Home / Animais / Qual é a Raça do Cachorro Bidu da Turma da Mônica?

Qual é a Raça do Cachorro Bidu da Turma da Mônica?

Quase todas as crianças do Brasil já viram, de alguma forma, a Turma da Mônica em ação. Seja nos quadrinhos, algo mais visto por aqueles mais antigos, nos desenhos de TV ou até mesmo nos cinemas, o certo é que a Turma da Mônica sempre é sucesso por onde passa.

Dessa forma, existem muitos personagens que fazem parte da vida de todos que tiveram o prazer de ter contato com as histórias, sendo que alguns se destacam mais que outros.

Contudo, fora as crianças principais da trama, um dos personagens mais famosos de toda a turma é o cachorrinho Bidu, um cão adorável que pertence ao personagem Franjinha, mas está sempre em contato com toda a turma e, assim, acaba por ganhar destaque. Porém, o que muitos não sabem é que o Bidu realmente existe na vida real e até mesmo possui inspiração em um animal real.

Bidu da Turma da Mônica
Bidu da Turma da Mônica

Conheça a Raça do Cachorro Bidu

Isso porque, assim como outros personagens das tramas da Turma da Mônica, o cachorro Bidu é inspirado em um cão que realmente existiu. O cachorro foi de Maurício de Souza, ainda na década de 1950, sendo homenageado quando o autor dos quadrinhos começou a produção das suas histórias.

Assim, o Bidu é quase sempre visto de forma muito positiva pela turma, o que indica bem como o cão possui uma relação íntima e de muito amor com o autor das histórias. Logo, como o Bidu realmente existiu na vida real, naturalmente o cãozinho dos desenhos e dos quadrinhos também possui uma raça.

Dessa forma, por mais que muitos não saibam e por mais que esse fato não seja tão divulgado pelos produtores da Turma da Mônica, o cachorrinho Bidu é da raça schnauzer.

E, embora seja azul nos quadrinhos e nos desenhos, o Bidu é um cão que, em geral, costuma ser cinza na vida real. Um detalhe muito interessante é que o animal realmente possui uma espécie de barba na vida real algo que foi sempre muito bem demonstrado e representado pelos desenhos.

Veja abaixo mais detalhes e informações sobre a raça do cãozinho Bidu, vendo como a raça se comporta, quais são as suas características e, ademais, como o Bidu se relaciona com cada detalhe do schnauzer.

Características da Raça Schnauzer

O schnauzer é conhecido em todo o mundo por ser um cachorro bastante dócil e brincalhão, ideal para estar perto de crianças e idosos. Isso porque, pelo fato de ser bastante agitado e por ser um cão tido como amoroso e fácil de lidar, o schnauzer consegue fazer com que os idosos se tornem mais ativos e, ademais, consegue acompanhar toda a energia das crianças, sendo um amigão para elas.

Assim, o schnauzer de Maurício de Souza, que deu origem ao Bidu, também era conhecido por ser um cão brincalhão, bonito e muito bom de se ter por perto, características que muitas vezes podem ser vistas no cão que pertence ao personagem Franjinha. O schnauzer possui um tamanho bastante reduzido, sendo conhecido por ser um cruzamento de raças já pequenas e muito adoráveis, sendo uma delas o poodle.

A configuração da face do schnauzer faz com que o cão pareça estar com bigode e sobrancelha por fazer, dando um toque ainda mais belo e mais diferente ao cachorro da raça, assim como acontece com o Bidu de a Turma da Mônica. Pelo nome já é possível saber que o schnauzer não é brasileiro, sendo uma raça típica da Alemanha.

Não existem tantos exemplares do cão pelo Brasil, mas com uma busca bem-feita é possível encontrar opções de schnauzer para comprar. Ademais, o schnauzer mede cerca de 35 centímetros e pesa apenas de 5 a 7 quilos quando em fase adulta. Já a expecativa de vida dos cachorros dessa raça costuma ser algo em torno de 13 anos, o que mostra bem como os cães dessa raça podem ser fortes, ainda que pequenos e aparentemente frágeis.

Comportamento do Schnauzer

O cão da raça schnauzer é conhecido por ser fofo e muito dócil, mas o cachorro também apresenta algumas outras características de comportamento que devem ser levadas em conta antes de realizar a compra do animal. Uma delas é a possiblidade de latido excessivo por parte do schnauzer, já que algumas vezes alguns cães dessa raça podem latir muito e, assim, fazer com que as pessoas ao redor rapidamente fiquem estressadas com tamanho barulho.

Schnauzer Fotografado Correndo
Schnauzer Fotografado Correndo

Isso acontece, muitas vezes, pelo fato de o schnauzer querer atenção por algum motivo, muitas vezes por falta de comida ou água, além de querer brincar em alguns momentos. Contudo, esse é um fator que pode muito bem ser treinado pela família do cão desde que o cachorro é filhote, pois assim será possível ensinar melhor o cão e adestrar o animal da melhor forma possível, impedindo novos problemas.

O schnauzer, além disso, muitas vezes é visto como uma raça destruidora, que rapidamente acaba com diversos itens da casa. Porém, isso é uma grande mentira e essa afirmação não poderia estar mais errada. Isso porque o schnauzer, sendo um cão agitado, até se movimenta bastante e corre muito pela casa para brincar, mas em momento algum o cachorro destrói peças da casa.

Ademais, também é importante, de qualquer forma, que o schnauzer seja treinado desde cedo da forma correta, de forma a impedir que o cão possa fazer atos de destruição pela casa. Pois, quando o cachorro é ensinado e adestrado desde pequeno, as chances de um problema do tipo diminuem muito.

Cuidados Com o Schnauzer

Há alguns cuidados que se deve ter com o schnauzer, sendo que o cão deve sempre ter o pelo escovado e as unhas bem cortadas, já que infecções podem ser um problema grave em uma raça tão pequena.

Além disso, o schnauzer deve ter os dentes escovados com certa regularidade, impedindo a formação de tártaro e cáries. Porém, é óbvio que não se deve escovar os dentes do cão todos os dias, mas fazê-lo algumas vezes por semana é interessante. Outro fator importante é manter as orelhas do cão limpas, também para impedir infecções.

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *