Home / Animais / Qual a Diferença Entre Caprinos e Ovinos ?

Qual a Diferença Entre Caprinos e Ovinos ?

Os caprinos pertencem ao gênero taxonômico Capra, ao passo que os ovinos pertencem ao gênero Ovis. Ambos pertencem à mesma subfamília (Caprinae) e, portanto, possuem certas semelhanças.

No gênero Capra, estão presentes as cabras domésticas, as quais são consideradas uma subespécie da cabra selvagem (nome científico Capra aegagrus); assim como as espécies selvagens. No gênero Ovis, também há espécies de carneiros selvagens, assim como a famosa “ovelha doméstica” (nome científico Ovis aries) conhecida pela exploração comercial de lã.

Cabras e ovelhas possuem uma história de domesticação pelo homem bastante antiga.

Neste artigo, você descobrirá em mais detalhes qual a diferença entre caprinos e ovinos.

Então venha conosco e boa leitura.

Processo de Domesticação de Cabras e Ovelhas

Cabra Treinada
Cabra Treinada

A espécie Cabra selvagem (nome científico Capra aegagrus) possui um total de 6 subespécies, dentre elas a cabra selvagem (nome científico Capra aegagrus hircus). A domesticação de cabras é um processo que teria iniciado a milhares de anos atrás (na média de 8.000 a 10.000 anos, de acordo com a literatura consultada). Esta domesticação foi motivada principalmente pela necessidade de consumo de carne, couro e leite. O couro de cabra foi muito popular durante a Idade Média, sendo amplamente utilizado na confecção de base para a escrita, bem como em bolsas para transporte de água e vinho durante as viagens. O leite de cabra, embora não seja tão popular quanto o leite de vaca, possui maior concentração de Cálcio e de proteínas, bem como maior aceitação para pessoas alérgicas.

Em relação às ovelhas domésticas, acredita-se que a domesticação tenha se iniciado no ano de 9.000 a. C, em um território que atualmente equivale ao Iraque. Atualmente, a espécie possui expressiva importância econômica no fornecimento de lã, carne, couro e laticínios. Estes animais são criados em rebanhos em locais de clima ameno (contexto que, aqui no Brasil, corresponde à região Sul).

Gênero Capra

Cabra Selvagem da Índia
Cabra Selvagem da Índia

Além da cabra doméstica, o gênero Capra também abriga espécies de bodes/cabras selvagens conhecidas pelos nomes de tur, markhor e íbex.

A cabra-selvagem-da-índia (nome científico Capra falconeri) ou cabra-selvagem-paquistanesa, mais conhecida pelo nome de markhor é uma espécie que apresenta um chifre particularmente peculiar em formato de saca-rolhas, nos machos e fêmeas. Possuem altura estimada entre 65 a 115 centímetros (ao nível da cernelha), bem como um comprimento de 132 a 186 centímetros. O peso pode variar consideravelmente, dentro dos valores de 32 a 110 quilos. Os chifres dos machos são maiores e podem crescer até 160 centímetros de comprimento; ao passo que, para as fêmeas, tais estruturas dificilmente ultrapassam o valor de 25 centímetros.

O markhor já foi classificado como em perigo pela IUCN (união Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais); no entanto, este cenário modificou-se nas ultimas décadas com o aumento de 20% da sua população.

Ainda dentro do gênero Capra, existem algumas espécies e subespécies classificadas como íbex, um desses exemplos é o íbex-dos-alpes (nome científico Capra ibex)- o qual é o mais famoso dentro desta nomenclatura. Os machos desta espécie possuem longos chifres recurvados, assim como altura média de 1 metro, bem como peso de 100 quilos. As fêmeas apresentam metade das dimensões corporais dos machos e não apresentam chifres. Esta espécie quase foi extinta no século XIX em razão da caça excessiva.

Em relação à cabra doméstica (e até mesmo à selvagem), é importante considerar que, embora a terminologia “cabra” seja utilizada de forma abrangente em muitos casos, a mesma é específica para designar as fêmeas adultas, uma vez que os machos adultos são chamados de “bodes” e os filhotes recebem a denominação de “cabritos”.

Gênero Ovis

Conheça o Muflão
Conheça o Muflão

Existem 8 espécies de ovinos catalogadas, dentre as quais estão a conhecida ovelha doméstica (nome científico Ovis aries), assim como vários carneiros selvagens.

Da mesma forma que ocorre com as cabras, existem terminologias diferentes para referir-se às fêmeas adultas, aos machos e aos filhotes. No caso, as fêmeas são chamadas de ovelhas; enquanto que os machos adultos são carneiros e os filhotes recebem a denominação de cordeiros (independentemente do sexo).

Alguns exemplos de carneiros selvagens do gênero são o muflão, muflão-europeu e muflão asiático. O muflão europeu (nome científico Ovis orientalis musimon) é uma subespécie do muflão-asiático, e possui peso superior a 55 quilos, assim como lã mais curta e de coloração escura- a qual fica mais esbranquiçada em áreas como os olhos, o nariz, a barriga e a metade inferior das pernas. As fêmeas desta espécie não possuem chifres.

Qual a Diferença Entre Caprinos e Ovinos ?

A primeira diferença é que as ovelhas apresentam pelagem mais densa e volumosa, assumindo formato encaracolado; ao passo que os pelos das cabras são curtos e lisos (ou ásperos, para algumas raças). A lã produzida pelas ovelhas é muito visada comercialmente e útil para confecção de diversas peças de vestuário. Em relação às cabras, este cenário é bem diferente, uma vez que apenas algumas raças produzem pelagem que pode ser aproveitada para confecção de tecidos.

Bodes apresentam barbichas, estruturas que são ausentes nos carneiros.

Embora, ambas as espécies (no sexo masculino) apresentem chifres, estes possuem formatos diferentes. O chifres dos carneiros é encaracolado, ao passo que o chifre dos bodes é esguio, podendo apresentar a ponta reta ou recurvada (de acordo com a raça).

Ovelhas nunca apresentam chifres, enquanto que em algumas raças de cabras tais estruturas estão presentes.

A partir da cauda, também é possível estabelecer a diferença entre caprinos e ovinos, pois o primeiro grupo possui cauda levantada, enquanto que o segundo grupo possui rabo caído.

Em relação aos filhotes, cordeiros e cabritos possuem fisionomia semelhante, no entanto, os cordeiros apresentam orelhas pequenas, assim como cabeça mais arredondada (em termos comparativos) e corpo mais robusto. No caso dos cabritos, estes possuem orelhas maiores e caídas, assim como uma cabeça mais alongada.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre os ovinos e caprinos, nosso convite é para que continue por aqui para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nas áreas da zoologia, botânica e ecologia.

Contamos com a sua visita.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Casa da ovelha. Você sabe a diferença entre cabra e ovelha? Disponível em: < https://www.casadaovelha.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-cabra-e-ovelha>;

Wikipédia. Muflão. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Mufl%C3%A3o>;

Wikipedia in English. Markhor. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Markhor>;

Veja também

Filhote de Bode

Quanto Custa um Bode Filhote ?

Bodes e cabras filhotes recebem a denominação genérica de cabritos até os 7 meses de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *