Home / Animais / Qual o Tamanho e Peso de um Filhote de Baleia?

Qual o Tamanho e Peso de um Filhote de Baleia?

Explicar exatamente quanto pesa um filhote de baleia é uma pergunta bastante difícil de responder, porque atualmente existem de 80 a 90 espécies diferentes de  cetáceos e cada espécie tem tamanho e peso diferentes.

Em primeiro lugar, as espécies de cetáceos são divididas em dois grupos, conhecidos como subordinados de baleia dentada e baleia de barbatana.

As baleias grandes pertencem à subordem das baleias de barbatana e possuem placas e cerdas, enquanto aquelas que são menores e possuem dentes fazem parte da subordem da baleia dentada.

Todas as espécies de golfinhos e toninhas também pertencem à subordem da baleia dentada.

Embora não exista uma ficha com peso e tamanho de todos os animais da família dos cetáceos, felizmente, existem alguns fatos que podem ajudar a esclarecer esse tópico e, algumas estatísticas sobre os pesos de algumas das baleias mais populares  do planeta lançam uma luz razoável sobre este tema.

Para oferecer uma comparação, falaremos sobre a menor e mais leve das espécies de baleias, a baleia-anã .

A Baleia Anã X Baleia Azul

Baleia Anã
Baleia Anã

A baleia-anã recebe esse nome por seu pequeno tamanho e seu órgão espermaceto, localizado em sua cabeça e que ajuda a se estabilizar na água, e sim, essa baleia pertence à família de baleias de barbatana.  Em média, essa baleia cresce em torno de 9 pés de comprimento e, quando totalmente madura, pesa entre 400 e 600 libras.

Em comparação, a baleia azul (o maior animal vivo do mundo) pode atingir um comprimento de mais de 80 pés e pesar mais de 150 toneladas.  O coração azul baleias sozinha pode pesar tanto se não mais do que um cachalote-anão totalmente crescido.  De fato, algumas das maiores baleias azuis tiveram corações que pesam até 2.500 libras., o que equivale ao peso de um carro pequeno.  O nome das baleias azuis vem do fato de que, quando está totalmente submerso na água, aparece com uma cor puramente azul, apesar de ter um tom de pele azul acinzentado quando não está submerso.

Baleia Azul
Baleia Azul

Em geral, as baleias com dentes são significativamente menores do que as de suas baleias, com exceção das incrivelmente grandes baleias.  Para dar mais algumas comparações, aqui estão mais algumas estatísticas sobre tamanho e peso de várias baleias:

  • A baleia azul é o maior animal vivo do planeta e pode crescer mais de 90 pés e pesar 150 toneladas ou mais;
  • A baleia-anã é a menor das espécies e pode crescer até 9 pés de comprimento e pesar até 600 libras;
  • A baleia esperma é a maior das subordem da baleia dentada e pode crescer até 65 pés e pesar mais de 62 toneladas curtas;
  • A baleia-de-bico-de-Baird, em comparação, é a segunda maior da subordem da baleia dentada e pode crescer até 42 pés e pesar cerca de 15 toneladas;
  • A baleia assassina “Orca” é realmente um golfinho . De fato, a baleia assassina é a maior das espécies de golfinhos (daí o nome baleia) e pode crescer até 25 pés de comprimento e pesar mais de 6 toneladas.
  • O golfinho de Maui é considerado o menor mamífero marinho da família dos golfinhos, pois pode medir de 4 a 6 pés de comprimento e pesar entre 95 e 115 libras.

Como você pode ver, o comprimento e o peso das baleias podem variar significativamente, dependendo da espécie.

Como se Define o Peso de Uma Baleia

Peso de uma Baleia Azul
Peso de uma Baleia Azul

No que diz respeito ao peso total das baleias, existem vários fatores que ajudam a determinar quanto pesará uma baleia.  Alguns desses fatores incluem:

  • Quão saudáveis, geneticamente aptos e grandes os pais das baleias eram ou são;
  • Anormalidades no crescimento – Em alguns casos, uma baleia pode crescer para um tamanho anormalmente grande, apesar de seus genes;
  • A espessura e densidade da gordura de baleia (algumas baleias têm até 40% do seu peso corporal total composto de gordura);
  • Se os alimentos são abundantes e facilmente obtidos em seu ambiente;
  • Os tipos de alimentos disponíveis para consumo (cetáceos que vivem em habitats diferentes podem consumir presas diferentes);
  • A saúde geral e a idade da baleia;

Todos esses fatores variáveis podem contribuir significativamente para o tamanho e peso geral de uma baleia.  De fato, sabe-se que as baleias da mesma espécie apresentam grandes diferenças em termos de tamanho e peso.

Por exemplo, o tamanho médio de uma baleia azul é de 70 a 90 pés. No entanto, houve casos de baleias azuis anormalmente grandes medindo mais de 105 pés de comprimento, com um registro não confirmado de cerca de 115 pés.  Outros cetáceos também notaram ter grandes diferenças de tamanho, apesar de serem da mesma espécie e sexo.

Cadeia Alimentar

Baleia Abocanha Um Pelicano
Baleia Abocanha Um Pelicano

O tamanho e o peso de um cetáceo (baleia, golfinho e boto) não determinam necessariamente seu status na cadeia alimentar.  Por exemplo, a baleia assassina, que é uma baleia com dentes e faz parte da família dos golfinhos, é menor do que muitas das espécies de baleias, mas é um dos únicos cetáceos conhecidos a caçar e matar outros cetáceos, incluindo baleias que são maiores que eles.

De fato, apesar do fato de que as baleias normalmente são maiores que as baleias dentadas, os tipos de alimentos que esses mamíferos marinhos costumam consumir geralmente são feitos de presas muito pequenas que podem ser significativamente menores do que alguns dos alimentos que as baleias com dentes comem.

Por exemplo, a baleia azul é a maior das subordem da baleia de barbatana, mas sua dieta primária consiste em um pequeno krill que normalmente mede não mais de 2 centímetros de comprimento.

Krill no Fundo do Mar
Krill no Fundo do Mar

O cachalote, por outro lado, é a maior das espécies de baleias com dentes.  Embora esses mamíferos marinhos sejam significativamente menores que a baleia azul (20 a 50 pés), eles são conhecidos por caçar e consumir lulas grandes que podem medir até 15 metros de comprimento.

Defesa de Predadores

Uma área em que o tamanho pode ser importante é a capacidade de se defender ou evitar ataques em potencial.  Baleias que não são particularmente rápidas precisam contar com seu tamanho grande para protegê-las.

Quando um grupo de baleias assassinas famintas está disposto a atacar um mamífero marinho, elas geralmente procuram baleias mais pequenas e fracas que podem ser facilmente derrotadas em vez de tentar derrubar uma baleia gigante.

Mesmo que seu grande tamanho e peso possam ajudar a deter os predadores, é frequentemente a capacidade de formar um forte grupo ou rede social que ajuda a impedir que sejam atacados com sucesso, em vez de apenas o tamanho.

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *