Home / Animais / Qual é a Diferença de Jabuti e Tartaruga?

Qual é a Diferença de Jabuti e Tartaruga?

Hoje viemos responder mais uma pergunta sobre animais e suas curiosidades, então se você gosta de aprender mais sobre eles fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante tá bom?

A nossa estrela de hoje são as tartarugas, muita gente fica confusa e até um pouco perdida com as suas denominações, tartarugas, jabutis e cágados. Afinal existe diferença? É tudo a mesma coisa? É isso que hoje vamos tentar explicar para você através de algumas definições e características de cada um deles.

Quando uma pessoa leiga olha para esses animais, ao menos no primeiro contato realmente não consegue notar muitas diferenças, são animais muito similares. Mas saiba que cada um deles tem suas próprias características, vive em ambientes diferentes, se alimentam de forma diferente e possuem até mesmo características diferenciadas. Então vem com a gente que hoje você vai ficar por dentro de cada detalhe.

Para começar esse post vamos falar sobre as tartarugas, assim fica mais fácil de entender, quando a gente define animal por animal, espécie por espécie

Tartarugas são animais bem conhecidos por nós, não é mesmo? Mas saiba que na realidade o termo tartaruga define um grupo de animais que possuem casco, esse grupo é conhecido como Testudinata. Eles fazem parte da ordem testudine, e os animais dessa ordem são répteis, esses também são chamados de Diapsida que englobam animais que são répteis e são terrestres, como os crocodilos e os lagartos que também possuem uma espécie de casco nas costas.

O que acontece no dia a dia é que sempre que vemos um animal com casco, pescoço comprido e caminhando lentamente já classificamos como tartaruga, mas hoje você vai aprender que não é tão simples assim.

Qual é a Diferença de Jabuti e Tartaruga?

Tartaruga
Tartaruga

Para entender a principal diferença entre a tartaruga e o jabuti precisamos frisar que as tartarugas  são animais exclusivamente aquáticos, eles vivem dentro da água, independente se de rios ou de mar. Por se tratar de um animal aquático o seu corpo é todo desenvolvido para viver nesse ambiente, por esse motivo as patas desse animal funcionam como “nadadeiras” e essas não têm unhas.

O casco das tartarugas é mais alto do que de outras espécies e isso diminui a resistência da água, dessa forma ela consegue se movimentar muito mais facilmente. A alimentação desses animais se baseia em pequenos crustáceos, algumas algas, alguns peixes e moluscos. Uma forma bem simples de reconhecer esse animal é só não esquecer das famosas tartarugas marinhas, portanto falou de tartaruga, falou de água.

Jabuti

Jabuti
Jabuti

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre os jabutis, assim como as tartarugas, que também são répteis dentro da ordem testudine e estão englobados no gênero Chelonoidis, a qual pertence animais dessa espécie que vivem na América do Sul. Saiba que os jabutis podem ser classificados em 4 espécies conhecidas, são elas:

  • Jabuti-tinga;
  • Jabuti-piranga;
  • tartaruga de Galápagos;
  • Tartaruga do Chaco.

A maneira mais simples de não confundir jabutis e tartarugas é prestar atenção no ambiente em que o animal vive. Como dissemos acima, as tartarugas são animais aquáticos, já o jabuti é um animal terrestre.  Por esse motivo as suas características físicas são bem diferentes, pois eles não precisam nadar.

O jabuti possui seu casco mais alto, mais pesado e também mais grosso, consequentemente essa espécie é mais lenta. As patas desses animais foram desenvolvidas para se deslocar em ambiente terrestre, se parecem com as de elefante, são rústicas e redondas. A alimentação do jabuti também é completamente diferente, eles se alimentam basicamente de plantas.

Cágados

Cágado
Cágado

Não podemos esquecer deles, os cágados também fazem parte dos testudines e são encontrados na América do Sul, também na nova Guiné e na Austrália. Em nosso país são conhecidas ao menos vinte e cinco espécies. Eles se caracterizam por possuir um pescoço bem alongado e estreito, ele é capaz de recolher o seu pescoço para dentro do casco. Esses animais podem ser encontrados tanto na água doce como na terra. Esse é um animal semi aquático. Talvez agora você tenha ficado um pouco confuso, mas fique tranquilo que vai ficar fácil. Os cágados habitam exclusivamente em água doce, por isso as suas patas são desenvolvidas para que eles se movam facilmente na água e na terra. Mas diferente das tartarugas, os cágados possuem unhas, pois assim conseguem melhor atrito com a terra. A alimentação desse animal é baseada em carne, por isso se alimenta de crustáceos e peixes.

Tartarugas como Animal de Estimação

Talvez você tenha ficado muito animado depois de conhecer um pouco sobre os animais aqui citados, já pensou em ter um desses como pet? Sim, salvo algumas exceções, esses animais podem ser criados em casa como animais de estimação. Em primeiro lugar saiba que as tartarugas marinhas são proibidas de serem comercializadas como pet, pois se trata de um animal silvestre protegido pelo IBAMA. No Brasil duas espécies são permitidas como animal de estimação, mas ainda assim você vai precisar de uma autorização, ok?

  • Jabuti de pés vermelhos, conhecido popularmente também como jabuti piranga – Esse é um animal totalmente brasiliero e bem simpático,
  • Tartaruga-verde-e-amarela – Embora seu nome confunda a gente, saiba que na verdade essa espécie é um cágado.

Como Cuidar das Testudines?

Para ter um animal desse em casa você precisa criar um ambiente seguro e confortável para o animal, portanto antes de tudo pense se está preparado para oferecer tudo o que ele precisa. Você vai precisar comprar um terrário amplo, dentro dele você vai tentar recriar o habitat do animal, pois é a melhor maneira de minimizar o impacto de tirar esse animal da natureza. Antes de tudo consulte um médico veterinário para saber se você está preparado para ter esse pet em casa.

Veja também

Gato Selvagem

Tudo Sobre o Gato Selvagem : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos conhecer mais sobre um novo animal incrível e cheio de curiosidades como sempre, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.