Home / Animais / Qual a Diferença entre a Orca e a Baleia?

Qual a Diferença entre a Orca e a Baleia?

Hoje vamos falar sobre as orcas, e suas diferenças para a baleia.

Falando das Orcas, conhecidas cientificamente como Orcinus Orca, esse animal é um mamífero que habitam mares e oceanos com uma característica em comum: água fria.

A orca tem grau de parentesco com os golfinhos, faz parte da classe Mammalia, dentro da ordem de Cetacea e pertencente à família das Delphinidae.

Outro parente próximo das orcas são as chamadas orca-bastardas. Possuem características similares, como o seu corpo, já o formato da cabeça desses animais é que realmente  difere um do outro, outra diferença também é a sua cor que no caso da orca bastarda é cinza.

Qual a Diferença entre a Orca e a Baleia?

Baleia Orca
Baleia Orca

Falando do ponto de vista científico a orca é um golfinho e não uma baleia. De qualquer forma, não é incorreto dizer baleia orca, visto que baleias e golfinhos fazem parte de uma só ordem chamada de Cetacea.

Citando algumas das diferenças observadas  entre as orcas e as baleias seriam o seu esqueleto e sua boca. Os golfinhos e as orcas possuem dentes.

Embora o nome baleia assassina tenha se popularizado, são raros os acidentes ocorridos com seres humanos, os conhecidos só ocorreram dentro de cativeiro. Essa má fama é responsabilidade do cinema que sempre mostra os ataques a outros animais ou pessoas.

Principais Características da Baleia Orca

Orcas na Superfície
Orcas na Superfície

A principal característica desses animais são as suas cores únicas. Esse animal possui as costas na cor preta, sua parte de baixo e perto de seus olhos em branco. Saiba que todas as orcas possuem uma mancha de cor branca atrás da nadadeira de suas costas, facilitando assim a sua identificação.

As orcas são portadoras de uma densa camada de gordura que agem como um isolamento térmico, dessa forma vivem em baixas temperaturas.

Esse animal tem uma nadadeira bem no alto de suas costas. O formato triangular está presente nas nadadeiras nos machos, enquanto no caso das fêmeas elas têm formato curvo.

A diferença entre as orcas fêmeas e os machos está em seu tamanho e no peso. Enquanto as fêmeas medem cerca de 8,5 m, e podem chegar a pesar de 6 a 8 toneladas, os machos podem medir cerca de 10 metros, e podem pesar algo em torno de 9 e 10 toneladas.

Quando nascem os filhotes de orcas elas medem cerca de 2,5 m no comprimento e podem pesar até 200 Kg.

Habitat das Orcas no Gelo

Orca no Mar Gelado
Orca no Mar Gelado

Elas podem ser encontradas no Oceano Circumpolar Antártico, como geralmente vivem nas profundezas das águas, podem também ser vistas na superfície e até em regiões costeiras.

O local preferido das orcas sem dúvidas é na Antártida. Outro local em que podem ser vistas é ao nordeste da bacia do Pacífico, principalmente na costa norte da Noruega e da Islândia.

Alimentação das Orcas

Orca Com Peixes na Boca
Orca Com Peixes na Boca

Esse animal se alimenta de vários tipos de animais aquáticos. Seu cardápio vasto inclui golfinhos, tartarugas, tubarões, leão marinho e inclusive outras baleias, isso ocorre pois elas possuem uma forte dentição.

Em apenas um dia esse animal costuma consumir cerca de 250 Kg de alimento. Existe uma estratégia que ela precisa seguir para alcançar essa necessidade diária, investem em técnicas de caça. Algumas técnicas englobam atacar grupos grandes de baleias, e perseguem golfinhos e focas. 

Já quando se aproximam da costa e da superfície, esses animais nadam ainda mais rápidos, dessa forma é possível elas conseguem movimentar a água atrapalhando leões marinhos e focas de nadar.

No Polo Norte e no Polo Sul é possível avistar ursos polares comendo restos de baleias mortas.

Comportamento das Baleias Orcas

Esses animais são bem expansivos. Por serem sociáveis vivem a maior parte do tempo em grupos, eles só vão se separar em época de acasalamento.

Nessa espécie o poder e a liderança estão na mão da fêmea, baseado nisso é que são desenvolvidos os seus relacionamentos.

As orcas se comunicam utilizando seus próprios sons, são similares a gritos e assobios. Outra forma de interagir com seu grupo é batendo sua nadadeira dentro da água.

As orcas são animais muito inteligentes e que adoram interagir, por esse motivo são tão encontradas em cativeiros e principalmente em parques aquáticos, além de causar impacto por conta do seu tamanho.

Existem Baleias Orcas no Brasil?

A resposta é sim, esses animais têm sido avistados em nosso país com uma certa frequência desde o ano de 1993. Os locais onde foram vistas são no litoral da Paraíba, no litoral de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

E isso tem uma explicação, estudiosos afirmam que no período do inverno rigoroso que acontece entre fevereiro e outubro, esses animais fogem para o litoral brasileiro.

Em território nacional as baleias mais vistas por aqui são as baleias jubartes e as baleias francas.

Curiosidades Sobre a Orca

Salto da Orca
  • Esse animal é o segundo colocado na lista de mamíferos que ocupam uma maior porção geográfica no mundo, no primeiro lugar se encontram os seres humanos.
  • As orcas possuem um período gestacional entre 15 e 18 meses.
  • Esse animal é dotado de 50 dentes que com só uma mordida pode triturar os ossos de sua presa.
  • No ano de 2017 faleceu a orca mais idosa do mundo aos 100 anos de vida.
  • A maturidade sexual da orca é alcançada aos anos de vida, e esse período se estende até os seus anos.
  • A orca é o segundo mamífero que entra na menopausa, depois do ser humano e isso ocorre nelas aos anos. 
  • Existem alguns tipos de orca, cada um deles tem sua própria técnica de caça e sua própria forma de se socializar. Casa tipo tem seu canto, a sua alimentação, seu jeito de caçar é até a maneira de estreitar os laços familiares.
  • Em uma sociedade matriarcal quem bota ordem na casa são as fêmeas, no topo do organograma está a orca mais velha. É ela também que transmite o conhecimento do bando e dita quando e como devem conseguir comida.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *