Home / Animais / Qual é o Nome do Filhote de Cavalo?

Qual é o Nome do Filhote de Cavalo?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os cavalos, nome científico Equus caballus para entender primeiro sobre ele, para depois falarmos de seu filhote.

O cavalo é um mamífero com casco e que possui um número ímpar de dedos em cada pata e está dentro da família dos equídeos. Esse animal possui cerca de 45 a 55 milhões de anos, passou por uma evolução desde um pequeno animal chamado Eohippus ( já extinto) até o cavalo que conhecemos hoje com apenas um dedo. A domesticação dessa espécie passou a ser feita pelo homem por volta de 4000 a.C. 

Hoje temos a maior parte dos cavalos domesticados, alguns podem viver livremente na natureza, mas estes são considerados selvagens. Não podemos chamá-los de cavalos selvagens pois essa é denominação exclusiva de animais que nunca foram realmente domesticados. A única subespécie realmente selvagem é chamada de Cavalo-de-przewalski, que infelizmente está com risco de extinção e é o último que se encontra na natureza.

Essa é uma raça tão importante para o ser humano que existe uma série de informações específicas sobre ele, existem muitos conceitos e nomes específicos para se referir a tudo desse animal, sobre seu comportamento, sobre seu corpo, suas cores, tamanhos, raças e muito mais.

Curiosidades Sobre os Cavalos

Potros
Potros
  • Esse animal foi desenvolvido para correr, dessa forma na natureza conseguiam sobreviver fugindo de seus predadores, eles tem um equilíbrio muito bom e respondem rapidamente ao perigo fugindo com facilidade. Os animais são criaturas perfeitas, vivendo na natureza eles precisam ser rápidos para escapar do perigo, por conta disso sua espécie também teve de se adaptar a dormir de pé, além de deitados claro, mas é mais comum em pé. Os filhotes têm uma necessidade de sono maior e por isso passam mais tempo dormindo.
  • As fêmeas de cavalo são conhecidas como éguas, quando prenhas levam a gestação por algo em torno de 11 meses.
  • O filhote do cavalo conhecido como potro, é capaz de correr e ficar em pé logo após seu nascimento.
  • Grande parte dos cavalos domésticos são iniciados em sela ou arreio por volta dos 2 a 4 anos de vida.
  • Os cavalos se tornam animais adultos por volta dos 5 anos de vida.
  • A expectativa de vida dos cavalos gira em torno de 25 a 30 anos.
  • As raças desses animais podem ser categorizadas de acordo com o seu temperamento. Por exemplo, cavalos de sangue quente são os mais resistentes e rápidos. Cavalos de sangue frio são os mais apropriados para trabalhos pesados e mais lentos como os pôneis e cavalos de tração. Os cavalos de sangue morno são os cavalos nascidos da cruza do sangue quente com o sangue frio, isso acontece quando desejam animais para algo em específico, acontece muito para gerar animais para o hipismo, prática comum na Europa. São conhecidas atualmente ao menos 300 raças de cavalo em todo planeta.
  • O homem admira muito os cavalos e está com eles em diversas situações como em esportes, em atividades de diversão, assim como em atividades de terapia ou no trabalho.
  • Esses animais no passado foram utilizados na guerra, foi nesse período que diversas atividades foram sendo aplicadas como resistência, agilidade, resistência que hoje fazem parte do hipismo. Foram sendo apreendidos uma série de técnicas que são utilizadas até nos dias de hoje.
  • O cavalo gera para o homem uma série de produtos, como sua carne, o leite, sua pele, a crina, ossos e produtos de poder medicinal como um hormônio retirado da urina de éguas prenhas.

Características do Cavalo

Égua e Filhote
Égua e Filhote

O cavalo pode variar um pouco suas características de acordo com a sua raça, com o ambiente em que vive, entre outros. Sabemos que um cavalo comum domesticado nos dias de hoje vive em torno de 25 a 30 anos de idade. É bem raro, mas existem registros de animais que alcançaram os 40 anos de idade, em alguns casos passou disso. O registro mais antigo desse acontecimento é de um cavalo que faleceu com 62 anos de vida no século 19. Outro registro é de um pônei que faleceu aos 56 anos de vida no ano de 2007, entrou para o livro dos recordes como o mais velho do mundo.

Curiosamente para efeitos de competição a idade do cavalo é contada de forma diferente, onde em sua real idade é adicionado 1 ano a mais todo dia 1º de janeiro ao norte da linha do equador. Ao sul da linha do equador essa 1 ano a mais é adicionado no dia 1º de agosto.

Qual é o Nome do Filhote de Cavalo?

Égua e Potro
Égua e Potro
  • O filhote de cavalo é o potro, e este é o nome utilizado para macho e fêmea ao menos até completar 1 ano de vida. Os potros são desmamados por volta dos 5 ou 7 meses de vida, alguns podem ser desmamados por volta dos 4 meses de vida.
  • Um cavalo jovem tanto fêmea quanto macho é chamado de Yearling, ele tem entre 1 e 2 anos de idade.
  • Cavalos machos e jovens com idade inferior a 4 anos são chamados de colt.
  • Uma fêmea com idade inferior a 4 anos de idade é chamada de Potranca.
  • Uma fêmea com idade superior a 4 anos de idade é chamada de égua.
  • Um cavalo macho com idade inferior a 4 anos de idade e não castrado é chamado de Garanhão.
  • O cavalo é macho em qualquer idade, mas castrado é chamado de Capão.

Essas são as informações sobre o cavalo, seus filhotes e suas denominações. Esperamos que vocês tenham tido uma leitura proveitosa no dia de hoje. Até a próxima.

Veja também

Tudo Sobre a Raça Affenpinscher: Caracteristicas e Fotos

Hoje vamos falar mais um pouco sobre outra raça de cachorro, sempre trazemos uma raça …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.