Home / Animais / Qual É O Animal Mais Protetor Do Mundo?

Qual É O Animal Mais Protetor Do Mundo?

É importante lembrar que os humanos não são os únicos que tomam medidas extraordinárias para proteger, nutrir e criar seus filhotes. O reino animal está cheio de mães que dedicam tempo para ensinar seus bebês a encontrar comida e a se proteger contra os elementos.

Orogotango

O vínculo entre uma mãe orangotango e seus filhotes é um dos mais fortes da natureza. Durante os primeiros dois anos de vida, os jovens dependem inteiramente de suas mães para alimentação e transporte. As mães ficam com seus filhotes por seis a sete anos, ensinando-as onde encontrar comida, o que e como comer e a técnica para construir um ninho para dormir. Sabe-se que as orangotangos fêmeas “visitam” suas mães até os 15 ou 16 anos de idade.

Urso Polar

As mães atentas de ursos polares costumam dar à luz dois filhotes que ficam com ela por cerca de dois anos para aprender as habilidades necessárias de sobrevivência no clima frio. As mães cavam tocas na  neve profunda, criando um espaço protegido contra os elementos climáticos e inimigos naturais. Eles geralmente dão à luz entre novembro e janeiro e mantêm os filhotes quentes e saudáveis usando o calor do corpo e o leite. Os filhotes deixam a toca em março e abril para se acostumar com a temperatura externa antes de aprender a caçar.

Elefante Africano

Quando se trata de elefantes africanos, uma nova mãe não está sozinha em orientar seus filhotes. Os elefantes vivem em uma sociedade matriarcal, então outras fêmeas do grupo social ajudam o bezerro a se levantar após o nascimento e mostram ao bebê como amamentar. Os elefantes mais velhos ajustam o ritmo do rebanho para que o bezerro possa acompanhar o passo. Observando os adultos, o bezerro aprende quais plantas comer e como acessá-las. As fêmeas regularmente fazem contato afetuoso com a panturrilha.

Guepardo

Mães Chitas criam seus filhotes isoladamente. Eles movem sua ninhada – geralmente de dois a seis filhotes – a cada quatro dias para evitar um acúmulo de cheiro que os predadores podem rastrear. Após 18 meses de treinamento como caçadores, os filhotes de guepardo finalmente deixam suas mães. Os filhotes então formam um grupo de irmãos que permanecerão juntos por mais seis meses.

Pinguim Imperador

Casal de Pinguim Imperador Junto o Filhote
Casal de Pinguim Imperador Junto o Filhote

Depois de botar um ovo, a mãe pinguim-imperador o deixa com um macho que protege a frágil casca dura dos elementos. A mãe viaja até 80 quilômetros para chegar ao oceano e pescar. Mais tarde, ela volta ao local da eclosão para regurgitar a comida para os filhotes recém-nascidos. Usando o calor de sua própria bolsa, a mãe mantém o filhote quente e seguro.

Polvos

Depois que os polvos fêmeas depositam grandes quantidades de ovos – às vezes na casa dos milhares – eles os abanam com órgãos musculares chamados sifões, que mantêm os bebês em desenvolvimento oxigenados e livres de bactérias nocivas. Além disso, as mães de polvo não comem ou saem da área enquanto protegem seus filhos, o tempo necessário.

Papai Carinhoso

Papai Carinhoso
Papai Carinhoso

Muitas vezes, a mãe é a primeira a receber ajuda quando se trata de criar os filhos, mas não se esqueça de dar crédito ao pai onde o crédito é devido. Os melhores pais do reino animal farão grandes esforços no que diz respeito à criação dos filhos, seja fechando os olhos enquanto a mulher está dormindo ou sacrificando a própria vida pelos filhos.

Leão

Leão
Leão

Às vezes, o leão macho tem uma má reputação no que diz respeito à criação dos filhos. Ele é conhecido por descansar na sombra, enquanto sua leoa arrisca a vida dela caçando o dia inteiro. Caçar não é tarefa fácil para ela, considerando que os leões machos comem cerca de 15 kg de carne por dia! O pior é que, quando a mãe mata, o pai sempre fica babando no primeiro corte suculento antes que a mãe e as crianças comam. No entanto, quando seu bando está em perigo, o leão macho realmente se torna feroz e protetor de seu grupo, que pode consistir em 30 ou mais leoas e filhotes. Quando ele sente uma ameaça, sua intuição paterna entra em ação e ele faz de tudo para garantir a segurança de sua família .

Gorila

Um pai gorila típico é responsável por um clã de até 30 gorilas. Ele é responsável por encontrar comida para o seu grupo, o que é um grande trabalho, visto que os gorilas normalmente comem até 50 libras de comida por dia! Ele é bastante respeitoso com a mãe de seus filhos, sempre jantando com ela antes de deixar as crianças participarem da refeição. Um pai gorila também é muito atencioso, afastando as ameaças batendo violentamente no peito e atacando os inimigos. Ele muitas vezes tem que lutar contra outros gorilas machos que são conhecidos por matar filhotes quando tentam dominar o grupo. Ele passa bastante tempo com seus filhos até que se tornem adolescentes, brincando com seus filhos e resolvendo quaisquer argumentos que surjam entre irmãos.

Raposa Vermelha

Raposa Vermelha
Raposa Vermelha

Raposas-vermelhas são pais amorosos e indulgentes, e gostam de brincar e brigar com seus filhotes, como a maioria dos pais. Enquanto os filhotes são jovens, o pai caça todos os dias, fornecendo um serviço de entrega de comida ao covil para os filhotes e sua mãe. Após cerca de três meses, porém, os filhotes experimentam um despertar rude: não há mais comida de graça! O pai para de alimentá-los como uma tática para fazer os filhotes saírem da toca. Mas faz parte do treinamento  – ele enterra comida perto da toca para ajudar a ensiná-los a cheirar e procurar comida.

Cão Selvagem

Assim como os filhotes de cães domesticados, os filhotes de cães selvagens africanos são extremamente ativos e gastam algumas calorias ao longo do dia. Como os filhotes não conseguem comer alimentos sólidos até os dez semanas de idade, o pai engole a comida e regurgita a versão mais suave para os filhotes comerem, garantindo que eles recebam alimento suficiente. Alguns pais não param por nada para garantir que seus filhos tenham uma refeição. Essa prática de alimentação também serve a outro propósito – como os filhotes precisam contar com os pais para comer, isso os impede de ficar muito longe de casa, para não serem vítimas dos inimigos.

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *