Home / Animais / Quantas Éguas um Cavalo Pode Cobrir Por Dia? Manejo Reprodutivo

Quantas Éguas um Cavalo Pode Cobrir Por Dia? Manejo Reprodutivo

Cavalos precisam de companheiros. Eles são animais de rebanho e se sentem mais seguros se tiverem sua própria raça para viver. Na natureza, os cavalos vivem em pequenos grupos ou bandos. Existem líderes e seguidores e cada cavalo tem um lugar na escada social dentro do rebanho. Portanto, lidar com um período de reprodução é uma forma de satisfazer a sua natureza.

Quantas Éguas Um Cavalo Pode Cobrir Por Dia?

Os cavalos são mamíferos e, como todos os mamíferos, dão à luz filhos vivos alimentados com leite materno durante a primeira parte de suas vidas. Uma égua só pode produzir um potro por ano. Um garanhão pode produzir cerca de duzentos potros por ano. Uma égua é capaz de produzir um potro com cerca de dezoito meses de idade, mas é mais saudável para égua e potro se a égua tiver pelo menos quatro anos de idade.

Um garanhão pode começar a criar éguas por dois anos (em alguns casos antes), mas é mais saudável para o jovem garanhão se a criação não começar antes dos quatro anos. Em ambos os casos, a criação precoce pode afetar o crescimento. Uma égua pode continuar a carregar potros até os 20 anos de idade. Um garanhão pode continuar a criar éguas nos seus vinte anos, mesmo que seu poder diminua.

As éguas geralmente são mais receptivas aos garanhões durante os meses de primavera e verão, embora possam ter ciclos de estro a cada três semanas, durante todo o ano. No entanto, os criadores que desejam manipular o ciclo de criação para que os potros nasçam no início do ano (mais comumente cavalos de corrida) usarão luzes para simular os longos dias da primavera e do verão. A luz artificial artificial estimula os hormônios reprodutivos da égua e pode ser criada primeiro e, por sua vez, limpa antes do ano.

Manejo Reprodutivo De Cavalos

Às vezes, as pessoas sentem que a natureza cuidará das coisas. Isso nem sempre leva ao melhor resultado. Com os cuidados adequados no início da gravidez, podem ser evitados possíveis problemas de saúde que podem afetar a saúde reprodutiva da égua e a saúde e a vida do potro. O período de gestação de uma eqüina é de cerca de onze meses. Nos primeiros meses, não será óbvio se uma égua tiver prenha. Se você suspeitar que sua égua está prenha, é essencial que seja tratada corretamente desde o início da gravidez, por sua saúde e pela saúde do potro.

A única maneira de garantir que sua égua esteja prenha e que a gravidez seja saudável é examiná-la por um veterinário, de preferência especializado em reprodução eqüina. Isso deve ser feito dentro de catorze e dezoito dias após a criação da égua. Sim, custa dinheiro ter sua égua examinada adequadamente por um veterinário, mas o custo é pequeno se comparado ao custo total de criar um potro ou perder um potro ou uma égua. Criar uma égua não é uma maneira barata de conseguir outro cavalo. De fato, criar um potro pode ser uma das maneiras mais caras de fazer outro cavalo.

Você precisa saber com antecedência se sua égua está prenha porque a alimentação e o gerenciamento de cuidados terá de mudar um pouco. Você precisará garantir que sua égua tenha feno ou pasto da melhor qualidade, sal e minerais. Se o seu pasto contiver ganhos, você pode remover a égua e deixá-la pastar em outro lugar. Você pode separar sua égua dos agressores que podem machucá-la, dificultando o processo de nascimento. Embora seja importante manter medicamentos regulares de vacinação e anti-vermes durante o período de gestação, sua égua não deve receber esses medicamentos nos primeiros três meses.

Égua e Potro Correndo Juntos
Égua e Potro Correndo Juntos

Algumas vacinas e medicamentos para controle de pragas podem interferir no desenvolvimento fetal. Seu veterinário é o melhor recurso para aconselhamento sobre quais medicamentos certamente darão sua égua durante a gravidez. A égua deve ser checada novamente após cerca de quarenta dias para garantir que ainda esteja prenha e que não haja infecção uterina que exija atenção. Como você saberá se a gravidez é saudável no início e até que ponto progrediu, e como saberá se as coisas estão progredindo normalmente ou se há sinais de que o aborto é necessário?

Descobrindo a Gravidez De Éguas

A única maneira de garantir que sua égua esteja realmente prenha e que a gravidez seja saudável é examiná-la por um veterinário, de preferência especializado em reprodução eqüina. Isso deve ser feito dentro de catorze e dezoito dias após a criação da égua. Nesse ponto, o veterinário pode determinar se a égua está grávida de gêmeos. A gravidez de gêmeos é uma das principais causas de reabsorção e abortos espontâneos em cavalos. Se sua égua está grávida de gêmeos, um dos embriões pode ser “comprimido”, dando ao outro uma melhor chance de desenvolvimento normal. Parece cruel, mas a possibilidade de uma égua produzir com sucesso dois potros gêmeos fortes é rara.

Existem muitos métodos populares para saber se sua égua está grávida ou não. Segurando uma agulha rosqueada, um anel ou uma unha amarrada a uma corda no estômago da égua não é um método confiável para determinar a gravidez de uma fêmea. Outro método é observar como a égua treme. Se ela apenas balança a cabeça e o pescoço, e não todo o corpo, ela está prenha. A teoria é que ela está protegendo seu potro por não sacudi-lo. Mas esses métodos não são precisos. A ausência ou presença de um ciclo de calor (estro) não é um indicador seguro da gravidez.

Algumas éguas parecem ter um ciclo de calor apesar de estarem prenhas. Algumas éguas podem não apresentar um ciclo de calor óbvio, especialmente durante os meses de outono e inverno. É impossível estabelecer antecipadamente a gravidez simplesmente olhando a égua. Algumas éguas, especialmente aquelas que não trouxeram um potro antes, podem não “mostrar” muito. Outros têm um barril bem circular que parece estar sempre grávida. Isso pode ser porque elas tiveram vários potros antes, ou talvez porque a égua tenha uma barriga de feno que faz seu abdômen parecer inchado.

Nem todas as éguas mostram sinais óbvios de estar prenha, mesmo no final da gravidez. Enquanto algumas éguas podem parecer mais cheias e o leite flui pelas patas traseiras por semanas antes do parto, outras não. Algumas terão sinais muito óbvios de estar prenhas ou prestes a parir. Houve situações em que um proprietário não fazia ideia de que a égua estava grávida até que ela pariu. O período de gestação é de cerca de 340 dias ou 11 meses. Algumas éguas são propensas a parir antes ou depois da média, e os criadores conhecerão essas tendências.

Fases Subsequentes Da Gestação

Égua Prenha
Égua Prenha

Após cerca de três meses, o potro se desenvolverá rapidamente e começará a parecer um cavalo pequeno. Após cerca de seis meses, a égua pode começar a ficar visivelmente grávida. As éguas que precederam o nascimento podem mostrar uma barriga em expansão diante de uma égua donzela. Nos meses restantes, a barriga da égua continuará a crescer enquanto o potro se aproxima da data de nascimento. Cerca de duas semanas antes da data de parir, o seio da égua começará a se expandir e começará a produzir líquido amarelado pegajoso.

Após cerca de 315 dias de gravidez, a égua começará a mostrar sinais do nascimento. O líquido amarelado se transformará no primeiro leite ou colostro. Os seios podem escorrer e os músculos ao redor da cabeça da cauda podem ficar mais relaxados. Sua barriga pode parecer cair, como as posições do potro para o nascimento. Nesse ponto, o nascimento é iminente e a égua deve ser verificada com frequência quanto a sinais de nascimento. Pouco antes do nascimento, a égua parecerá inquieta, poderá mexer no solo e checar seus lados (como sintomas de cólica).

Ela deve ser trancada em um grande celeiro limpo, de preferência coberto com palha. A égua pode deitar-se e levantar-se repetidamente e pode ficar deitada. Primeiro, o saco amniótico pode ser visível, depois os cascos da frente e o nariz do potro. O potro normalmente nasce em alguns minutos nesta fase. Ocasionalmente, um potro é “culatra” ou o primeiro posterior ou um ou ambos os membros da frente podem ser dobrados para trás. Às vezes, o potro da égua é ferido durante o processo de nascimento ou tem outros problemas que requerem atenção profissional. O veterinário deve monitorar cuidadosamente a égua e o potro logo após a chegada do potro.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *