Home / Animais / Qual É O Tipo De Revestimento Do Corpo Da Iguana?

Qual É O Tipo De Revestimento Do Corpo Da Iguana?

As iguanas, assim como todo réptil que se preze, possui um revestimento corporal que é bem típico, e que poucos animais possuem. A seguir, vamos falar mais a respeito disso.

Características Físicas Desse Réptil

As iguanas são lagartos que vivem nas Américas, em Madagascar e nas ilhas do centro-oeste do Pacífico. Em se tratando de aspectos físicos, esse animal possui inúmeras e irregulares escamas na cabeça, sendo que na garganta esses animais possuem uma espécie de saco dilatável.

Também possuem uma crista que começa na cabeça e termina na cauda, sendo uma características mais visível em algumas espécies. Entre os polhos e as narinas de outras tantas espécies, ´por sinal, pode-se notar a presença de pequenos chifres.

O corpo desses animais é robusto, e suas patas são bem fortes, sendo a cauda usada como arma de defesa, quase como se fosse um chicote. Fora o fato de que essa mesma causa tem a capacidade de se quebrar, caso o animal precise fugir de algum perigo iminente.

Já a coloração que cada ~iguana tem é fundamental para a sua camuflagem, sempre a depender do tipo de ambiente em que se encontra. Pode haver, inclusive, a mudança de cor de um mesmo exemplar de iguana no decorrer de cada fase de sua vida.

E, ainda podemos citar o fato de que esses animais, devido à sua estrutura óssea, são bastante resistentes, podendo cair de alturas muito grandes, sem se machucarem gravemente.

Revestimento do Corpo

Bom lembrar que as iguanas são lagartos, e como tal, possuem características semelhantes. Basicamente o revestimento de seus corpos é de escamas, que nada mais são do que lâminas de queratina, possuindo textura áspera, quase como se fosse uma espécie de “armadura”. Em suma: a pele é seca, sem glândulas mucosas, revestida por escamas de origem epidérmica e por placas de origem dérmica.

Além das escamas na cabeça, podemos dizer que o corpo desse réptil é maciço, As costas e o peito delas também estão revestidos com escamas, só que em tamanho reduzido. Diferente, por exemplo, da parte que fica debaixo do tímpano, que possui grandes escamas redondas e lisas.

A coloração da iguana, de um modo geral, é verde intenso quando ainda são muito jovens, e à medida que vão crescendo, aparecem riscos de coloração acinzentada que revestem tanto o corpo, quanto a cauda do animal. Isso é fundamental para o camuflamento dela em seu habitat, já que vive bastante em árvores.

Já a crista que falamos anteriormente, que vai se estendendo pelo corpo até .cobrir praticamente toda a cauda, é mole no início do corpo do animal, mas, vai endurecendo aos poucos, à medida em que vai avançando até a terminação da iguana.

Trocadora Frequente De Pele

Como todo e qualquer réptil que se preze, a iguana troca de pele em algumas ocasiões. Até mesmo mesmo porque isso faz parte do seu processo de crescimento, e toda vez que ela aumenta de tamanho de maneira significativa, precisa trocar a pele antiga.

Até mesmo os exemplares adultos passam por esse tipo de procedimento. Só que, pra isso, precisam que o ambiente tenha muita umidade para facilitar que essa troca. O processo é que a pele vai ficando gradativamente seca, e saindo por pedaços, aos poucos.

Essa característica do ambiente, inclusive, é muito importante para a saúde dermatológica da iguana. Sem umidade na troca de pele, contudo, podem haver problemas de circulação na cauda e nos dedos.

Iguana Jovem Andando na Árvore
Iguana Jovem Andando na Árvore

No terrário onde iguanas de estimação ficam, o mais recomendável para aumentar a umidade é colocar um pote de água embaixo da fonte de calor, ou mesmo fazer uso de cascatas. Pode-se também borrifar o local com água morna algumas vezes durante o dia.

Estrutura Corporal Para Nadar

Apesar da iguana ser um réptil, e ter escamas e uma couraça dura que reveste seu corpo como a maioria desse tipo de animal, ela consegue fazer coisas que outros répteis não fazem. Devido, por exemplo, ao comprimento e à estrutura da cauda, elas são exímias nadadoras. A robustez do seu corpo se adaptou ,muito bem a rios e lagos em geral. 4

E, é bom salientar que as iguanas são naturais de florestas equatoriais, que possuem muitos rios e umidade. Ou seja, mesmo que gostem de tomar sol, como qualquer réptil por aí, elas gostam bastante de ficar na água. Gostam tanto que, ao contrário de outros tipos de animais similares, pode passar longos períodos debaixo d’água, coisa de uns 25 minutos sem precisam respirar.

Cuidados Básicos Com Iguanas De Estimação

Para que a pele desse animal continue tendo uma estrutura saudável caso seja criado em casa, é preciso que alguns cuidados sejam feitos. Já falamos aqui que os terrários de iguanas precisam ter temperaturas e umidades adequadas às suas necessidades, mas não é só isso.

Esses .mesmos terrários precisam ser frequentemente limpos, especialmente, de restos de comida. Também é necessário verificar a limpeza quanto às fezes e à urina dela, pois esse tipo de sujeira pode causar infecção na iguana, e esse problema relacionado a infecções é justamente uma das causas principais de mortandade desses animais.

Para limpar o terrário com mais eficiência, recomenda-se usar álcool de teor baixo, algo que elimina, inclusive, parasitas, tão comuns em répteis de diversos tipos. Água também pode ser usada para limpar o local, contanto, que não se exagere tanto, visto que a umidade do local pode subir demais.

E, claro, para que a pele desse animal esteja saudável, convém ter atenção também na alimentação dele. Ao contrário do que muita gente imagina, inclusive, a iguana é um animal eminentemente herbívoro, comendo alguns insetos de vez em quando só para variar a dieta. Essa comida precisa ser fresca todos os dias, sendo colocada no terrário de dia, e sendo retirada à noite.

No geral, o baquete deve ser constituídos de legumes e vegetais e uns 10% de frutas. Alguns suplementos vitamínicos podem se fazer necessários. Com uma alimentação devidamente adequada, esse animal tem uma expectativa de vida de, pelo menos, 15 anos. Lembrando que nada de proteína animal para a iguana, ok? Caso contrário, sua expectativa de vida reduz para 5 anos.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *