sua casa, por exemplo, desconfie de que pode haver a presença de ratos no local. Preste atenção ao chão frequentemente para encontrar fezes de ratos.

Outra forma de encontrar ratos em casa é a partir do contato visual, mas esse é um sinal de que já existe uma grande infestação. Isso porque os ratos costumam se esconder bem, então ver um na sua casa é sinal negativo.

Ratos no Queijo

Ademais, ratos costumam deixar trilhas pela casa, seja no solo ou trilhas de comida que deixam para trás enquanto estão indo para os ninhos. As roeduras, além disso, são também formas de encontrar os ratos. Isso porque os ratos costumam roer materiais de madeira ou sofás, por exemplo. Com o tempo, inclusive, ratos podem deteriorar casas por completo.

Por fim, encontrar um ninho de ratos é o último sinal de que há ratos na sua casa. Ninhos podem estar em buracos, atrás de móveis ou mesmo fora do alcance do seu quintal.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *