Home / Animais / Qual Foi o Maior Predador de Todos os Tempos?

Qual Foi o Maior Predador de Todos os Tempos?

Ao longo da tumultuada história desta terra que ruge, milhões de espécies cresceram e caíram ao longo de milhões de anos. Algumas dessas espécies eram dóceis e inofensivas, mas outras eram violentas e perigosas. Essas espécies violentas e perigosas incluem os maiores e piores predadores que já dominaram o planeta. Vamos voltar no tempo e dar uma olhada em alguns dos predadores mais mortais da história da Terra, desde escorpiões marinhos a tubarões gigantes …

Espinossauro

Pesando 20 toneladas e medindo quase 15 mts, a criatura que se crê tenha sido o maior predador de todos os tempos era quase 2 mts. mais comprida do que a maior amostra de Tiranossauro rex conhecido, o Espinossauro.  Ele também tinha mandíbulas cheias de dentes viciosos e um focinho semelhante ao de um enorme crocodilo, enquanto suas patas traseiras pesadas e musculosas estavam equipadas para remar e se assemelhavam àquelas vistas em baleias com membros anteriores.

A criatura também tinha poderosos membros anteriores com garras curvadas, semelhantes a lâminas, ideais para enganchar ou cortar presas. Enquanto outros dinossauros como o Tiranossauro rex caçavam em terra, o Espinossauro perseguia tubarões e outros peixes grandes no sistema fluvial profundo que habitava.  Os plesiossauros, uma família de répteis marinhos gigantes, viveram ao lado do espinossauro há 97 milhões de anos, mas não eram dinossauros. Até agora, acreditava-se que todos os dinossauros estavam confinados à terra.

Ao contrário de outros predadores, o Espinossauro tinha pés semelhantes a algumas aves limícolas (andam na lama) que se mantinham em cima ou se deslocavam por superfícies alagadas, em vez de perder a presa. Seus pés podem até ter sido alados.  Sua característica mais marcante era uma linha de espinhos que criava uma enorme vela no meio de suas costas. Os cientistas pensam que ele foi usado para fins de exibição, em vez de prender o calor ou armazenar gordura.

Escorpião Marinho

Os escorpiões marinhos foram alguns dos primeiros predadores a perseguir os antigos mares e foram os maiores de todos os artrópodes. Eles não eram verdadeiros escorpiões, mas eram aracnídeos, que incluem escorpiões, aranhas e caranguejos-ferradura. Reinando por mais de 200 milhões de anos, os escorpiões marinhos estavam entre os invertebrados mais formidáveis ​​do mundo até serem exterminados no evento de extinção em massa Permiano-Triássico.

Escorpião Marinho

Enquanto cobras gigantes e aves terroristas apareceram em terra após a extinção dos dinossauros, um grupo de mamíferos retornou ao mar e evoluiu para o que hoje é conhecido como baleias. Hoje, geralmente pensamos em baleias como gigantes gentis, mas por alguns milhões de anos, as baleias eram tudo menos gentis.

Baleias Dentadas

Basilosaurus era uma antiga baleia que cresceu até 18 metros e comeu tubarões e outras baleias. Enquanto isso, Livyatan Melvillei tinha 17,5 metros era um antigo cachalote que predava tubarões, golfinhos, focas e outras baleias. Isso é decididamente mais fatal do que as baleias azuis modernas, que comem principalmente lulas gigantes.

Megalodon

Os tubarões existem há 420 milhões de anos e, ao longo desses anos, foram os principais predadores dos mares da Terra em constante mudança. No entanto, 23 milhões de anos atrás, o maior tubarão (e o maior e mais poderoso predador da história dos vertebrados) apareceu nos antigos mares, banqueteando-se com baleias, golfinhos, pinípedes, entre outras criaturas marinhas. Com base no tamanho dos dentes do Megalodon, os cientistas acreditam que poderiam atingir comprimentos de 18 metros. Isso é mais que o dobro do tamanho dos maiores tubarões brancos.  Felizmente para nós, essas gigantescas megabombas marinhas foram extintas há 2,6 milhões de anos.

Tubarão Pré Histórico Megalodon

Megalania

Na antiga Austrália, um gigantesco lagarto de 23 pés (7 metros) atacou marsupiais igualmente gigantescos.  Conhecido como Megalania ou Varanus priscus, este lagarto era um lagarto monitor, que inclui o infame dragão de Komodo de hoje. Como os modernos lagartos-monitores, Megalania era provavelmente venenosa, e os primeiros colonos aborígines a chegarem à Austrália podem tê-los encontrado antes de serem extintos há 50 mil anos.

Smilodon

Hoje, grandes felinos como leões e tigres são reverenciados e temidos, e em lugares onde eles existem, eles são os predadores mais importantes. No entanto, 10.000 anos atrás, um gato com dentes de sabre conhecido como Smilodon percorria as Américas, e tinha um par de presas afiadas muito maiores do que qualquer gato moderno. Além disso, com algumas espécies de Smilodon pesando até 400 quilos, acredita-se que esses felinos sejam os maiores felinos que já existiram.

Dimetrodon

Enquanto os escorpiões marinhos rondavam os mares do Permiano, Dimetrodon percorria o terreno Permiano e era um dos maiores predadores de seu tempo.  Apesar de se assemelhar a um dinossauro, Dimetrodon realmente viveu e morreu antes mesmo de os dinossauros aparecerem. Além disso, esse carnívoro reptiliano estava relacionado a mamíferos.

Pliossauros

Os pliossauros eram plesiossauros de pescoço curto com enormes dentes e mandíbulas.  Eles aterrorizaram os mares jurássicos e cretáceos ao lado dos dinossauros terrestres, e poucos animais estavam fora do cardápio. Peixes, tubarões, icthyosaurs, dinossauros e outros plesiossauros eram todos parte do cardápio.

Pliossauros Diossauos Marinhos

Mosassauros

Quando os pliossauros foram extintos no meio do Cretáceo, deixaram um vazio nos ecossistemas marinhos do final do Cretáceo.  No entanto, esse vazio não durou muito tempo. Os mosassauros tornaram-se os predadores dominantes nos mares cretáceos até a extinção dos dinossauros. Os maiores mosassauros podem ter alcançado 17 metros de comprimento, e eles comiam qualquer coisa que pudessem caber em suas enormes mandíbulas.

Spinossauro

Naturalmente, os mais mortíferos e famosos de todos os predadores da Terra foram os dinossauros, que governaram o planeta até a extinção em massa do Cretáceo-Paleógeno, 66 milhões de anos atrás. Dinossauros carnívoros estavam entre os maiores de todos os predadores terrestres, especialmente Spinosaurs, que poderiam atingir um comprimento de 15 metros. Isso é mais do que o dobro do tamanho do maior predador terrestre de hoje, o crocodilo de água salgada.

Titanoboa

Após a extinção dos dinossauros, outro enorme réptil se firmou: titanoboa. Crescendo para comprimentos de 12,8 metros, titanoboa foi a maior cobra que já viveu.  Os cientistas anteriormente consideravam um predador de sua época, mas descobertas posteriores revelaram que era principalmente piscívoro (comedores de peixe).

Anomalocaris

Durante a Era Cambriana, os oceanos estavam cheios de vida selvagem, embora a terra permanecesse como uma paisagem rochosa e estéril. Este período de tempo serviu como um momento crucial na evolução da Terra e testemunhou o invertebrado mortal conhecido como Anomalocaris, o maior predador do planeta.

Veja também

Estrela do Mar na Areia

Tudo Sobre a Estrela-do-Mar: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar sobre um animal bem bonito e curioso, a estrela do mar. Então …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.